Você usa Whatsapp para aprovação de orçamento? Saiba sobre os riscos

Voce-usa-Whatsapp-para-aprovacao-de-orcamento-Saiba-sobre-os-riscos
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Você usa Whatsapp para aprovação de orçamento? Saiba sobre os riscos

Não há dúvidas de que o Whatsapp é uma ferramenta muito prática e faz com que o contato do cliente e mecânico seja muito mais facilitado.

Contudo, essa prática ferramenta também pode ser usada para aprovação de orçamento?

Whatsapp serve para aprovação de orçamento?

Várias oficinas estão usando o WhatsApp para a aprovação de orçamento do serviço dos clientes.

Essa é uma opção bastante prática, que agiliza o processo da oficina, portanto, ela é utilizada para esse objetivo. No entanto, esse tipo de orçamento é válido judicialmente para provar algo na justiça entre cliente e empresa.

O STJ emitiu uma decisão de que o WhatsApp e suas conversas não servem como provas, sendo consideradas somente indícios. Portanto, ele serve para o cliente comprovar suas alegações na justiça, contudo, não é válido para o fornecedor, neste caso, a oficina. Logo, a oficina não pode provar nada utilizando o WhatsApp.

Em vista disso, o envio do orçamento pelo WhatsApp não é recomendado, devendo ser feito via e-mail, com sua aprovação tendo de ser registrada por ele também.

Então, envie uma mensagem no WhatsApp somente para informar ao cliente que seu orçamento foi enviado por e-mail, aguardando a aprovação do mesmo por lá.

Caso contrário, você pode estar colocando sua oficina em risco, já que o WhatsApp é uma ferramenta que pode ser adulterada e não é segura.

Com a ata notarial o WhatsApp passa a ser documento?

O objetivo da ata notarial é de comprovar os fatos, coisas, pessoas e situações por meio do testemunho de um tabelião ou outra pessoa autorizada do cartório.

Esse processo consiste em levar seu aparelho celular ao cartório para que o funcionário faça uma ata notarial de uma conversa específica feita por WhatsApp.

Contudo, o problema desse método é que o funcionário do cartório não possui conhecimento técnico para atestar que a conversa não foi alterada, dificultando seu procedimento.

Enfim, a ata notarial continua não tendo valor como documentação que comprove a aprovação do orçamento na justiça.

Use, portanto, o e-mail, que é rastreável via IP, um código que permite identificar de qual computador aquele e-mail específico foi enviado.

POSTS RELACIONADOS

A Importância das Mulheres no Mundo Automotivo: Impulsionando a Diversidade e a Inovação

5 Estratégias para Reter Bons Funcionários na Sua Oficina

Administrando sua Automecânica: Saindo de Férias com Tranquilidade

Veja também últimos posts.