O consumo de combustível irá inevitavelmente variar dentro do mesmo carro, dependendo de muitos fatores externos. Temperatura, ambiente de viagem e viagens longas têm um papel importante na sua eficiência de combustível. Mas o funcionamento interno de seu veículo também pode afetar sua eficiência de combustível, assim como seus hábitos pessoais.
Quando você acompanha sua quilometragem e a frequência com que precisa abastecer, pode obter algumas ideias valiosas sobre a saúde do seu carro que podem ajudá-lo a economizar dinheiro em reparos no futuro. Você também pode ter uma ideia de alguns hábitos de direção que talvez queira mudar para salvar seu carro e sua carteira.
Peças do seu carro que afetam o consumo de combustível
1.Óleo
A troca do óleo em intervalos regulares recomendados pelo fabricante pode ajudá-lo a reduzir o consumo de combustível. Se você notar que sua eficiência de combustível está diminuindo e também não trocou o óleo recentemente, o óleo velho pode ser o culpado.
Para veículos mais novos (2013 ou mais tarde), os fabricantes de automóveis aprimoraram suas tecnologias de combustível e óleo para que você só precise trocar o óleo a cada 11.000-17.000 km. Em comparação com os carros mais antigos que exigiam trocas de óleo a cada 5.000 km, isso não só melhora a economia de combustível, mas também economiza tempo e dinheiro.
2.Sensores de oxigênio, filtros de ar, velas de ignição e injetores de combustível
Essas quatro partes do veículo parecem não estar relacionadas à sua quilometragem de combustível, mas podem afetar seriamente o consumo de combustível. Se notar que o uso de combustível aumentou nos últimos meses, certifique-se de que essas peças estejam limpas e funcionando corretamente.
3.Pneus
Mesmo se o indicador de pressão do pneu não estiver brilhando muito, seus pneus podem estar com pressão insuficiente e isso pode causar uma redução na eficiência do combustível. Use um medidor de pressão de pneu simples (disponível em praticamente qualquer loja de peças de automóveis e postos de gasolina) para verificar a pressão de cada pneu. Certifique-se de fazer isso antes de ligar o carro durante o dia, porque pneus frios proporcionarão a leitura de pressão mais precisa.
Se você notar que seus pneus parecem visivelmente vazios, você já passou do tempo em que deveria ter enchido os pneus. Pneus com pressão insuficiente diminuem a tração e aumentam o número de vezes que seus pneus precisam girar para percorrer a mesma distância. É importante encher os pneus até o ponto recomendado, pois o excesso e a falta de pressão podem influenciar negativamente o consumo de combustível.
4.Ar Condicionado
Em dias muito quentes, usar o ar condicionado pode sobrecarregar o motor e prejudicar a eficiência de combustível. Para aliviar esse problema, abra uma janela até que a temperatura interna do seu carro seja igual ou inferior à temperatura externa. Lembre-se, entretanto, de que é melhor manter as janelas fechadas ao dirigir em velocidades de rodovia, pois isso reduz a resistência do veículo.
Hábitos que afetam o consumo de combustível
5.Desligar o carro
Este hábito parece bobo, mas é um desperdício de combustível que muitas vezes é esquecido, esquecido ou ignorado. Se você estiver em um local onde pode desligar completamente o motor, você deve desligá-lo. Desligar o carro não é apenas melhor para o uso de combustível, mas também evita o desgaste desnecessário do veículo. Se você estiver em uma situação em que não consegue desligar o motor completamente (como em um dia quente enquanto espera para pegar alguém na escola), pelo menos coloque-o em ponto morto.
6.Usando a engrenagem errada
Se o seu carro tiver transmissão manual (alavanca manual), certifique-se de usar a marcha adequada. Se estiver puxando cargas pesadas, você deve usar uma marcha mais baixa, para que o motor não precise trabalhar mais do que o necessário. Da mesma forma, certifique-se de usar uma marcha mais alta ao viajar em velocidades mais altas. O longo e o curto são o seguinte: ouça o seu motor. Se parece que estar sobrecarregando ou insuficientemente, você provavelmente está desperdiçando gás.
7.Direção agressiva
Este mau hábito é triplo – dirigir muito rápido, acelerar muito rapidamente e parar muito repentinamente. Todas essas três ações levam a um alto consumo de combustível. Sempre que possível, você deve acelerar lentamente e dirigir com a velocidade do tráfego. Dê a si mesmo espaço suficiente entre você e a pessoa à sua frente para que possa parar gradualmente, sem pisar no freio. Uma desaceleração natural e sem freios, sempre que possível, pode ajudá-lo a aumentar sua eficiência de combustível.
Se você nunca prestou atenção ao seu consumo de combustível, nunca é tarde para começar. Alguns veículos mais novos têm um sensor para fazer isso por você, mas um pequeno notebook que você usa para anotar seu hodômetro, viagem e leituras de enchimento é uma forma de baixa tecnologia de acompanhar para onde seu dinheiro e combustível estão indo. Se você notar que sua eficiência de combustível está abaixo do esperado ou que diminuiu com o tempo, consulte a lista acima e faça algumas modificações para ajudar a colocar parte do dinheiro da gasolina de volta no bolso.