O ponto morto superior (pms) do motor é um dos fatores que contribuem para o correto funcionamento do carro.
Essa posição do êmbolo tem que estar marcada de forma precisa, o que irá evitar, assim, o desgaste mais rápido desse dispositivo importantíssimo de um veículo.
Se você não sabe bem como fazer para encontrar o ponto morto superior de um motor, é preciso ficar por dentro urgentemente das principais formas de posicioná-lo corretamente, de forma que isso não traga problemas futuros.
Dessa forma, resolvi trazer aqui esse artigo explicando um pouco sobre a importância de saber encontrar o ponto morto superior e como fazer isso.
Você ficará conhecendo, entre outras coisas, sobre a definição ou conceito do ponto morto superior e as principais ferramentas que podem ajudar a encontra-lo.
Quer saber mais? Então acompanhe esse artigo até o final e vire craque nesse assunto!
Saiba como encontrar o ponto morto superior
O que é o ponto morto superior?
O ponto morto superior é aquele que encontra-se na posição mais extrema ou mais alta do êmbolo, na parte de cima interna do cilindro do morto.
Na situação em que o ponto morto superior está ativado, o volume dentro do cilindro é mínimo, ou seja, a cilindrada do motor é a mínima possível.
Em um ciclo de trabalho em um morto de quatro tempos, há quatro cursos completos que são dados no êmbolo.
Dentro desses cursos, o de admissão é quando o êmbolo se encontra exatamente no ponto morto superior.
No curso de compressão, o êmbolo precisa ir até o ponto morto superior para que o ar seja totalmente comprimido dentro da câmara.
Já no curso de expansão, o êmbolo é levado do ponto morto superior para o inferior, fazendo com que o vibrarequim gire.
No último curso, o de exaustão, o êmbolo volta para o ponto morto superior, recomeçando todo o curso desde a admissão.
Isso mostra o quanto essa posição do êmbolo do cilindro do motor é importante para o funcionamento desse dispositivo e, logicamente, o funcionamento do veículo também.
Como encontrar o ponto morto superior do motor?
Para encontrar o ponto morto superior do motor, você deve utilizar um disco graduado, com graduação em PMS (ponto morto superior) e PMI (ponto morto inferior).
Esse disco, além de ajudar a encontrar o exato PMS, ainda auxilia a que você encontre também o ponto de ignição do motor.
É importante encontrar o PMS por vários motivos, como entender o enquadramento do comando de válvulas, definição da taxa de compressão, identificação da distância entre válvulas e pistão, leitura do ponto de ignição, entre outros mais.
Não é possível que o PMS seja encontrado apenas “com o olho”, sem que se utilize as ferramentas adequadas e necessárias para tal.
O relógio comparador, por exemplo, pode ser considerado como a ferramenta mais indicada, juntamente com o disco graduado, pois evita que seja medido um grau a mais ou a menos do que o correto do PMS.
Começando a busca pelo PMS
Para começar a busca, a base magnética do relógio comparador deve ser apoiada sobre a face do pistão do motor.
O volante do motor, então, deve ser rotacionado até se achar o ponto máximo possível no relógio comparador.
Após esse ponto máximo ser encontrado, o relógio comparador deve ser posicionado em zero, para assim ser marcado o ponto máximo superior.
O disco graduado, que deve ser utilizado nesse momento em um local escolhido por você no motor, precisa ser alinhado com o ponto zero (o PMS) encontrado com o relógio comparador.
Além do uso para encontrar o ponto morto superior, ainda é possível utilizar o relógio comparador e o disco graduado para achar outros problemas não perceptíveis a “olho nu” no motor.
Alguns exemplos são problemas na biela (biela empenada) ou no virabrequim (girabrequim ou árvore de manivelas).
Uma dúvida muito comum sobre a escolha do relógio comparador para encontrar o PMS é sobre onde o tipo de marcação dele, se analógico ou digital.
Apesar de muitos preferirem o relógio comparador digital, pela maior facilidade de verificação visual, nem sempre ele é tão preciso quanto o relógio analógico, o que faz toda diferença para que o PMS esteja correto e o motor funcione bem.
Conclusão
Como você viu, o ponto morto superior é a posição máxima encontrada do êmbolo que fica na parte interna do cilindro do motor.
Não é possível encontrar o PMS através do “visual”, pois corre-se o risco de que haja erros na marcação de um grau para mais ou para menos, por exemplo, o que pode trazer resultados muito prejudiciais.
Para achar o PMS, é preciso, portanto, utilizar ferramentas especiais para isso, como o relógio comparador e o disco graduado.
Gostou do artigo de hoje sobre o ponto morto superior?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa ajudá-lo.