Nos últimos meses, fotógrafos espiões flagraram vários protótipos do Fiat 500e Abarth em público.
O novo modelo eletrificado será o primeiro da marca “Scorpion” e mostra uma direção completamente diferente dos motores turboalimentados de pequena cilindrada que têm alimentado os veículos da marca até agora.
A nova versão Abarth do Fiat 500 elétrico
Embora a Stellantis ainda não tenha anunciado um nome oficial para o veículo, Olivier Francois, CEO das marcas FIAT e Abarth, confirmou a mudança para a eletrificação da marca (pelo menos no mercado europeu) na apresentação do EV Day 2021 da empresa.
No evento, foi anunciado que a marca levaria o novo lema “Aquecendo as pessoas, mas não o planeta!”
O atual Abarth 595 Competizione movido a gasolina pode fazer de 0 a 100 km/h (0 a 62 mph) em 6,7 segundos. O 595 Competizione é alimentado por um motor turbo de 1,4 litro “T-Jet” de quatro cilindros em linha com 180 cavalos de potência e 184 lb.-ft. (250 Nm) de torque.
Comparado com o 500e de terceira geração, que possui 117 cavalos de potência (87 kW) e 162 lb.-ft. (220 Nm) de motor elétrico com torque nominal e bateria de 42 kWh podem completar a mesma corrida em cerca de 9 segundos. Portanto, há muito espaço para melhorias.
Durante o verão, a marca Scorpion realizou várias pesquisas on-line em suas contas de mídia social pedindo aos fãs que votassem em suas coisas favoritas, como som de propulsão e cor de lançamento.
Imagem vazada do Abarth
No início deste fim de semana, uma imagem apareceu no grupo do Facebook “ Abarth Italia Forum ” aparecendo para mostrar a frente do próximo veículo. O carro possui uma frente completamente reestilizada com uma nova entrada frontal inferior que é muito maior que o atual 500e. Ele também possui uma entrada de ar sob a carroceria integrada à área do divisor dianteiro.
A mudança mais drástica no modelo Abarth é a adição do texto ABARTH na frente do veículo. O emblema do Scorpion ainda está lá, mas agora fica no centro do capô e é significativamente menor que os modelos atuais.
Olhando para a foto, parece claramente que a foto foi tirada dentro de uma instalação da Stellantis. Ao fundo, podemos ver vários outros veículos Stellantis incluindo um GranTurismo novinho em folha, confirmando que a imagem é um negócio real.
De acordo com várias fontes, parece que a Abarth mostrará o veículo em novembro. Essas mesmas fontes afirmaram que o veículo de produção não chegaria aos revendedores até meados de 2023, que pode fazer parte da linha da Abarth no Brasil, a qual será tratada como uma fabricante independente e terá no Pulse Abarth seu primeiro lançamento.