As seguradoras precisam fazer uma análise minuciosa do seu perfil de motorista para que possam fazer a cobrança de acordo com as condições em que o veículo irá circular. Por isso, veja, a seguir, como o perfil do seguro interfere no seu valor de seguro!
Idade
As seguradoras veem os motoristas mais jovens como clientes muito arriscados e potencialmente caros para segurar. Os dados mostram que os motoristas mais inexperientes dirigem de forma mais imprudente e se envolvem em mais acidentes do que os motoristas de qualquer outra faixa etária.
Histórico de condução
Esse fator de classificação é direto. As seguradoras de automóveis veem o passado de um motorista como um indicador preciso de seu desempenho futuro. Um histórico de multas ou violações aumentará o custo dos prêmios de seguro atuais e futuros.
Veículo menos visado
Os bandidos tendem a ter modelos e marcas de carros preferidos para roubar. Em vista disso, por meio da análise de estatísticas, as seguradoras precificam o valor do seguro do veículo em um valor mais alto caso ele seja muito visado por assaltantes.
Veículos esportivos
Turistas que possuem esse tipo de veículo são considerados mais aventureiros, gostando de dirigir em altas velocidades, o que eleva o preço do seguro.
Áreas de risco
As empresas incluem no perfil do seguro a região em que você mora. Logo, se você mora em áreas com maior risco de assaltos ou situações violentas, o preço do seguro deverá ser maior.