A Porsche está procurando expandir seus empreendimentos elétricos a bateria com uma plataforma totalmente nova que sustentará uma ampla gama de modelos. O lançamento da Premium Platform Electric (PPE) é um Macan elétrico a bateria.
A nova plataforma também suportará uma arquitetura de 800 volts, que a Porsche lançou com seu Taycan. Mais importante do que a voltagem da arquitetura, a Porsche diz que o sistema “inicialmente chegará a cerca de 450 kW”, o que representa impressionantes 603 cv.
Isso promete muita diversão para o próximo Macan EV. A Porsche também observa que a nova plataforma terá mais de 1.000 Nm de torque, ou seja, 707 lb-pés, o que significa que o próximo crossover compacto plug-in terá velocidade .
A Porsche observa que a próxima plataforma será modular e suportará sistemas de tração traseira e nas quatro rodas. Embora isso comece oficialmente com o novo Macan EV, é difícil ignorar o restante da programação. É quase uma aposta segura que crossovers Porsche maiores, como o Cayenne, também verão produtos dessa nova plataforma PPE, e a capacidade de tração traseira pode sugerir um Porsche 911 elétrico a bateria em um futuro próximo.
Somando-se à especulação do 911 EV, o motor traseiro desta plataforma, como diz a Porsche, “está posicionado particularmente bem atrás, resultando em um equilíbrio de peso ligeiramente voltado para trás com a proporção de 48% para 52%”. É difícil dizer se esse viés de peso traseiro é uma homenagem ao 911 ou apenas uma mera coincidência. Alimentando esta nova plataforma estão motores elétricos síncronos permanentemente excitados.
As variantes AWD também podem direcionar a potência para a parte traseira com o que a Porsche chama de eixo traseiro Performance, que contribui para a distribuição de peso mencionada acima e ajuda a lidar com uma distribuição de torque totalmente variável. Embora isso seja uma boa notícia em geral, e deva tornar o Macan EV interessante em uma pista, esse gerenciamento de torque totalmente variável aponta ainda mais para a possibilidade de outro sedã ou cupê de alto desempenho chegando.
Alimentando tudo isso, há uma bateria de aproximadamente 100 kWh. A Porsche diz que esse tamanho equilibra com sucesso alcance, desempenho e sustentabilidade. Isso é maior do que as baterias atualmente disponíveis no carro-chefe da Porsche, Taycan EV, mas ainda seria pálida em comparação com a enorme bateria encontrada nos ossos do GMC Hummer EV. Este tamanho também se alinha com a capacidade da bateria do Tesla Model S P100D. Trabalhando com o sistema de 800 volts, a Porsche diz que você pode esperar 80% de uma carga de 5% em 25 minutos. Claro, isso é mais uma taxa teórica e depende de como você está carregando a bateria.
Ainda assim, é difícil dizer o que o PPE sustentará até que comece a ser lançado oficialmente na linha Porsche, começando primeiro com o Macan EV. A Porsche ainda não disse oficialmente quando podemos esperar um Macan EV, mas não deve ser um choque ver um aparecer para o ano modelo de 2024.