Piloto automático da Mercedes-Benz leva a direção autônoma para o próximo nível

Por marketing em

As montadoras alemãs foram pioneiras no campo muito debatido de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). E o recente Piloto automático é o desenvolvimento mais recente e avançado da Mercedes-Benz em sistemas de assistência à direção que literalmente leva os veículos semi-autônomos ao próximo nível.

É um ADAS de nível 3 que aguenta toda a condução em determinadas condições e permite tirar os olhos da estrada para ler um livro ou ver vídeos do Youtube ou enviar mensagens de texto no celular, sem ter de monitorizar o sistema o tempo todo.

Dito isso, é um nível 3, o que significa que ainda não é totalmente autônomo, permitindo que você tire uma soneca ou possa dirigir sozinho para um destino designado, tudo sem motorista no carro.

Continue lendo para saber mais sobre os antecedentes dessa tão falada tecnologia, como ela funciona, o que pode e o que não pode fazer, como o Piloto automático da Mercedes-Benz difere dos sistemas similares atualmente disponíveis, sua aplicação em modelos populares da Mercedes e como será seu futuro.

Piloto Automático Mercedes-Benz

Espera-se que o Piloto automático esteja disponível a partir do segundo semestre de 2021, quando a montadora terá obtido a aprovação regulatória do governo alemão. Essa tecnologia será oferecida no mais recente sedã Mercedes-Benz S-Class 2021, que será vendido apenas na Alemanha a princípio. Essa tecnologia faz parte do pacote padrão de assistência ao motorista oferecido nos mercados globais da Mercedes.

Enquanto a maioria dos veículos com alguma forma de tecnologia de direção autônoma nas estradas param no nível 2 ADAS, o Piloto automático intensifica o jogo, sendo um nível 3 ADAS, ou seja, automação condicional. A parte “condicional” significa que, em determinadas condições de direção, o motorista terá a opção de deixar o sistema assumir e cuidar de toda a direção.

O Piloto automático é capaz de monitorar continuamente o ambiente ao redor para realizar a tarefa de dirigir sozinho, mas com o motorista acordado e pronto para assumir manualmente uma vez que detecta qualquer alteração circunstancial que exija intervenção humana.

Como o Mercedes-Benz Drive funciona?

O Piloto automático usa uma série de tecnologias e dispositivos para detectar continuamente as condições atuais do clima e da estrada, incluindo um sistema de câmeras, um sensor de umidade da estrada, sensores ultrassônicos, radar, lidar e microfones.

Em seguida, ele mede a situação de direção para ajustar automaticamente a velocidade do veículo, ultrapassar veículos mais lentos, mudar de faixa, detectar faixas que chegam ao fim e detectar cruzamentos de tráfego para garantir uma direção suave e segura, sem que o motorista precise ficar de olho na estrada para monitorar a situação o tempo todo.

Comparação com Sistemas Semelhantes

Michael Hafner, diretor de sistemas de assistência ao motorista e segurança ativa da Mercedes-Benz, enfatiza que o Piloto automático é muito diferente do recente piloto automático da Tesla ou do sistema Super Cruise da General Motors.

Atualmente, como acontece com todas as outras tecnologias de direção autônoma disponíveis nos Estados Unidos, o Super Cruise e o piloto automático param e se qualificam apenas como ADAS de nível 2, que são sistemas parcialmente automatizados.

Esses sistemas de direção autônoma parcial exigem que o motorista fique de olho no ambiente ao redor do veículo e nas condições da estrada e monitore o sistema para garantir que esteja funcionando corretamente.

Os sistemas de nível 2 podem tornar alguns trabalhos menos estressantes para os motoristas, incluindo frenagem e aceleração, centralização de faixa e mudanças de faixa, uma vez que os motoristas não tiram os olhos da estrada.

No novo sedã Mercedes-Benz Classe S, o Piloto automático pode lidar automaticamente com todas essas tarefas enquanto o motorista não está prestando atenção; você só precisa ficar acordado para assumir o controle, caso o sistema o notifique. Uma das principais limitações do Piloto automático está sob a velocidade legal de direção autônoma na Alemanha, só é permitido dirigir a uma velocidade máxima de 37 mph ou 60 km/h).

No entanto, existem procedimentos para aprovação legal e, quando esse limite de velocidade for aumentado, todos os veículos com o Piloto automático receberão uma atualização de software over-the-air, para que o sistema possa operar em velocidades mais altas.

Como será o futuro dos carros autônomos

Embora o futuro dos veículos de nível 3 seja promissor, com notícias empolgantes sobre o desenvolvimento de veículos de nível 4 e nível 5 à vista, a indústria automotiva ainda precisa enfrentar algumas lombadas antes que a produção convencional de carros autônomos possa ter aumentos saudáveis.

Apesar de não faltar capacidade tecnológica, o problema está nas preocupações do público com a segurança digital, ou seja, se as montadoras podem se proteger contra ataques contra software automotivo.




Posts Relacionados

0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x