Tabela FIPE: O que é e como funciona

tabela fipe trânsito
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Tabela FIPE: O que é e como funciona

Pessoas que desejam vender o seu carro usado ou comprar um carro de “2ª mão” precisam conhecer mais sobre a tabela FIPE.

Em primeiro lugar esse termo, ainda de pouco conhecimento de grande parte da população, é extremamente importante para que as transações comerciais envolvendo os casos aconteçam.

No entanto, isso porque essa tabela serve como um índice de valores de compra e venda de carros de acordo com o modelo (e outros muitos fatores), aqui no Brasil.

Assim, tanto as lojas de revendas quanto outras empresas envolvidas nesse ramo, como as seguradoras, trabalham muito com a tabela FIPE.

Para você que deseja conhecer mais sobre essa tabela tão importante no comércio automobilístico, e quer saber como ela funciona, então esse artigo foi feito para lhe ajudar.

Acompanhe até o final e fique por dentro de tudo sobre a tabela FIPE!

Saiba tudo sobre a tabela FIPE

O que é a tabela FIPE?

No início dos anos 70, o setor de ciências econômicas da Universidade de São Paulo, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, criou uma ferramenta para auxiliar na identificação do preço médio dos veículos brasileiros.

Como resultado essa ferramenta, chamada de tabela FIPE, é até hoje muito utilizada por empresas de vendas e revendas automotivas, posteriormente além de outros estabelecimentos, como referência para as transações de carros seminovos e usados no país.

Portanto apesar de não ser referência obrigatória para essas empresas, elas ainda o utilizam por conta da tabela FIPE ser um instrumento bastante seguro e confiável (já que baseiam-se em pesquisas sérias).

Mesmo que seja mais utilizada como referência para os preços de carros usados e seminovos, essa tabela ainda pode ser utilizada da mesma forma para:

  • Calcular os montantes (o total do dinheiro) referente à indenização pago pelo seguro de um automóvel
  • Calcular os valores referentes ao montante a ser pago de IPVA do automóvel
tabela fipe carros

Como é feito o cálculo?

Bom, agora que você já sabe o que é a tabela FIPE, deve estar se perguntando como é feito o cálculo desses valores utilizados para referência nas transações automotivas.

Então para que esse índice ou tabela seja montado, os preços de veículos seminovos, usados e novos de todo o mercado automotivo brasileiro são coletados através de pesquisas em todos os estabelecimentos do comércio.

Ao ter esses valores em mãos, aqueles que são discrepantes, ou seja, estão muito acima ou muito abaixo dos valores médios são excluídos pelos pesquisadores.

Os valores restantes são utilizados e, a partir deles, é criado uma média do preço dos modelos dos veículos e o valor alcançado é o que será usado como referência na tabela FIPE.

Como a tabela é atualizada todos os meses, rigorosamente, então os valores de referências estão sempre em dia.

Ou seja, para chegar ao valor de cada carro, a pesquisa envolve elementos como a marca do automóvel, a versão do automóvel, o ano/modelo do automóvel e também a potência do motor.

Além disso, o estado de conservação em que se encontra o veículo, peças originais e até a localização pode influir nos preços.

Isso ocorre porque, em algumas regiões, como o sul, é possível ter modelos que são mais valorizados e preferidos pela população do que aqueles que são mais populares no nordeste, por exemplo.

Como funciona na prática: é possível o cliente ter acesso à tabela FIPE?

Primeiramente, é importante ressaltar mais uma vez que não há obrigatoriedade, ou seja, não há uma lei que obrigue os donos de revendas e estabelecimentos afins a utilizarem a tabela FIPE.

Então, isso fica muito a critério do local onde você irá vender ou comprar o seu carro seminovo ou usado.

Ou seja, caso você prefira uma revenda que utilize a FIPE, é possível visualizá-la diretamente no site da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicos, que é a criadora da tabela.

Lá é possível ter acesso ao valor médio do preço daquele veículo em que há o seu interesse de adquirir ou de vender, o que permite que você tenha uma referência para fazer negócio.

Como as seguradoras utilizam a tabela FIPE?

Mas as seguradoras, como dito anteriormente, também utilizam os valores de referência dos veículos para fins de indenização por conta de perdas ou de danos (como no caso de perda total).

No entanto, como a tabela FIPE é atualizada mensalmente, além do fato de que é feita uma média dos estados brasileiros e pode haver diferença entre o valor médio e cada região, a quantia a ser paga de indenização pode variar bastante.

A quantia é, normalmente, calculada sobre uma porcentagem referente ao valor daquele veículo na FIPE, para que essas discrepâncias regionais (e entre os meses) possam ser compensadas.

Conclusão

Como você viu, a tabela FIPE é uma importante ferramenta utilizada por empresas de vendas e revendas de veículos no Brasil, além também das seguradoras.

Em outras palavras, essa tabela, por meio de pesquisas feitas sobre os valores de cada modelo de veículo do país, é atualizada mensalmente com um preço médio de referência a ser utilizado nas transações comerciais.

Apesar de nem todos os estabelecimentos utilizarem a tabela FIPE para compra e revenda de carros usados e seminovos, ter o conhecimento sobre os valores de referência permite que você consiga negociar com eles de maneira igualitária.

Gostou do artigo de hoje sobre o que é a tabela FIPE e como funciona?

Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.