A indústria de veículos melhora rapidamente a cada ano, trazendo uma tecnologia nova e excitante para os carros.
Os carros estão mudando o tempo todo. A cada ano surgem novas tecnologias que avançam rapidamente em nossos veículos cotidianos de escolha, adicionando novas tecnologias, melhorando as funções existentes ou radicalizando completamente o design. Mas o que podemos esperar dos carros futuros?
Eles vão melhorar rapidamente ou aperfeiçoamos o design? Escolhemos a tecnologia, conceitos e modelos mais emocionantes para o futuro dos carros.
Não é realmente um roundup de carros futuristas sem o Cybertruck da Tesla! Este famoso carro foi revelado em 2019, mas recentemente foi adiado mais uma vez com 2023 anunciado como a nova data para implantação.
O Cybertruck é construído principalmente para ser resistente. Ele usa a pele estrutural de aço inoxidável Ultra-Hard 30X Para endurecer a estrutura do carro. Essa é uma maneira complicada de dizer que a moldura do carro é seriamente forte. É também o que causa o design futurista pontudo do carro, já que o metal laminado a frio perde muito de sua flexibilidade e formabilidade.
Apesar de um vídeo agora infame das janelas do Cybertruck ser facilmente destruído por Musk no Cybertruck revelar, Tesla está alegando que a força do carro se estende às janelas. Vidro ultra-forte e composto em camadas de polímero supostamente absorverão e redirecionarão a força mantendo suas janelas seguras.
Tesla também afirma que o Cybertruck será capaz de rebocar mais de 6.350 Kg – aproximadamente o peso do elefante médio africano. Isso é um monte de estatísticas impressionantes, mas com todos os seus muitos atrasos, poderia muito bem ter sucesso em alcançá-los todos… agora só temos que ver se ele vai sair em 2023 ou ser empurrado para trás novamente.
BMW iX Flow
O iX Flow da BMW foi um dos muitos carros revelados na CES 2022. Embora pareça incrivelmente normal, como um carro que você passaria centenas de vezes em uma viagem, ele tem um truque de festa muito especial. Ao toque de um botão, o iX Flow pode mudar completamente de cor.
Isso é possível graças a uma tinta e-ink de troca de cores. O que isso essencialmente significa é que este carro está coberto por uma tela gigante de e-reader com milhões de microcapsules cheios de tinta.
Em cada uma dessas cápsulas, há pigmentos brancos carregados negativamente e pigmentos pretos carregados positivamente. Quando um campo elétrico é alterado, o pigmento escolhido sobe à superfície para mudar a cor do carro.
Nem precisa ser o carro inteiro que muda de cor. A BMW mostrou-o com listras de corrida, patches de cores diferentes por toda parte e interruptores perfeitos de branco para preto em todo o carro.
Embora isso pareça um carro puxado direto de um filme de James Bond, é apenas um conceito agora. Ainda não se sabe se a BMW trará essa tecnologia. Também haveria perguntas sobre o quão bem os milhões de microcápsulas seriam justas em um ambiente real.
Meta Materiais HUD
Heads Up Displays (HUD) são um daqueles tropos clássicos de ficção científica que você vê repetidamente. Na CES 2022, a marca Meta Materials exibiu esse tipo de tecnologia, usando holográficos para mostrar informações-chave diretamente na visão do motorista. A Meta Materials afirma que isso ajudaria o motorista a se concentrar na estrada sem olhar para os consoles de exibição do carro.
Um HUD significaria que os olhos do motorista não teriam que se ajustar a diferentes brilhos ao mudar da estrada para os instrumentos do carro e, em teoria, melhorar o tempo de reação de um motorista sempre olhando para a estrada. No entanto, como muita tecnologia de carros, isso ainda está muito longe e provavelmente precisaria de muita aprovação antes que pudesse ser implantado efetivamente em carros.
Hyundai Elevate
Em 2019 na CES, a Hyundai revelou o carro conceito ‘Elevate’. É certamente único no que diz respeito aos carros conceituais, oferecendo um veículo que combina rodas com pernas. Isso permitiria que o carro se movimentasse de maneiras que outros carros não poderiam, subindo escadas para permitir que alguém em uma cadeira de rodas entrasse, encaixando-se em vagas de estacionamento melhor ou movendo-se sobre objetos difíceis.
Com essas pernas, o carro até seria capaz de subir e ‘andar’ em torno de onde as rodas não são úteis. ” Quando um tsunami ou terremoto atinge, os veículos de resgate atuais só podem transportar os socorristas para as bordas dos escombros. Eles têm que viajar o resto do caminho a pé.
‘Elevate’ pode dirigir no lugar e subir diretamente sobre os escombros de uma inundação ou pedaços de edifícios colapsados”, disse John Suh, vice-presidente e chefe da Hyundai Cradle.
Canoo Pickup
O Canoo Pickup é outro carro que parece bastante normal. Além de uma janela dianteira maior que a média, ele poderia facilmente passar como o tipo de carro que você veria no dia-a-dia.
Ele não tem tecnologia maluca ou cargas de telas, em vez disso, a Canoo está focando na funcionalidade. O carro é fortemente modular, permitindo que você mude os acessórios, tamanho e características do telhado, além de ser capaz de estender ou dobrar a cama de arrancada, mudando completamente o tamanho do carro.
Isso significa que você pode ter um carro menor para excesso de velocidade ao redor da cidade ou, estender a parte superior e a parte de trás para o armazenamento máximo em uma viagem. Tem gavetas escondidas, plugues extras, painéis solares e iluminação integrada do lado de fora do carro, nada particularmente avançado, mas características modulares em um carro é uma ótima ideia que raramente vemos.
DS X E-Tenso
A DS Automobiles é mais uma empresa que está totalmente futurista com seus carros conceituais. Seguindo o esquema de nomeação de Elon Musk para crianças, este modelo foi intitulado O X E-Tense.
É um design de três lugares, procurando usar tecnologia que poderia se reformar após um impacto e janelas que podem se ajustar ao nível de luz lá fora. Dentro do carro, há dois assentos de um lado e um assento adicional para o lado na parte de trás.
O interior apresenta muitos designs elaborados, cores brilhantes e geral, o tipo de estilo que parece futurista. Obviamente, como muitos outros carros conceituais, a maior parte dessa tecnologia ainda não existe. Em vez disso, o DS está procurando destacar para onde os carros poderiam ir no futuro.
Audi AI: Trilha
Quando a Audi revelou a IA: Trail em 2019, ela se sentiu um pouco como um caldeirão caótico de ideias tecnológicas futuristas. Drones, assentos de rede destacáveis e muito vidro são algumas das características que você pode encontrar a bordo deste carro conceito, mas oferece algumas indicações interessantes de onde os carros poderiam ir. Além de ser um carro elétrico, ele contaria com revestimento antibacteriano, repelente de sujeira em apoios de braço e partes internas do carro.
Os assentos são redes de estilo destacável que podem ser removidas e usadas em viagens de acampamento e permitem que você limpe mais facilmente. Há também a sugestão mais estranha neste conceito de drones que seguem o carro e iluminam a rota à frente. Tudo parece muito futurista, mas se a IA da Audi: Trail é um modelo funcional para o futuro dos carros, não temos tanta certeza.
Cadillac InterSpace
Outro conceito recente do evento CES de 2022, o design InterSpace da Cadillac parece exatamente como um carro puxado diretamente de um filme de ficção científica ambientado em um futuro distante.
A Cadillac afirma que o objetivo do conceito InnerSpace é reimaginar a experiência de uma unidade, permitindo que dois passageiros se concentrem em sua jornada e não em condução árdua.
O carro contaria com capacidade totalmente autônoma – um recurso que muitos fabricantes de automóveis têm apontado, mas nenhum conseguiu totalmente – permitindo que o motorista se concentre no cenário ou em tarefas pessoais. A Cadillac pretende dar um passo adiante neste carro, usando o engajamento de Realidade Aumentada para manter os passageiros engajados.
O carro chega ao ponto de apresentar pneus que reduzem a ressonância de onda sonora para uma viagem mais silenciosa e confortável. Como muitos dos carros desta lista, este é muito um conceito e, portanto, cadillac só está realmente prevendo para onde os carros poderiam ir.
No entanto, toda essa tecnologia existe – realidade aumentada, recursos de condução autônoma, mitigação de som, é apenas um caso de desenvolvê-la efetivamente em veículos e fazê-la com segurança.
Sony Vision-S 02
Já sentiu que seu carro não tem telas suficientes? Como a maioria dos carros conceituais hoje em dia, a Sony parece estar adotando a escola Pimp My Ride de pensamento onde quanto mais telas você tem, melhor será o carro.
Telas para bancos traseiros e três displays na frente, a Sony está procurando transformar carros em centros de mídia. No entanto, não são apenas os objetivos para o entretenimento que o Vision-S 02 é promissor.
O carro contaria com mais de 40 sensores para monitorar continuamente problemas de segurança fora do carro, auxiliando também o passageiro em situações de condução autônoma (popularizada pela Tesla). A Sony também faria a mudança para espelhos digitais, combinando câmeras e displays.
Algo que o conceito da Sony parece acrescentar que não tem sido visto muito em carros novos é o uso de câmeras Time of Flight para medir expressões faciais, gestos e fadiga. Este objetivo é ajudar com o controle de temperatura e avisos em torno do sono ou quebras ao dirigir.