Se você ouvir um som de chocalho ao acelerar, você deve se perguntar, Por que meu carro faz barulho ao acelerar? Lembre-se de que mesmo um som de chocalho menor pode causar grandes problemas no futuro.
O ruído pode ser um sinal de alerta precoce de um problema que pode afetar sua capacidade de dirigir o carro com segurança. Dessa forma, você deve identificar e resolver o problema imediatamente.
5 razões pelas quais o barulho do motor do carro pode ocorrer
Aqui estão os motivos comuns pelos quais um carro faz barulho ao acelerar.
Razão # 1. O escudo térmico está quebrado
Um escudo térmico envolve o coletor de exaustão do carro. A blindagem evita que o calor do manifold alcance os componentes sob o capô do carro.
O escudo térmico do seu carro pode ser exposto a detritos e umidade. E a ferrugem pode se formar à medida que as partículas se acumulam na blindagem. Com o tempo, a ferrugem pode danificar a blindagem e quebrá-la. Neste caso, seu carro pode emitir um som estridente ao acelerar em baixa velocidade.
Razão # 2. Os suportes do motor estão danificados
Os suportes do motor ajudam a manter o motor do seu carro no lugar. Eles consistem em borracha e metal suscetíveis ao desgaste.
Se os apoios do motor se desgastarem, eles não conseguirão impedir que o motor do seu carro se mova enquanto você dirige. Quando você pressiona o pedal do acelerador, o motor pode entrar em contato com outros componentes de metal sob o capô. Isso pode resultar em um som de chocalho sob o capô sempre que você acelerar.
Razão # 3. A transmissão está mal lubrificada
Uma transmissão serve como caixa de câmbio de um carro. Requer fluido que cria uma camada fina entre as partes móveis da transmissão. O fluido de transmissão garante que essas peças não esfreguem diretamente uma na outra.
Em última análise, uma transmissão não pode funcionar corretamente sem lubrificação suficiente. Se a transmissão do seu carro for mal lubrificada, os componentes de metal dentro dela irão atritar uns contra os outros.
Isso pode levar a um som de chocalho conforme as engrenagens se desgastam dentro da transmissão. Pior ainda, essas engrenagens podem eventualmente tornar a transmissão inutilizável.
Razão # 4. Os componentes do escapamento estão desgastados
Um componente de escapamento desgastado pode fazer seu carro chacoalhar quando você acelera. Esses componentes podem incluir:
- Silenciador enferrujado ou corroído
- Junta de escape estourada
- Conversor catalítico quebrado
Um único componente com defeito pode ter efeitos extensos em seu sistema de escapamento. Também pode prejudicar o desempenho e a economia de combustível do seu carro . Se um componente do sistema de escapamento parecer gasto, resolva o problema imediatamente.
Razão # 5. O trem de válvula está com defeito.
As válvulas de admissão e escape do seu carro podem emperrar ou se desgastar. Isso pode levar à ignição prematura dentro das câmaras de combustão. Ele também pode causar um ruído semelhante ao som criado por garrafas de vidro tilintando quando você acelera.
O que você deve fazer se o seu carro fizer um barulho constante ao acelerar?
Vale a pena priorizar o cuidado e a manutenção do carro. Se o seu carro faz um barulho constante ao acelerar, agora é um bom momento para levá-lo a um mecânico profissional. Nesse ponto, o mecânico pode descobrir por que seu carro faz barulho ao acelerar e corrigir o problema.