Sempre que você abrir e remontar o sistema de arrefecimento, deve testar a pressão do sistema de arrefecimento para verificar se há vazamentos. Este é geralmente o próximo passo depois de um sistema de arrefecimento flush. O teste de pressão também pode ser realizado se houver suspeita de vazamento.
Por que testar a pressão de um sistema de arrefecimento do motor?
O teste de pressão é usado para verificar se há vazamentos no sistema de arrefecimento e testar a tampa do radiador. O testador de pressão mais comum é a bomba manual com adaptadores para caber tampas de tamanho diferente e o pescoço do enchimento do radiador.
Outro tipo de testador de pressão usa ar de loja conectado à mangueira de estouro do refrigerante. Um terceiro tipo tem um adaptador que substitui a tampa do radiador e permite a inserção de uma sonda de pressão ou temperatura. O ar da oficina ou simplesmente a pressão gerada pelo sistema de refranhista pode ser usado para medir a pressão e verificar vazamentos.
Como testar a pressão do sistema de arrefecimento?
Você usa um testador de pressão para o sistema de arrefecimento. Se você não tem um, alugue um da sua loja local de autopeças. Ele virá com instruções.
Geralmente, ele se prende ao radiador onde a tampa do radiador vai e você bombeia à mão até que a pressão no medidor corresponda à pressão que está escrita em cima da tampa do radiador. Normalmente, em um veículo moderno, essa pressão é entre 13 e 16 psi.
Deixe o veículo com essa pressão por 20-30 minutos. Em seguida, inspecione todo o sistema de arrefecimento em busca de vazamentos e verifique o medidor de pressão no testador de pressão para uma mudança de pressão. Se a pressão for menor do que antes, provavelmente há um vazamento.
O teste de pressão é usado para verificar se há vazamentos no sistema de arrefecimento e testar a tampa do radiador. O testador de pressão mais comum é a bomba manual com adaptadores para caber tampas de tamanho diferente e o pescoço do enchimento do radiador.
Para testar o sistema usando um testador de bomba manual, certifique-se de que o radiador está cheio. Use o adaptador correto e conecte-o ao pescoço do enchimento. Conecte o testador de pressão ao adaptador. Aplique lentamente pressão no sistema até o alcance do sistema ou o alcance mostrado na tampa do radiador. O sistema deve manter a pressão por pelo menos dois minutos. Se não, verifique se há vazamentos no sistema.
Para testar a tampa do radiador com a bomba manual, conecte a tampa à bomba usando o adaptador adequado e opere a bomba até que a tampa comece a soltar a pressão. Observe a leitura na tampa para ver se está liberando com a pressão adequada. Pare de aumentar a pressão. A tampa deve ser capaz de segurar essa pressão por aproximadamente um minuto. Se a tampa for liberada mais cedo ou tarde ou não segurar a pressão, substitua a tampa.
Para testar o sistema usando ar de loja, instale o adaptador com a sonda de pressão. Conecte o ar da loja e aumente a configuração do regulador à classificação de pressão para esse sistema. Depois que a pressão for atingida, desligue o ar da loja. O sistema deve manter a pressão por dois minutos. Se a pressão cair, verifique se há vazamentos no sistema.
Se não forem encontrados vazamentos externos, considere sempre a possibilidade de uma junta de cabeça falha que permita o vazamento de refrigerante nos cilindros ou nas passagens de óleo.
Outros itens a serem lembrados sobre o sistema de arrefecimento:
- Nunca abra quando o motor estiver quente. O refrigerante vai te queimar.
- Um sistema de arrefecimento pode ser realizado a cada 160.000 km em veículos modernos ou mais cedo se o refrigerante estiver sujo após a inspeção.
- Um sistema de arrefecimento flush e/ou reparo de um vazamento no sistema de arrefecimento pode não corrigir um problema de superaquecimento com o motor. Isso deve ser verificado por um profissional.
Um teste de pressão de refrigeração mostrará uma junta na cabeça estourada?
Se você suspeitar de uma falha na junta da cabeça, o teste científico é verificar se há gases de combustão no sistema de arrefecimento. Este teste mostrará se a compressão vazou para o sistema de arrefecimento e, portanto, se a junta da cabeça explodiu.
O que é pressão normal do sistema de arrefecimento?
Dependendo do modelo, essa pressão pode variar de 4 a 30psi (30 a 200 kPa). A válvula de alívio de pressão permite que o excesso de pressão escape quando a pressão do sistema aumenta com a temperatura.
O que não causa pressão no sistema de arrefecimento?
A causa mais comum de vazamentos de radiadores são mangueiras vazando, mas você pode ter vazamentos no próprio radiador, o que pode ser um problema maior. Desse modo, o sistema de arrefecimento funciona no radiador para o motor quente, além de funcionar e voltar novamente, criando muita tensão.