A Peugeot lançou o Partner Rapid no Brasil. O furgão é um clone do Fiat Fiorino, com o qual compartilha a base, a mecânica e a carroceria.
Os dois veículos são feitos na fábrica da Stellantis em Betim (MG), a italiana e a francesa pertencem ao mesmo grupo. Eles só diferem, basicamente, no seu logo e detalhes no acabamento e equipamentos.
De qualquer maneira, o novo Peugeot possui um preço sugerido de R$ 101.390 na versão Business. Ou seja, é R$ 8.295 mais barato que o Fiorino.
Logo, o principal apelo do Partner Rapid é o preço. De acordo com a Peugeot, o furgão possui como objetivo os empreendedores e pequenos e médios frotistas.
Segundo a empresa, o segmento de transporte de carga chamado de última milha cresceu 74% no Brasil em 2021. E agora a projeção é de crescimento de 10% ao ano.
Do mesmo modo que o Fiorino Endurance, o Partner Rapid vem com o motor 1.4 flex Evo feito pela Fiat. De acordo com a marca francesa, esse quatro-cilindros gera potência de 86 cv e torque de 12,2 mkgf com etanol.
Com gasolina, são, respectivamente, 84 cv e 11,8 mkgf. No entanto, ao menos na ficha técnica, no furgão da Fiat a força máxima é 0,3 mkgf maior. Contudo, em ambos ela está disponível às 4.000 rpm.
Segundo os dados da Peugeot, com etanol o carro pode rodar, em média, 453 km com um tanque. Com gasolina, a autonomia sobe para 664 km. O câmbio manual de cinco marchas colabora para os bons 12,08 km por litro de gasolina.