A história do motor a combustão

Por admin em

O motor é a parte mais importante de um veículo. Desenvolvido no século XVII, onde foi dada a largada para construir uma máquina que pudesse ser forte o suficiente e automática e assim o motor a combustão foi construído.

O motor possui importância até os dias atuais e causou um grande impacto na sua época.

Esse mecanismo é responsável em levar pessoas em uma velocidade maior que os passos e em grandes distâncias.

Revolução Industrial

Com a Revolução Industrial, no século XVII, muitas mudanças ocorreram, e nesse período surgiu a ideia de construir a máquina que iria utilizar benzeno como combustível.

Após alguns anos, Nikolaus August Otto, alemão, pôde concluir a ideia do motor a combustão.

Nikolaus August Otto e o motor

O engenheiro e inventor por trás do motor foi Nikolaus August Otto, que desenvolveu o motor de combustão interna de quatro tempos pela primeira vez.

Nikolaus August Otto nasceu em Holzhausen an der Haid na Alemanha, seu primeiro trabalho foi como vendedor de alimentos, mas com o tempo a sua obsessão com a tecnologia foi crescendo.

motor

O alemão também foi o responsável pelo ciclo Otto, que é o ciclo teórico no qual o motor de explosão é trabalhado.

Otto não desenvolveu essa ideia do zero, pois construiu o seu trabalho a partir dos motores a vapor. Os motores a vapor da época eram utilizados em locomotivas e embarcações

A evolução do motor a combustão

Na época, outros cientistas também trabalhavam nessa máquina a procura do melhor funcionamento.

O cientista partiu da ideia dos motores a vapor e do conjunto mecânico de pedal e manivela que eram utilizados em bicicleta e nos serviços braçais.

Seria por meio da explosão, causada através de uma reação da mistura de ar e combustível, que geraria força e movimento.

Conceito do motor

Ao ter o conceito definido, Otto construiu o mecanismo, e percebeu que um ciclo formado por quatro tempos de operação seria necessário para a sua máquina térmica.

Após esse momento se deu o motor a combustão interna, com o Ciclo Otto, e ele era de quatro tempos.

Os seus estudos foram anulados, após alguns anos conseguindo alguns prêmios, pois foi descoberto que um físico francês já havia publicado algumas pesquisas sobre quatro tempos e combustão.

Os quatro tempos

Admissão, compressão, explosão e descarga exaustão é o ciclo de quatro tempo, desenvolvido por Otto, que funciona até os dias atuais utilizando gasolina e álcool.

Otto e suas fábricas

Por mais que alguns fatos tenham sido expostos na época, Otto, ainda assim construiu uma fábrica de motores na Alemanha e outra nos Estados Unidos. No país americano seus motores ficam conhecidos como Ottos Colombianus.

Atualmente essas fábricas são conhecidas como Deutz A.G e produz vários tipos de motores como estacionários, automóveis e marítimos.

Vantagens do motor desenvolvido por Otto

O motor desenvolvido por Otto trouxe alguns benefícios em relação ao motor a vapor, que era bastante utilizado naquela época.

O baixo peso era umas das vantagens, pois motores a vapor precisavam de reservatórios de água, que eram enormes, e do combustível que era utilizado queimado para que a água pudesse ser aquecida.

motor

O baixo consumo de combustível era uma outra vantagem, além do baixo peso, mesmo que fosse o benzeno.

Ainda utilizando desse produto, benzeno, o motor a combustão era superior, pois os outros em poucas horas e numa breve distância, queimava muita lenha.

Aumento da potência

A potência do motor era um outro bom fator dos motores de combustão interna. Nesse quesito também ganhava do motor a vapor, que já não era mais vantajoso perto da máquina criada por Otto.

A maior potência era gerada devido a explosão de combustível, sendo assim, o poder térmico e o deslocamento de gases, se sobressaíam em relação ao papel do vapor.

Evolução do motor

O motor de ciclo Otto teve a sua potência e torque ainda mais forte quando se passou a utilizar gasolina, que é um combustível com poder de explosão e com um percentual de lubrificação maior.

A gasolina, que previamente era utilizado nos motores, era um líquido jogado fora, pois era considerada um subproduto do petróleo.

A leveza e o fato de ser compacto oferecia uma maior versatilidade quando comparado com os motores a vapor, sendo assim, o motor de combustão interna apresentava ainda mais benefícios.

A importância do motor a combustão

O motor ainda se consagrou, até os dias atuais, como força motriz nos diferentes meios de aplicação que podem ajudar o homem na força de trabalho.

Desta forma, o trabalho desenvolvido por Nikolaus August Otto, é extremamente importante até os dias atuais.

A indústria atualmente necessita muita dessa máquina, nas embarcações, nos ônibus, nas máquinas de trabalho, nos automóveis e em obras, os motores são utilizados também nos aviões.

Muitas dessas máquinas utilizam os conceitos de funcionamentos desenvolvidos há mais de 150 anos atrás, sendo assim, o motor de combustão interna é uma invenção de grande importância.

Entenda o passado e valorize o presente!

Conhecendo a história do motor de combustão e seu impacto nas tecnologias, é possível entender a importância dessa invenção até os dias atuais. É necessário valorizar as vantagens dessa máquina.

Compartilhe esse artigo, sobre o motor a combustão, em suas redes sociais com amigos e familiares.




0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x