O que “JDM” realmente significa?

JDM
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O que “JDM” realmente significa?

O que realmente significa ter um carro “JDM”? O termo comum é mal utilizado ou simplesmente mal compreendido?

O que significa JDM?

O termo “JDM” é frequentemente usado por entusiastas de carros quando se referem a carros japoneses. Se você está aqui para saber o que a sigla significa, significa simplesmente “Mercado Interno Japonês”. Agora, com isso fora do caminho, você provavelmente pode pegar essa informação e executá-la, ou provavelmente já sabia o que significava.

No entanto, um mergulho mais profundo revelará alguns outros significados, e é isso que pretendemos explicar. Observe que, embora conheçamos o significado coloquial do termo, no qual ele é usado para se referir a carros e produtos de marcas japonesas, o termo real é um pouco mais complexo do que isso.

Só porque seu carro vem do Japão, não significa que é JDM

Uma marca japonesa não significa que é “JDM”. Temos alguns carros nas Filipinas que vêm de fábricas japonesas, mas isso não o torna “JDM” porque os carros ainda são destinados às Filipinas.

No entanto, partes do Japão podem ser chamadas de JDM. Coisas como rodas, motores ou até algo tão mundano quanto um porta-copos. Se for uma peça de reposição que vem do Japão ou é destinada ao mercado japonês, então é JDM.

O significado comum

“JDM” não se refere apenas ao mercado para o qual um carro se destina, mas também pode se referir a um estilo de modificação na multidão de entusiastas.

Existem muitos subgrupos diferentes quando se fala em modificações de carros, mas em um sentido geral, “JDM” pode se referir a um carro que foi modificado com inspiração japonesa ou peças japonesas nele. Claro, você mesmo não é japonês, então talvez o termo mais politicamente correto seja “inspirado no JDM”.

Entre os entusiastas de carros hoje em dia, o termo “JDM” é definitivamente mais uma coisa cultural do que um descritor ou definição de carros. Caramba, você pode dizer que um Mercedes vendido no Japão é “JDM” e isso também está correto no sentido literal do termo.

Então, como você usa o termo?

Para nós, use o termo da maneira que quiser, mas o entusiasta informado será mais prudente com o uso do termo. Novamente, existem termos politicamente corretos:

  • JDM – Para veículos reais do mercado doméstico japonês
  • Importação Japonesa – Um carro do mercado doméstico japonês que foi importado e liberado para uso em outros países.
  • Made In Japan – Feito no Japão, mas não necessariamente JDM
  • Inspirado no JDM – Outro veículo que foi modificado com inspiração ou peças do Japão.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.