Volvismo

volvismo
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Volvismo

O volvismo se trata de um modelo de produção industrial, o qual foi criado na segunda metade do século XX, o qual preza pela autonomia do trabalhador em várias etapas produtivas da indústria. Esse modelo de produção industrial utiliza mão de obra muito qualificada.

Detalhes sobre o Volvismo

O Volvismo é originário em uma das fábricas da Volvo, na cidade de Kalmar, na Suécia. Esse sistema surgiu entre as décadas de 1960 e 1970, quando já estavam em prática no mundo outros modos de produção como o Fordista, Taylorista e Toyotista.  Esse sistema representou uma inovação do âmbito produtivo por promover a participação ativa do trabalhador em vários processos industriais. Então, é algo baseado em uma qualificação elevada e na valorização financeira do operário.

Esse modelo prosperou em um modelo político e econômico muito particular, o qual foi replicado em sociedades mais complexas. Mas nem tudo são flores, pois o modelo possui desvantagens também. Contudo, ainda assim, esse é um modelo valioso para tentar superar as lógicas industriais tradicionais que desvalorizam o trabalhador e sua participação no processo fabril.

Resumo sobre Volvismo

O Volvismo marcou a produção de inovações de lógica industrial na metade do século XX, sendo caracterizado por dar mais autonomia e participação ativa do trabalhador em várias áreas da produção fabril. Em vista disso, ele fomenta a formação do trabalhador, do mesmo modo que sua atualização constante através de treinamentos, abrindo margem para a flexibilidade de produção, controle de qualidade ao longo dos processos produtivos e equipamentos tecnológicos.

Como pode-se imaginar, o Volvismo ascendeu em um contexto histórico em que houve a valorização da qualificação e respeito ao direito dos trabalhadores. Ele superou as lógicas tradicionais de produção, como o taylorismo e o fordismo.

Vantagens do Volvismo

volvismo1

A grande vantagem do Volvismo é a valorização do trabalhador, que, através da participação dinâmica, possui mais autonomia para realização de tarefas. O modelo do volvismo é ligado a uma necessária lógica de produção que salienta a importância de valorizar o bem-estar dos profissionais através de uma remuneração atrativa e qualificação.

Além disso, esse modelo cria canais de comunicação entre empresas e sindicatos, com a adoção de ferramentas de valorização do trabalhador e a promoção de tempo e espaços de convivência e descanso no contexto laboral.

Quanto aos termos econômicos, o Volvismo traz uma produção adequada à demanda de mercado, por meio da flexibilização de produção. Dessa maneira, o desperdício de matérias-primas diminui, e evita-se a formação de estoques exagerados. Logo, os lucros são maximizados.

Já em termos propriamente econômicos, o Volvismo tem como vantagem a produção adequada à demanda de mercado, por meio da flexibilidade da produção. Desse modo, o desperdício de matérias-primas é diminuído e a formação de grandes estoques é evitada. Logo, maximizam-se os lucros pela indústria.

Desvantagens do Volvismo

O Volvismo é de difícil aplicação em outros contextos econômicos e políticos, pois ele precisa de mão de obra qualificada e promoção do bem-estar do trabalhador. Em vista disso, tais condições indicam que o Volvismo acaba sendo oneroso, pois necessita de investimentos em máquinas, treinamentos e salários, sendo uma complexa implementação.

POSTS RELACIONADOS

Os Carros Mais Econômicos do Brasil

Modelagem computacional nos designs de chassis automotivos

Os 5 Carros Mais Esperados de 2024 No Mundo

Veja também últimos posts.