Seu óleo de engrenagem está trabalhando constantemente para reduzir as tensões colocadas em sua caixa de engrenagens, a mantendo operando no máximo.
Mas, como a maioria dos lubrificantes, pode eventualmente precisar ser trocado, caso contrário, o lento acúmulo de depósitos pode acabar entupindo o filtro da caixa de óleo e potencialmente danificando seus componentes, resultando em reparos dispendiosos.
Neste guia, veja instruções simples e passo a passo sobre quando e como verificar e trocar o óleo e o filtro da engrenagem, garantindo que sua caixa de câmbio continue funcionando da melhor maneira possível.
Quando devo trocar o óleo e o filtro da caixa de câmbio?
Se o seu veículo ou maquinário não possui um sistema de monitoramento da vida útil do óleo que o alerta automaticamente quando ele precisa ser trocado, saber quando trocar o óleo e o filtro da engrenagem pode ser uma ciência imperfeita, mas existem guias para diferentes tipos de veículos:
As caixas de câmbio manuais geralmente exigem uma troca de óleo da caixa de câmbio a cada 48.000 a 80.000 km.
As caixas de câmbio automáticas geralmente têm intervalos de troca de óleo de engrenagem entre 96.000 a 160.000 km.
É aconselhável que você troque o filtro ao mesmo tempo que o óleo.
Se você tiver um vazamento de caixa de engrenagens reparado, sempre troque o óleo após o reparo para garantir que ele seja totalmente reabastecido.
Como verificar o nível de óleo da caixa de engrenagens
Como esses intervalos são muito grandes, uma boa maneira de avaliar a saúde do óleo é verificar sua cor. Os novos são coloridos (geralmente vermelhos) e semitransparentes, mas à medida que se degradam ou acumulam depósitos, tornam-se mais escuros, perdem a transparência e podem cheirar a queimado devido à oxidação.
Para verificar o óleo da caixa de velocidades:
Abra o capô e localize a vareta da transmissão (sua localização deve ser mostrada no manual do proprietário). Se o seu modelo não tiver um, você provavelmente terá que levantar seu carro usando um macaco ou elevador e, em seguida, remova cuidadosamente a tampa de abastecimento da transmissão localizada no conjunto da transmissão.
Puxe a vareta para fora do tubo de enchimento. Se você levantou seu carro, insira uma régua, chave de fenda ou outro implemento no sistema para tirar uma amostra do óleo. Verifique a cor do mesmo.
Se ele for marrom escuro, preto ou rosa claro (geralmente devido à contaminação da água), você precisará trocá-lo. O fluido marrom-avermelhado e semitransparente geralmente é levemente degradado, mas não significa necessariamente a necessidade de uma mudança.
Como trocar e qual usar
Se você não tem muita experiência em manutenção de veículos ou máquinas, é uma boa ideia chamar um profissional para trocar o óleo da transmissão. Se você quiser fazer isso sozinho, siga estas etapas:
Se o seu veículo ou maquinário tiver um orifício de drenagem, localize-o e coloque uma bandeja de captura embaixo dele. Caso contrário, coloque uma bandeja de captura embaixo de todo o conjunto da caixa de engrenagens.
Desaperte o parafuso de drenagem ou remova a bandeja da caixa de engrenagens e deixe todo o fluido drenar para a bandeja coletora.
Remova a junta e o filtro antigos, com os componentes de reposição à mão.
Inspecione a bandeja da caixa de engrenagens, limpando o ímã de quaisquer pequenos pedaços de metal. Se houver fragmentos grandes, suas engrenagens podem estar muito desgastadas e precisam ser substituídas.
Instale a nova junta e filtro e, em seguida, aparafuse a bandeja de volta ao maquinário ou veículo.
Obtenha o óleo de engrenagem certo para seu veículo ou maquinário usando o Catálogo de Lubrificantes Totais (depois de verificar o manual do proprietário para o tipo de fluido necessário).
Verifique a quantidade de fluido que sua caixa de câmbio requer no manual do proprietário.
Coloque a quantidade correta de fluido em sua caixa de engrenagens usando uma bomba de óleo ou despeje a quantidade correta depois de medi-la.
Deixe o óleo assentar por alguns minutos, depois dê partida no motor e deixe o veículo funcionar por um curto período de tempo.
Verifique o nível de óleo para garantir que está correto (veja a seção anterior deste artigo para obter instruções sobre como).
Descarte o óleo com responsabilidade.
Estas instruções são apenas um guia. Veículos e equipamentos podem ser projetados de forma diferente, portanto, verifique sempre o manual do proprietário. Se você não tiver certeza de como trocar o óleo da caixa de câmbio, sempre use um profissional.