O sistema de refrigeração é uma parte vital para manter seu carro em temperaturas seguras e operáveis. O sistema de arrefecimento não pode funcionar sem que todas as peças funcionem corretamente, o mais importante é a estrela do show, o fluido de arrefecimento do motor.
Ele é um composto químico feito de anticongelante e água. Com o tempo, o composto vai quebrar e ficar ruim à medida que é executado em seu veículo.
O fluido de arrefecimento do motor pré-misturado, que é uma mistura de anticongelante e água, tem uma vida útil que varia de marca para marca. A faixa de vida útil deste fluido é de 1 a 5 anos.
O que o fluido de arrefecimento faz?
O fluido de arrefecimento circula por todo o motor, mantendo a temperatura do motor para evitar o superaquecimento. Dependendo do modelo e ano do seu carro, você pode experimentar um corte automático do motor se estiver com pouca carga.
No entanto, se o seu carro não estiver equipado com esse recurso, você poderá danificar ou até destruir algumas partes do seu veículo.
Sinais de aviso de pouco ou nenhum de fluido de arrefecimento:
- Luz de advertência do painel: Quando o fluido de arrefecimento está baixo, seu veículo pode notificá-lo em seu painel. No entanto, nem todos os carros estão equipados com esse recurso.
- Medidor de temperatura crescente: Um medidor de temperatura crescente pode ser devido a um aumento na temperatura do motor.
- Corte automático do motor: A maioria dos carros modernos está equipada com um recurso de corte automático do motor. Quando o fluido estiver baixo, seu motor começará a aquecer. O recurso desligará automaticamente o motor para evitar danos ao motor. Quando o motor esfriar, você poderá dirigir seu carro novamente.
- Pouca economia de combustível: Se você perceber que seu carro está queimando muito mais rápido do que o normal, isso pode ser devido à falta de fluido de fluido de arrefecimento. Na temperatura certa, o motor do seu carro queimará combustível com eficiência. Quando a temperatura do seu motor muda, ele não queima combustível com eficiência.
- O sistema de aquecimento interno não está funcionando corretamente: Se o seu aquecedor estiver soprando ar quente constantemente ou não estiver funcionando, um problema maior pode residir sob o capô do seu veículo devido à falta de fluido de fluido de arrefecimento.
- Cheiro doce distinto: O fluido de fluido de arrefecimento tem um cheiro doce muito original. Se o fluido de arrefecimento do seu veículo vazar, você poderá notar um cheiro doce na cabine do seu veículo.
Manutenção do fluido de arrefecimento
Como qualquer outro fluido do motor, o fluido de arrefecimento precisa ser verificado regularmente. Você está verificando duas coisas: quantidade e condição.
A maioria dos veículos possui um tanque de recuperação de fluido de arrefecimento ou reservatório de transbordamento, o que torna a verificação do nível do fluido muito mais fácil e segura.
A configuração do radiador e do tanque/reservatório permite que o fluido de arrefecimento quente se expanda no tanque à medida que a temperatura do motor aumenta. Quando o motor esfria, forma-se um leve vácuo no radiador e o fluido é retirado do tanque/reservatório e de volta ao radiador. Enquanto a tampa do radiador permanecer vedada, o refrigerante pode expandir e contrair sem perder uma gota.
Como verificar o nível do fluido de arrefecimento
Você pode verificar o nível do fluido de arrefecimento simplesmente olhando para o tanque de transbordamento. Existem dois indicadores de nível na lateral do tanque: um indica o nível seguro quando o motor está quente; o outro, quando está frio.
Se o nível do fluido de arrefecimento estiver um pouco baixo, é seguro adicionar água pura para trazer o nível de volta à marca apropriada. Se você precisar adicionar mais de um litro de líquido ao sistema de resfriamento, use uma mistura anticongelante de glicol/água.
Os tanques de recuperação de alguns veículos são pressurizados quando o motor está quente, tornando as tampas tão perigosas de remover quanto as tampas do radiador.
Os tanques de recuperação pressurizados são claramente marcados com adesivos de aviso e sua tampa é uma tampa de pressão do sistema, em vez de um simples plugue ou tampa de rosca.
Dicas básicas para manutenção do radiador
Você não quer ver seu radiador cair em desuso, é claro, mas o que você pode fazer para impedir que isso aconteça?
Algumas dicas a considerar:
- Mantenha o fluido de arrefecimento sempre cheio. Você deve sempre administrar o refrigerante com uma mistura de água 50/50 ou comprar uma versão já diluída em uma loja de autopeças local.
- Mantenha a tampa do radiador apertada; ele foi projetado para manter toda a câmara de refrigeração pressurizada.
- Seu radiador limpou algumas vezes por ano? Para economizar tempo e também facilitar a memorização, você pode fazer esse serviço sempre que levar seu veículo para um rodízio de pneus ou troca de óleo.
- Mande lavar e encher o radiador anualmente. Este é outro serviço que você pode ter feito pelo seu técnico de confiança local.