Viver à beira-mar tem muitas vantagens. Os climas tendem a ser mais amenos. Há algo no cheiro do oceano, na brisa fresca e no som das ondas quebrando na praia que parece revigorante e saudável. E as oportunidades recreativas são difíceis de vencer.
Infelizmente, esse não é o caso do seu carro. Se os carros pudessem escolher, eles viveriam longe do oceano porque a atmosfera úmida e salgada causa sérios danos à sua aparência e capacidade de funcionar adequadamente.
Água salgada na pintura do carro. Manchas de água salgada nos bancos dos automóveis. Ferrugem nas defesas. Corrosão dos cabos da bateria, radiadores e outras peças metálicas do motor. Tudo isso resulta em uma vida difícil para o seu veículo e tem um preço alto na sua carteira. Se você mora perto do oceano, precisa conhecer os fatos sobre por que o ar salgado é ruim para o seu veículo e como ele pode levar a reparos caros.
Água salgada danifica carros?
Sim, é verdade – de mais maneiras do que você pensa. A maioria dos proprietários de automóveis sabe que o sal não é bom para seus carros. Mas, muitos podem não saber como ou por que isso danifica seu veículo.
Do ponto de vista científico, é a combinação de umidade, oxigênio e cloreto de sódio (sal) que faz o trabalho sujo. A imersão constante em água salgada causa mais danos ao metal do que a ferrugem. Na verdade, corrói o metal cinco vezes mais rápido do que a água doce.
Claro, as pessoas geralmente não deixam seus carros parados na água salgada. Mas, o ar úmido do oceano contém muita água salgada. Como resultado, ele corrói o metal 10 vezes mais rápido do que o ar mais seco.
Você nem mesmo precisa morar na praia, pois a forte brisa do mar pode carregar sal no ar a até cinco milhas ou mais de distância. Como resultado, as pessoas que moram perto da praia devem monitorar constantemente as condições de seus veículos quanto a sinais de danos causados pela água salgada.
Como a água salgada danifica os carros?
Tudo começa com o exterior do seu carro. O ar deposita vestígios de água salgada em todo o exterior do carro todos os dias. O sal corrói lentamente a tinta e qualquer metal exposto. Esses minúsculos depósitos não se tornam perceptíveis até que comecem a se formar.
O primeiro lugar em que você provavelmente notará danos por sal é no porta-malas e no capô do carro. Por serem horizontais, essas superfícies são atingidas por mais depósitos de sal do que os painéis laterais. Além disso, a água tende a permanecer ali em vez de escorregar. Se você notar ferrugem ou manchas de tinta em seu porta-malas ou capô, verifique suas portas e painéis laterais também. Quanto mais cedo você detectar o problema, mais poderá fazer para evitar mais danos causados pelo ar salgado.
Água salgada na pintura do carro.
A pintura do seu carro é importante porque protege o metal subjacente da destruição do meio ambiente. Também faz com que seu veículo tenha uma boa aparência. O acúmulo de sal na pintura do carro pode corroê-lo com o tempo, expondo o metal à ferrugem. A ferrugem não reparada pode se espalhar para áreas onde não pode ser vista a olho nu, causando mais danos e despesas de reparo mais altas.
As áreas da praia costumam ter muito sol, o que é outro inimigo da pintura do seu carro. A exposição constante ao sol aumenta o tamanho dos poros da tinta. Isso deixa mais espaço para o sal no ar encontrar um lar no seu carro. Como resultado, a tinta perderá o brilho, tornando-a menos brilhante. O sal acabará por comer buracos na pintura, levando a mais ferrugem.
Manchas de água salgada em bancos de carros
A água salgada pode danificar o interior do carro com a mesma facilidade que o exterior, começando pelos bancos. Cada vez que você volta de um mergulho no oceano, um pouco de água salgada sobe no assento.
Sentar sobre uma toalha pode fornecer alguma proteção, mas se seu maiô ainda estiver molhado, água salgada pode vazar pela toalha. Deixar as janelas abertas na praia permite que a névoa salina levada pelo vento entre no carro e nos assentos. Com o tempo, isso aumenta, causando manchas desagradáveis nos assentos do carro. Quanto mais escuros forem seus assentos, mais óbvias serão as manchas.
Água Salgada Sob o Capô
O ar salgado não se instala apenas no exterior do seu carro. Ele também entra, ao redor e no que está sob o capô do seu veículo. Como resultado, componentes-chave como porcas, parafusos e até mesmo seus freios podem sofrer corrosão do ar salino. Tal como acontece com a superfície do seu carro, isso acontece gradualmente, dificultando a sua percepção. Após alguns anos, manchas de ferrugem começarão a aparecer nas peças internas de metal.
Lutando contra o ar salgado
Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para minimizar ou prevenir a destruição causada pelo ar salgado e pela água.
Procure cobertura. Quando possível, estacione dentro de casa, longe do sol e da brisa do mar. Seja em uma garagem em casa ou no subsolo ao visitar o shopping, ficar longe do sol oferece uma medida de proteção. Não vai tirar o sal do ar, mas vai desviar os raios nocivos do sol. Se você não tem garagem em casa, uma cobertura de carro ajudará.
Cuide da pintura. Os carros novos são mais resistentes aos danos causados pelo clima porque a pintura está em perfeitas condições. Com o passar dos anos, a tinta sofrerá com a exposição diária ao ar, entalhes, arranhões, manchas e outras circunstâncias que podem lascar e / ou corroer a pintura. Retocar a pintura assim que notar algum dano pode prevenir a ferrugem e manter o bom aspecto do seu veículo.
Lave e encere seu carro regularmente.
Depois de comprar um carro novo, a maioria das pessoas cuida bem dele com lavagens e ceras regulares. À medida que a novidade passa, pode ser fácil adquirir o hábito de limpezas menos frequentes. No entanto, uma das melhores coisas que você pode fazer para proteger a pintura e o metal do seu carro são lavagens e ceras frequentes – especialmente quando se vive perto do oceano.
Tinta de carro
No mínimo, lave seu carro pelo menos uma vez a cada duas semanas e encere-o a cada três ou quatro meses. Quanto mais velho for o carro, mais frequentemente você deve lavar e encerar. Uma boa maneira de adquirir o hábito é deixar o carro passar pelo lava-rápido toda vez que você abastecer. Se você não dirige muito e só enche o tanque uma vez por mês, precisará lavar o carro à mão ou fazer uma viagem separada para um lava-rápido.
Como remover uma mancha de água salgada do seu carro
Felizmente, manchas de água salgada em assentos de automóveis podem ser tratadas com bastante facilidade porque são solúveis em água. A melhor hora é quando as manchas ainda estão um pouco úmidas. Se você esperar dias para removê-los, será muito mais difícil retirá-los.
Para remover manchas de água salgada em assentos de automóveis, primeiro aspire a área para remover qualquer resíduo de sal. Em seguida, sature a área com água morna e use uma toalha limpa para enxugar a água e deixar o assento bem seco. Se você ainda puder ver o resíduo de sal branco, repita o processo.
Depois de remover todo o resíduo de sal, misture e despeje metade da solução de vinagre / metade de água morna em um borrifador. Sature a mancha com a solução e deixe descansar por cerca de meia hora. Use uma toalha limpa para enxugar o vinagre e os borrifos de água e a mancha desaparecerá.
Um carro inundado com água salgada pode ser consertado?
Aqui está outra resposta para a pergunta: “Como a água salgada danifica os carros?” e não é bom. Um carro inundado não é bom se a água é doce ou salgada. Uma grande quantidade de água pode arruinar o interior do carro e comprometer a eletrônica e o trem de força.
As inundações de água salgada causam os piores danos aos carros. Muitos especialistas em carroceria dizem que uma inundação de água salgada torna o carro irreparável em qualquer nível, a menos que você esteja preparado para reconstruí-lo completamente.
Deixando de lado as inundações, a manutenção regular ajuda muito a proteger contra água salgada na pintura do carro e outros danos.