O Que É Tração Nas Quatro Rodas (4WD)? Seus Prós E Contras

Por admin em

Tração nas quatro rodas, também chamada de 4×4 (“quatro por quatro”) ou 4WD, refere-se a um drivetrain de veículo de dois eixos capaz de fornecer torque a todas as suas rodas simultaneamente. Pode ser em tempo integral ou sob demanda e é normalmente ligado através de um caso de transferência fornecendo um eixo de unidade de saída adicional e, em muitos casos, faixas adicionais de marchas.

Um veículo de tração nas quatro rodas com torque fornecido a ambos os eixos é descrito como “tração integral” (AWD) No entanto, “tração nas quatro rodas” normalmente se refere a um conjunto de componentes e funções específicas e aplicação off-road pretendida, que geralmente cumpre com o uso moderno da terminologia.

A maioria dos veículos são de tração nas duas rodas (2WD ou 4X2). Isso significa que a potência do motor só é enviada para duas das quatro rodas. Estas serão as duas rodas traseiras (tração traseira) ou as duas rodas dianteiras (tração dianteira).

Como isso afeta o desempenho do veículo? Em condições escorregadias ou off-road, os veículos de tração nas duas rodas podem perder tração mais facilmente. Por exemplo, uma ou ambas as rodas podem perder tração na chuva forte. Nesta situação, as rodas dianteiras não podem ajudar, elas não são alimentadas pelo motor. Isso pode causar um grande problema.

Em um veículo de tração nas quatro rodas, é mais fácil manter a tração e o controle do veículo. Se uma ou duas rodas perderem tração, você ainda tem duas ou três rodas alimentadas para mantê-lo em movimento. Isso é muito útil em condições escorregadias ou off-road.

Muitos veículos de tração nas quatro rodas são, na verdade, tração nas quatro rodas em part-time. Isso significa que, em condições normais, o veículo só envia energia para duas rodas. Se for necessária uma tração nas quatro rodas, o motorista pode alternar com a pressão de um botão.

Veículos de tração nas quatro rodas não existem há muito tempo. Eles se tornaram populares quando Willys construiu os primeiros jipes para os militares dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, Willys fez o primeiro veículo de tração nas quatro rodas para uso não militar quando criou o CJ-2A em 1945.

Como Funciona Uma Tração Nas Quatro Rodas?

TRAÇAO-4X4-2

Quando o 4WD é acionado, o motor envia energia para a transmissão, que é então dividida nos eixos dianteiro e roda. O torque é transferido para as rodas, mas as rodas devem ter tração na estrada para que o veículo se mova para qualquer lugar. Caso contrário, os pneus apenas girarão como você provavelmente experimentou quando preso na lama ou areia.

Digamos que você tenha suas rodas traseiras presas na lama. Se você tem tração nas duas rodas (2WD), então suas rodas provavelmente girarão e girarão. Neste caso, pode ser extremamente útil ter tração nas quatro rodas para que suas rodas dianteiras possam ter alguma tração na estrada. Se a energia foi transferida para as rodas dianteiras, onde está a tração, você será capaz de tirar seu carro com sucesso de uma situação pegajosa.

Isso é essencialmente o que a tração nas quatro rodas faz. Dá-lhe tração onde e quando você precisa. Embora o 4WD seja um pouco mais complicado do que isso, é essencialmente uma maneira de aumentar a tração e a potência na estrada.

Na maioria das vezes, tudo o que você precisa é 2WD. 2WD é usado para condução regular. Quando você precisa de potência extra e tração (lama profunda, areia macia, rotinas, inclinações e declínios íngremes, superfícies rochosas, etc.), você pode engatar 4WD pressionando um botão. O processo para engajar o 4WD, no entanto, depende do seu veículo.

Tração nas quatro rodas, também chamada de 4×4 (“quatro por quatro”) ou 4WD, refere-se a um drivetrain de veículo de dois eixos capaz de fornecer torque a todas as suas rodas simultaneamente.

Quando Usar O 4WD?

A tração nas quatro rodas é geralmente ideal para estradas acidentadas, condições de neve e outros cenários off-road. Normalmente, apenas os entusiastas off-road precisam de 4WD, embora o 4WD possa ajudar com reboque e transporte pesado. Um veículo equipado com 4WD geralmente oferece três modos: 4H, 4L e automático. Aqui está quando você deve e não deve usar esses modos.

4H (Alto)

Quando seu sistema 4WD está configurado para 4H, você pode dirigir rápido, mas não muito rápido. A maioria das montadoras sugere manter a velocidade a 55 MPH ou menos. Com 4H, você ganha mais tração em estradas geladas, nevadas, lamacentas e rochosas.

Por exemplo, você pode querer mudar para 4H se você estiver dirigindo em uma estrada coberta de neve que leva a uma estação de esqui. Normalmente, você mudará para um modo 4H com mais frequência do que o modo 4L.

4L (Baixo)

No modo 4L, você deve desacelerar, não acelerar. Vire para 4L quando você está tentando tirar seu veículo de um lugar difícil, como mover-se através de um leito de riacho extremamente lamacento, subindo e descendo formações rochosas, espirrando através da água, ou correndo através de areia pesada. Pense assim: Quando você precisa de tração máxima e potência, baixa e constante ganhe a corrida!

Auto (Automático)

O modo automático oferece um híbrido de tração nas quatro rodas e tração nas duas rodas.

Quando definido como Auto 4WD, o veículo mudará automaticamente de 2WD para 4WD quando necessário. No modo 2WD, o veículo enviará energia para as rodas dianteiras ou traseiras.

Se o sistema detectar condições de estrada que requerem 4WD, como uma inclinação escorregadia e traiçoeira, ele mudará automaticamente para 4WD. A potência então vai para as quatro rodas, alternando entre os eixos dianteiro e traseiro para combinar com as condições de condução.

Regras Da Estrada 4wd

A regra principal da estrada 4WD é? Use-o ou perca-o. Seu sistema 4WD se deteriora se fica desengajado por um longo período de tempo. As focas secarão e as engrenagens ficarão pegajosas. Engaje seu 4WD a cada poucos meses para mantê-lo em ordem de funcionamento.

Não use 4WD no pavimento seco. Evite engatar 4WD ao dirigir em superfícies planas e secas da estrada. Sua eficiência de combustível será atingida, juntamente com seu drivetrain.

4WD não ajuda a frear. Tenha cuidado! Você não ganhará capacidade de frenagem ou estabilidade ao frear através de curvas com 4WD. 4WD muitas vezes contribui para o excesso de confiança nos motoristas e pode levar a acidentes.

Siga as instruções do fabricante do seu veículo para 4WD. O uso inadequado do 4WD pode quebrar os eixos dianteiros, tesourar as engrenagens diferenciais e quebrar a caixa diferencial (diferenciais dão potência às rodas e permitem que eles girem em velocidades diferentes).

Enfim, consulte o manual do seu proprietário para orientação 4WD relacionada à sua make/modelo específica. O processo de engajamento e desengajamento do 4WD varia de veículo para veículo.

Vantagens Da Tração Nas Quatro Rodas

Os principais benefícios do 4WD são tração e potência. Você já viu aqueles comerciais onde o Jipe está subindo sobre pedregulhos e pedras? Isso é 4WD em ação.

Se você está subindo uma colina íngreme ou está off-road, você vai querer maior potência a fim de superar obstáculos e subir colinas íngremes. Enquanto o 2WD vai levá-lo até mesmo sobre as colinas mais íngremes de São Francisco, se você está off-road, você provavelmente vai querer a energia extra que vem com 4WD.

O 4WD melhora a tração em condições perigosas de condução, como neve, gelo, rochas e outros cenários que podem dificultar o controle. Ao engajar ambos os conjuntos de rodas, tração e controle melhoram.

O peso adicional contribui para uma melhor aderência na estrada.

4WD é ótimo para quem gosta de off-road.

Se você dirige frequentemente em condições onde há baixa tração, ou se você gosta de off-road, você se beneficiará muito da tração nas quatro rodas.

Desvantagens Da Tração Nas Quatro Rodas

Na maioria dos casos, o 4WD não é necessário. Ele usa mais combustível e também pode levar a excesso de confiança, levando a mais situações onde você pode ficar preso. Economize dinheiro e combustível usando apenas 4WD quando precisar.

A principal desvantagem do 4WD é o custo adicional de compra, manutenção e combustível. O equipamento extra (diferenciais, caixa de transferência, etc.) adiciona complexidade e peso ao veículo, aumentando o valor inicial de mercado, o desgaste dos pneus e o custo dos reparos e manutenção.

A potência adicional e o peso dos sistemas 4WD e AWD exigem mais combustível, tornando-os menos eficientes do que seus homólogos 2WD.

O peso adicionado melhora a tração e o controle, mas também aumenta a distância de frenagem necessária para fazer uma parada completa. Veículos mais leves podem evitar colisões mais fáceis do que veículos mais pesados.

4WD e AWD podem causar excesso de confiança nos drivers, ironicamente levando a mais situações em que você pode ficar preso.

Embora o 4WD melhore a tração, diminua a velocidade e use extrema cautela em estradas geladas, nevadas e escorregadias. O excesso de confiança pode levar a acidentes perigosos.




Posts Relacionados

0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x