Os novos carros da Stock Car 2020/2021

stock-car1
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os novos carros da Stock Car 2020/2021

Entre os novos carros da Stock Car, surge o novo Toyota Corolla que surge invocado e com V8 de até 550 cv. Marca japonesa estreia na categoria, que volta a ter carros com carroceria monobloco depois de 21 anos.

stock-car2

Depois de 20 anos usando o chassi tubular tipo bolha, a maior categoria de automobilismo do Brasil, a Stock Car Brasil, decidiu voltar com os carros que possuem carroceria monobloco em seu grid de largada.

E não é só isso, depois de quatro anos, a Stock Car Brasil voltou com mais de um fabricante em sua pista. Antes era apenas o Chevrolet com o Cruzes, mas agora a Toyota entrou com o Corolla.

Ambos os modelos já foram testados com sucesso no Autódromo de Vello Città (SP) por Ingo Hoffmann, maior campeão da história da categoria, com 12 títulos.

O Corolla que a Toyota mandará será preparado pelo Gazzoo Racing, que é uma divisão responsável por desenvolver novos modelos de competição da Toyota ao redor do mundo.

A Toyota Motorsport irá comandar a participação da marca na competição.

O Chevrolet Cruze, participante da competição desde 2016, será totalmente reformulado, pois um modelo sobre um chassi monobloco será desenvolvido pela primeira vez. A Stock Car já declarou que cada marca usará seu próprio bloco de motor.

No entanto, a especificação V8 6.8 movida a etanol, que rende até 460 cv de potência e 61,2 kgfm de torque, sem que o botão de ultrapassagem seja acionado será mantida, com o push to pass” a potência passa para 550 cv e o torque para 71,4 kgfm.

Quanto ao câmbio, ele será sequencial, como também automatizado de dupla embreagem com seis marchas. As trocas serão feitas manualmente por borboletas atrás do volante.

História da Stock Car Brasil

stock-car3

A Stock Car Brasil foi criada em 1979, como o apoio somente da Chevrolet, mas, com o passar dos anos, mais marcas foram apoiando a competição, como a Mitsubishi, Volkswagen e Peugeot.

Com 30 carros em um grid, o campeonato é disputado com 12 rodadas, 10 duplas, a corrida do Milhão e a corrida final com pontuação dobrada, que percorre seis estados brasileiros e o Distrito Federal, e, por fim, a rodada internacional na Argentina. Hoje há também a Stock Car Light, que funciona como categoria de base, em substituição ao Campeonato Brasileiro de Turismo.

Na década de 1970, a Stock car surgiu como uma alternativa a D1, uma extinta competição em que as marcas Chevrolet (Opala) e Ford (Maverick) participavam. A sua primeira corrida aconteceu no dia 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. A sua criação foi tudo o que a comunidade apaixonada por carros de corrida precisava na época, pois a categoria unia turismo, sofisticação e desempenho.

Foi criado um regulamento, à fim de que os custos fossem limitados e também para que as performances fossem à altura das competições internacionais da época. Na sua primeira edição, 19 carros competiram, sendo todos do modelo Opala com seis cilindros de 4 100cm3. A primeira pole position da estreia foi do carioca José Carlos Palhares, o Capeta, com o tempo de 1min 23s 00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone.

Essa informação foi averiguada com piloto da época, que confirmou, pois até o momento nenhum site, ou outra mídia social havia dito absolutamente nada sobre a Categoria 4 cilindros, que de fato existiu, e teve grande êxito, dada a preparação “old school”, mas muito hábil dos técnicos e mecânicos apaixonados por este veículo, ícone de uma geração. Pela informação eram baterias separadas, mas na última, corriam todos juntos, tanto os de 4 cilindros, quanto os de 6 cilindros, o que tornava ainda mais emocionante ver os valentes opalas 4 cc fazendo bonito e muitas vezes “emparelhando” com os de 6 cc, enfim, que assistiu sabe bem e deve certamente ter se lembrado dessa emoção e realmente um pedaço importante, que não podemos deixar de estar presente nesse histórico. Só resta saber qual foi o período em que houve a Categoria 4. Se alguém souber, insira essa informação.

Na época, o piloto retornava ao automobilismo brasileiro depois de uma passagem pela Fórmula 1, onde defendeu a equipe Copersucar-Fittipaldi. Ingo Hoffmann, doze vezes campeão da Stock, passou a dominar a categoria no final da década de oitenta, quando conquistou os títulos de 1989 a 1995.

Nestas temporadas aconteceu um grande número de ultrapassagens, grandes duelos e festas repletas de emoção. Então, nesses anos todos foram centenas de corridas pelos autódromos do Brasil. Em 1982 duas provas foram realizadas no Autódromo do Estoril, em Portugal.

Em 1987 ocorreu a primeira grande mudança da Stock Car. Com a mudança de apoio da GM na organização, foi adotado uma carenagem, criada e montada pela fabricante de carrocerias de ônibus Caio, que era inserida em cima do chassi do Opala. O carro ganhava na aerodinâmica e, claro, desempenho, ficando muito parecido com um protótipo, mas sem a marca da GM. Os equipamentos de segurança ficam mais sofisticados.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.