O que pode estar causando um superaquecimento do seu motor

Por marketing em

Quem não ficaria frustrado e com medo de ver a fumaça saindo de debaixo do capô enquanto estão em uma viagem de verão? Motores com superaquecimento podem acontecer e os danos podem ser permanentes se as precauções e ações corretas não forem tomadas. Motores que funcionam muito quentes podem causar danos e arruinar sua viagem.

Se você estiver em um veículo que está superaquecendo, não tente dirigir mais. Encoste, pare de dirigir e desligue o veículo. Ações podem ser tomadas para avaliar quaisquer problemas, embora o melhor curso de ação seja rebocar o veículo para o serviço

O que faz um sistema de refrigeração?

Antes de entrar nas razões pelas quais um motor pode começar a superaquecer, é bom entender o que o sistema de resfriamento de um motor faz.

O sistema de arrefecimento geral mantém uma temperatura operacional padrão para o motor circulando o líquido de arrefecimento, ou anticongelante, através do motor para o radiador, afastando o calor do motor.

O que acontece quando um motor superaquece?

Os motores de hoje são normalmente construídos para serem duráveis, mas quando o calor gerado pelo motor de um veículo está bem acima da temperatura normal de operação, os dispositivos feitos para resfriar essa distribuição de calor podem começar a falhar, causando danos permanentes não apenas ao motor, mas também as juntas, mangueiras e vedações projetadas para manter o motor funcionando.

Há uma variedade de razões pelas quais um veículo pode superaquecer, como vazamentos no sistema de refrigeração, mangueiras bloqueadas por corrosão e depósitos minerais, problemas no radiador ou bombas de água quebradas. Inspeções regulares podem ajudar a evitar problemas de superaquecimento no futuro.

Razões comuns para o superaquecimento dos motores

Há uma variedade de razões pelas quais o motor de um veículo pode superaquecer. Certos exemplos podem ser soluções mais rápidas, como reabastecer seu anticongelante, mas outros problemas podem ser mais permanentes se não forem devidamente atendidos por um profissional.

Abaixo estão os fatores comuns que podem causar um superaquecimento do carro:

1. Muito pouco ou nenhum refrigerante

Conduzir sem os níveis adequados de líquido de arrefecimento/anticongelante pode causar uma falha no sistema de arrefecimento. Se os níveis do líquido de arrefecimento estiverem abaixo da recomendação do fabricante, reabasteça ou complete os níveis com novo líquido de arrefecimento/anticongelante.

Ao adicionar novo líquido refrigerante a um reservatório vazio, use apenas uma mistura 50/50 de anticongelante/líquido refrigerante e água. Se você não tiver certeza de onde o tanque do reservatório de refrigerante está localizado ou o método adequado para reabastecê-lo, consulte o manual do proprietário do veículo.

2. Vazamentos no sistema de refrigeração

Um tanque do reservatório de refrigerante vazio pode ser causado por um possível vazamento. Vazamentos no líquido de arrefecimento podem ser identificados por manchas ou poças no chão.

Esteja ciente de que o líquido de arrefecimento terá um cheiro doce e pode ser verde, azul ou laranja, dependendo do tipo de líquido de arrefecimento usado.

3. Uma bomba de água quebrada

O trabalho da bomba de água é circular o líquido de arrefecimento por todo o motor. Se o líquido de arrefecimento estiver sujo ou tiver muito acúmulo, pode impedir que o líquido de arrefecimento se mova pela bomba, o que pode levar a uma situação de superaquecimento.

4. Problemas do radiador

Os radiadores e seus ventiladores ajudam a reduzir o calor do motor diminuindo as temperaturas do líquido de arrefecimento. Problemas com os ventiladores podem reduzir a capacidade do radiador de remover calor, o que causará aumentos não naturais de temperatura.

5. Óleo muito baixo

Além de lubrificar as peças do motor, o óleo do motor de um veículo ajuda a controlar as temperaturas gerais. Níveis baixos de óleo podem aumentar a temperatura do motor.

6. Falha do termostato

Como o termostato em uma casa, o termostato em um veículo é necessário para regular a temperatura do motor. Uma falha do termostato pode causar danos ao motor ao não permitir que o líquido de arrefecimento flua conforme pretendido pelo fabricante do veículo.

7. Problemas com as correias e mangueiras

Se as mangueiras do líquido de arrefecimento estiverem vazando, bloqueadas ou rompidas, ou se as correias estiverem desgastadas ou desgastadas, sua finalidade de manter o fluxo de ar e líquido de arrefecimento de e para o motor e sistemas relacionados será limitada e poderá causar danos inesperados ao motor.

8. O núcleo do aquecedor está conectado

O fluxo do líquido de arrefecimento pode ser comprometido se a unidade do trocador de calor do motor estiver entupida ou bloqueada, o que pode causar superaquecimento no motor do veículo.

Dicas para evitar o superaquecimento do carro

Lembrar-se de algumas dicas rápidas enquanto dirige pode ajudar a aliviar os danos permanentes ao motor na estrada.

  • Verifique os níveis de líquido de arrefecimento do seu veículo de forma consistente;
  • Guarde uma garrafa extra de anticongelante novo e um galão de água no porta-malas;
  • Monitore o termostato do seu carro enquanto você dirige;
  • Não abuse do ar condicionado do carro em dias extremamente quentes ;
  • Ajude a resfriar o motor executando o calor ao primeiro sinal de superaquecimento;




0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x