Quem gosta de carros sabe como é importante conhecer os modelos que mais visitam as oficinas. Pensando nisso, separamos a lista de carros que apresentam mais problemas mecânicos.
Os principais fatores que devem ser levados em conta para que um carro seja considerado problemático são: complexidade, falta de peças e defeitos no projeto do carro, bem como falta de informação para realizar reparos.
Então, para saber quais são os carros com mais problemas mecânicos, os modelos que mais visitam a oficina, continue lendo este post!
1# Ford Ka
Embora o Ford Ka seja geralmente um bom carro, ele sempre apresenta o mesmo problema em todas as suas gerações: o sistema de refrigeração. Esse veículo costuma apresentar casos de superaquecimento, que podem até derreter o motor.
Além disso, outro problema constante é a dificuldade de encontrar as peças que compõem esse modelo. Com isso, a manutenção é mais demorada e o serviço fica um pouco mais caro para o cliente.
2# JAC J3
O compacto chinês está nesta lista por causa de dois grandes problemas: a fragilidade da suspensão e a dificuldade de encontrar peças.
O J3 não foi projetado para lidar com as estradas brasileiras com compostura. Por isso, problemas no sistema de amortecimento do veículo são comuns.
Além disso, ainda temos escassez de peças no mercado. Por se tratar de peças específicas e distribuídas apenas pela montadora, encontrar os itens necessários para a manutenção desse carro é complicado.
3# Citroen C3
Embora o Citroën C3 seja moderno, muitas vezes causa problemas com excesso de tecnologia. Por causa de sua grande rede eletrônica, possui muitos computadores que podem falhar.
No entanto, o maior agravante é a falta de informações técnicas para que a manutenção desses componentes seja realizada. Pelo fato do fabricante não fornecer os dados do modelo, fica difícil realizar um reparo de qualidade e consequentemente o veículo fica mais caro para consertar.
Além disso, o Citroën C3, assim como o J3, sofre com falhas de suspensão por não estar preparado para as estradas brasileiras.
4# Renault Clio
O carro base da Renault tem o mesmo problema do Citroën C3: falta de informação técnica. Por conta disso, o conserto fica restrito à concessionária, o que encarece o serviço.
O Clio também possui um motor com um design muito frágil que quebra facilmente. Todos esses aspectos colocam esse modelo francês entre os carros que mais causam problemas mecânicos no Brasil.
5# Renault Sandero
O Sandero tem as mesmas falhas de design do Renault Clio. Este carro apresenta problemas mecânicos com facilidade e, infelizmente, peças para mantê-lo são muito difíceis de encontrar.
Além disso, a falta de informação sobre o conserto desses carros encarece o trabalho do mecânico.
6# Fiat Novo Palio
A popular Fiat é líder no índice de manutenção de veículos do Car Group. Primeiro, o carro sofre com sua fragilidade. Em testes, o Palio apresentou quebras acima do esperado em pequenos impactos.
Outro problema era a manutenção. O dono vai ter dor de cabeça principalmente com o tempo que o carro vai ficar na oficina e com o preço de algumas peças. Algo até surpreendente, pois os produtos Fiat podem ser facilmente encontrados no mercado independente.
7# Peugeot 207
A Peugeot também apresenta defeitos semelhantes, pois é da mesma montadora que a Citroën. A complexidade da eletrônica do 207 dificulta a manutenção e cria outros problemas. E, infelizmente, a falta de informações fornecidas pela fábrica impede a correção dessas deficiências.
Como o veículo tem o mesmo desenho da Europa, seu sistema de amortecimento também sofre nas estradas brasileiras. Danos aos amortecedores e à suspensão são, portanto, comuns.
As peças para este modelo também são caras e não estão prontamente disponíveis, aumentando os custos de reparo.
8# Ford New Fiesta
Assim como o Ford Ka, o Fiesta tem sérios problemas com o sistema de refrigeração. Devido a uma falha de projeto, o carro relata danos ao radiador e superaquece facilmente.
Outra falha comum desse modelo está relacionada à taxa de câmbio. Muitos proprietários relatam falhas irreparáveis de PowerShift, transmissões automáticas Ford. O problema faz com que o carro fique meses parado na oficina esperando por peças, e até leva a processos contra a montadora.
9# Ideia Fiat
O carro da família da Fiat tem uma falha de design que dá muita dor de cabeça aos proprietários. Dualogic, a transmissão automatizada da marca, não se encaixa bem no carro e frequentemente falha.
Como o PowerShift da Ford, o Dualogic apresenta problemas mesmo após a manutenção. As peças necessárias para o reparo não são fáceis de encontrar e o serviço exige uma execução complexa. Isso resulta em longos tempos de permanência na oficina.
10# Chery QQ
Esse hatch pequeno é atualmente o carro de menor preço do Brasil. No entanto, esse carro barato pode ser muito mais caro para manter.
Chery sofre de alguns problemas de design. Apesar da boa condução na cidade, com o tempo, as peças deste veículo não aguentam a vida quotidiana e avariam-se facilmente. As visitas à oficina ocorrem, portanto, com uma frequência indesejada.
Além disso, o modelo sofre com alguns dos mesmos problemas mecânicos de seus compatriotas na China: falta de peças e mão de obra qualificada, além de um motor frágil.