Depois que o Hyundai HB20 foi rebaixado na nota em segurança, e com uma redução de quatro para uma estrela na proteção para adultos, o assunto sobre carros mal avaliados em testes de segurança ficou em alta no universo automotivo.
Com sua baixa nota no teste, o Hyundai HB20 entrou para a infame lista de carros vendidos no Brasil que registram as piores notas nas provas de segurança do Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina).
Além do Hyundai HB20, alguns carros com as notas mais baixas no Latin NCAP constam entre os mais vendidos no país.
Para sermos mais exatos, três dos modelos mais vendidos no Brasil em 2019 estão na lista. O Chevrolet Onix (de primeira geração) e Ford Ka obtiveram zero estrelas na proteção para adultos. O Hyundai HB20, com a revisão mencionada acima, apenas uma.
A picape média Mitsubishi L200 também chamou muita atenção na lista de piores notas, pois o modelo nem passou pelo teste de impacto lateral, obtendo zero estrelas no teste frontal.
Outro modelo que chamou atenção por ter uma das piores notas é a picape média Mitsubishi L200. O modelo sequer passou pelo teste de impacto lateral, já que obteve zero estrelas no teste frontal. A configuração testada era desprovida de airbags frontais, os quais são obrigatórios no mercado brasileiro.
Quanto ao Onix, esse resultado é referente à antiga geração, a qual ainda é comercializada no país sob a alcunha Joy. Contudo, no início de 2018 o compacto recebeu reforços estruturais na lateral da carroceria, tendo sua nota ampliada para três estrelas. Então, os “Onix zero estrela” são aqueles vendido de 2012 a 2017.
Veículos mal avaliados em teste de segurança de 2022
No ano, foram promovidos sete testes de colisão ao longo do ano, tendo os automóveis da VW como principais destaques positivos e a Fiat Strada com resultado decepcionante.
Os testes de 2022 foram ainda mais rigorosos, pois, a partir de 2021, foi exigido que os modelos garantam também a boa integridade de pedestres e outros usuários vulneráveis em estradas e tecnologias de assistência à direção.
O Chevrolet Tracker (seis airbags), VW Nivus (seis airbags) e Toyota Corolla (sete airbags) obtiveram 5 estrelas no teste. O Kia Sportage (seis airbags) e o VW Polo (quatro airbags) obtiveram 3. O Fiat Strada (dois airbags) somente 1 e o Jac EJS1 (dois airbags) zerou o teste.