Os desafios dos veículos elétricos no Brasil vão além dos seus custos de aquisição e da dificuldade em encontrar pontos de recarga quando se encontram, sendo necessário atentar-se com o plug compatível com o carro, havendo ainda riscos dos carregadores quebrados.
O Brasil já superou a marca de 100 mil veículos eletrificados em julho de 2022, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Contudo, apesar das vendas dos híbridos plug-in e elétricos a bateria estarem aumentando a cada ano, a infraestrutura necessária no Brasil ainda não é a ideal e também não cresce na mesma velocidade.
Segundo a ABVE, há apenas 1.250 pontos de recarga públicos e semipúblicos pelo país, contudo, mais de 60% deles estão concentrados na região Sudeste. Sua associação ainda espera
A associação ainda espera chegar a três mil carregadores até o final deste ano, e a 10 mil unidades até o fim de 2025.
As parcerias como a Aliança pela Mobilidade Sustentável promovida pela 99 e CAOA Chery, entre outras empresas, podem fazer a quantidade de carregadores ultrapassar a estimativa da ABVE.
Por meio de aplicativos como o PlugShare, os motoristas podem descobrir pontos de carga e também compartilharem informações, como se o carregador não está funcionando, ou se é exclusivo para hóspedes, se estiverem instalados em um hotel, por exemplo.
A operadora ainda respondeu que casos de vandalismo são raros, e somente uma vez aconteceu um caso de roubo de fios. Além disso, seus conectores são resistentes à chuva, raios ultravioleta e atropelamentos.