História do Ford Maverick

maverick2
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

História do Ford Maverick

O Ford Maverick é uma picape compacta lançada pela Ford Motor Company para o ano modelo 2022. Mas a placa de identificação foi originalmente afixada em um carro compacto que foi construído de 1970 a 1977.

A Ford ressuscitou o nome para o novo modelo e o resto é história, em um segmento eventualmente ultrapassado pelos fabricantes japoneses.

Lançamento e Fundação

Antes de dissecarmos o modelo em mãos, veremos o raciocínio por trás do Ford Maverick em primeiro lugar. No final da década de 1960, o mercado ainda era dominado por fabricantes nacionais. Mas os primeiros importadores japoneses, a saber, Toyota e Datsun, estavam fazendo incursões.

Esses modelos eram menos caros do que os domésticos e tinham uma reputação melhor pela qualidade de construção. Ainda assim, modelos como o Chevrolet Nova e o Plymouth Valiant dominaram. Quanto à Ford, o Falcon foi sua entrada, mas as vendas estavam em declínio constante à medida que a década avançava.

Um novo modelo era necessário e isso trouxe o Ford Maverick. Inicialmente oferecido como cupê de duas portas, o Maverick 1970 foi baseado nos ossos do Falcon.

No entanto, um novo nome foi escolhido com estilo reminiscente dos muscle cars da época, particularmente com seu longo capô, teto fastback e plataforma traseira curta. Um sucesso imediato, as vendas do primeiro ano do Maverick rivalizaram com as do Mustang em sua estreia. Logo, um modelo de quatro portas foi lançado e o Mercury Comet o seguiu.

Visão geral do Ford Maverick

Como seu antecessor, o Ford Falcon, bem como seu sucessor, o Ford Fairmount, o Maverick 1970-1977 tem motor dianteiro e tração traseira. Foi construído por oito anos sob uma geração e acomoda cinco.

O modelo de duas portas fica em uma distância entre eixos de 103 polegadas, enquanto o modelo de quatro portas tem 109 polegadas entre as rodas dianteiras e traseiras. Seu comprimento total é de 179,4 polegadas para o de duas portas, depois esticado para 187 polegadas em anos posteriores.

O modelo de quatro portas tem 193,9 polegadas de comprimento. O Maverick mede 70,5 polegadas de largura e até 53,5 polegadas de altura. Pesa aproximadamente 2.500 quilos. Se o Maverick fosse construído hoje, rivalizaria com alguns modelos de médio porte.

Em uma época em que o motor V8 ainda dominava, o Maverick sobreviveu com dois cilindros a menos. Pelo menos inicialmente. Especificamente, a Ford demonstrou seu amor pelo motor de 6 cilindros em linha, oferecendo três opções naquele primeiro ano modelo.

Os dois primeiros motores deslocaram 2,8 e 3,3 litros, respectivamente. Mais tarde no ano modelo, um seis cilindros em linha de 4,1 litros foi adicionado. As opções de transmissão manual e automática estavam disponíveis.

Apesar das escolhas de motor econômicas, a Ford adicionou um motor V8 de 5,0 litros a partir do segundo ano modelo. Este motor produzia 210 cavalos de potência e estava disponível em atraentes acabamentos Grabber. Um spoiler traseiro e um capô de cúpula dupla alinhados de perto com os muscle cars maiores ainda no mercado. Se você é um colecionador de carros, esses são os modelos mais descritíveis.

Custo e Disponibilidade Maverick

maverick

Assim como o Ford Mustang, o Maverick foi lançado meses antes do lançamento tradicional de setembro/outubro. De fato, a Ford escolheu 17 de abril, que foi o quinto aniversário da introdução do Mustang para lançar o Maverick. E como o Mustang, alguns chamam os primeiros modelos de 1969 ½, mas foram registrados como modelos de 1970.

A Ford estabeleceu um preço inicial de US$ 1.995(3) para seu novo compacto, um preço muito competitivo que estava apenas US$ 500 acima do Volkswagen Beetle básico. Várias atualizações de motor e pacote aumentaram o custo, mas mesmo um modelo bem equipado poderia ser adquirido por menos de US $ 3.000, pelo menos no início.

A Ford vendeu mais de 1,8 milhão de unidades em oito anos para um veículo que originalmente não deveria durar tanto. De fato, em 1975, a Ford adicionou o Granada, outro modelo com motor dianteiro e tração traseira.( No entanto, a crise do gás de 1973 e as emissões mais severas significavam que os clientes queriam algo menor.

Em vez de descontar o Maverick, a Ford o manteve em produção por três anos, enquanto preparava seu substituto direto, o Fairmount.

Assim, a Ford teve um soco de 1-2 no segmento com o Maverick servindo como modelo de orçamento e o Granada o sedã premium. Esse arranjo continuou na década de 1980 com a Fairmount e Granada (mais tarde a LTD) mantendo a influência.

Conjunto competitivo

A década de 1970 viu fabricantes japoneses fazendo incursões com seus carros pequenos. O Maverick enfrentou o Toyota Corolla, Honda Accord e Datsun 510, que eram modelos um pouco menores, com preços mais baixos e mais eficientes.

Dos domésticos, o Maverick lutou contra o AMC Concord, Chevrolet Nova, Pontiac Ventura, Oldsmobile Omega, Buick Apollo, Dodge Dart e o Plymouth Valiant.

Ressurreição Maverick

O Ford Maverick da década de 1970 não é de forma alguma um modelo memorável, embora na forma de Grabber e com suas muitas opções de cores selvagens, tenha seu lugar na história automotiva.

O modelo de duas portas é semelhante ao layout de um muscle car, portanto, com um motor V8 sob o capô, apresenta uma alternativa decente ao Mustang II e Torino.

Poucos jovens conhecem o Maverick original, portanto, com o apelido afixado ao caminhão compacto a partir de 2022, ele recebe uma segunda chance de vida, cerca de 45 anos depois.

Não há nada que os dois modelos tenham em comum, embora a Ford certamente espere que grande parte do sucesso de vendas do Maverick original seja transferido para o novo modelo.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.