Sabe aquele pó esverdeado que fica acumulado nos polos de uma bateria e, muitas vezes, assusta o dono do carro?
Esse processo, muitas vezes desconhecido, de oxidação em materiais de latão e cobre, chama-se zinabre de bateria.
O zinabre é algo muito comum e pode ocorrer por diversos motivos. E aqui vamos falar tudo sobre ele de forma muito simples para você. Bom aprendizado!
O que é zinabre?
O zinabre é o resultado da oxidação que ocorre nas partes externas dos polos de ligação da bateria, muito comum em matérias de latão e cobre.
O zinabre de bateria é um problema muito fácil de ser identificado, pois quando está presente ele gera um pó esverdeado que pode causar consequências graves ao veículo.
A substância costuma se espalhar por toda a fiação do carro e causar mau contato entre a bateria e a parte elétrica do veículo.
Popularmente conhecido como “câncer de carro”, outra consequência que o zinabre pode gerar ao automóvel é a perda do terminal da bateria, e por ser uma substância corrosiva pode atingir e danificar outras partes do carro, incluindo a lataria.
Danos causados
Além do principal dano causado pelo surgimento de zinabre – que é o prejuízo na parte elétrica do veículo – existem muitos outros problemas que a substância pode ocasionar, como
- Dificuldade de carregamento da bateria pelo alternador;
- Inutilização dos terminais e contatos da bateria devido à corrosão;
- Curtos elétricos;
- Falhas na partida;
- Superaquecimento dos cabos e conectores;
- Falhas nos sistemas elétricos e eletrônicos do veículo;
- Dano na lataria e pintura do veículo;
- Dano em peças do motor.
Portanto, alerta-se da necessidade da sua remoção e cuidados para que se evite o seu aparecimento, pois a substância pode se espalhar por lugares que não são tão visíveis.
Como evitar?
O zinabre ocorre através da reação química do ácido sulfúrico, presente na bateria, com o oxigênio do ar e o metal do polo da bateria.
Essa reação química pode acontecer por vários motivos, entre eles:
- Excesso de solução (eletrólito);
- Alta porosidade do metal;
- Aumento da temperatura;
- Existência de espaços vazios entre a bucha e o polo;
- Avarias na estrutura da bateria.
A dúvida de muitos donos de veículos é como evitar o surgimento do zinabre, para isso, uma das melhores formas de prevenção do problema é o uso de baterias de melhor qualidade, pois elas costumam receber tratamento contra a porosidade do polo.
Desse modo, baterias de melhor qualidade costumam diminuir a velocidade de surgimento do zinabre, porque limitam a passagem do ácido de dentro para fora da bateria.
Outro meio de prevenir o aparecimento do zinabre é a utilização de produtos chamados de Battery Protector, que neutralizam o ácido e, consequentemente, a formação da crosta de zinabre.
Entretanto, se a bateria do veículo já apresenta o zinabre é necessário a remoção da crosta.
Como limpar?
O recomendado é que o processo de remoção do zinabre seja feito em uma oficina especializada, pois são necessários alguns preparativos para a remoção, como desconectar os cabos da bateria, deixando-a isolada.
Além disso, na oficina será possível que os profissionais observem se o zinabre se espalhou por outras partes e peças do veículo, e também removê-los.
Então, para limpar o zinabre da bateria do carro serão necessários:
- Água Bi-Desmineralizada;
- Bicarbonato de sódio;
- Pano e pincel.
Faça uma mistura com a água e bicarbonato de sódio, depois aplique-a com o pincel ou outra ferramenta, em toda a área que tem o zinabre até o aparecimento de uma abundante espuma verde – cuidando para aplicar somente em cima do zinabre – depois de alguns instantes, remova completamente a solução com água. Posteriormente, seque o local com pano.
Após a remoção do zinabre é indicado, para selar o procedimento, a aplicação de graxa ou vaselina nos dois terminais da bateria e por cima dos polos conectados. Tanto a graxa quanto a vaselina retardarão a oxidação no local.
O resultado do procedimento de limpeza total do zinabre é a remoção dos prejuízos que a substância poderia gerar no veículo.
Outro ponto que vale a pena ressaltar é que, no mercado, existem vários produtos que prometem remover o zinabre, entretanto, é bom estar atento quanto ao seu uso e o melhor mesmo é evitar tais produtos milagrosos.
No entanto, voltamos a salientar que, apesar da remoção ser um procedimento simples, a complexidade que alguns veículos apresentam costuma dificultar o processo de limpeza. Então, é sempre bom buscar pelo auxílio de profissionais especializados, pois, desse modo, evitam-se outros prejuízos imprevistos que uma má limpeza poderia gerar.
Fique atento ao aparecimento do zinabre
Mesmo o zinabre na bateria sendo um problema comum e simples de ser solucionado, ele deve ser identificado a tempo para não ocasionar os danos relatados no artigo, que podem gerar um prejuízo financeiro muito maior.
Como usuário do veículo é possível se manter atento e observar sempre o estado de sua bateria e detectar os primeiros sinais do problema e já buscar solucioná-lo.
Além do mais, com essa observação regular em relação aos componentes de seu veículo é possível evitar o aparecimento do zinabre.
Contudo, estar atento para o aparecimento do zinabre não o exime de visitas e revisões regulares em uma oficina especializada, porque é lá que os profissionais serão aptos para detectar e solucionar problemas como esse, que muitas vezes, podem parecer imperceptíveis pelo usuário.