A dificuldade de recarregar carro elétrico no Brasil está causando muitos problemas aos motoristas. Atualmente, há longas filas para carregar um carro, faltando a estrutura necessária para os “abastecer”.
Pelos postos afora, encontra-se carregadores quebrados ou em manutenção, postos de recarga inativos e grandes filas. Para motoristas de aplicativo, a situação se complica ainda mais pois rodam muito em seus veículos elétricos no trabalho e a demora de encontrar um eletroponto disponível para uso significa prejuízo financeiro.
Uber e 99 anunciaram iniciativas para eletrificar suas frotas no Brasil, que devem ter 500 carros rodando no país até o fim do ano. O incentivo aos motoristas é o fato deles terem um desconto no valor da locação, além disso, gasolina e álcool saem bem mais caros para quem roda o dia inteiro.
Contudo, a infraestrutura no Brasil para carro elétrico no Brasil ainda é muito deficiente. De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), o Brasil passou da marca de 100 mil modelos elétricos, incluindo os híbridos.
A rede pública de recarga passou de 1 mil para 2,8 mil unidades no país entre 2021 e 2022, um endereço para cada 14 veículos. Enfrentando, nos EUA, por exemplo, é um posto para cada 8 carros. Segundo a ABVE, o objetivo é chegar a 3 mil endereços de recarga nas próximas semanas.