Os pneus são feitos basicamente de borracha vulcanizada, podendo-se tornar um verdadeiro vilão para o meio ambiente.
Isso porque, infelizmente, esse é um produto que geralmente é descartado de forma incorreta, somente abandonado em um local qualquer, o que causa vários impactos ambientais.
Uma forma eficiente de amenizar esse impacto está em sua reciclagem e no reaproveitamento de pneus usados. Sua recauchutagem é uma forma muito popular de reutilizar os pneus.
Sua técnica está baseada na remoção, através da raspagem, da sua banda de rodagem desgastada e na colocação de uma nova banda. Seu pneu recauchutado deve possuir a mesma durabilidade que um novo, sendo mais barato.
Seus pneus descartados também podem ser reciclados e reutilizados para diferentes fins. Além disso, o processo de reciclagem de pneus consiste na compactação e fragmentação do material, seguida de moagem.
A borracha triturada é, portanto, utilizada na composição de misturas que darão vida às rodovias, calçadas, carpetes, muros, pisos de parques, solas de sapato, entre outros.
A opção é muito interessante, queimando os pneus para a geração de energia, já que seu poder calorífico equivale ao de um óleo combustível, sendo superior ao da madeira e ao de vários outros materiais usados para queima. Seu produto pode ser queimado em fornos especialmente projetados para este fim.