Chegou a época de viajar e se divertir com a família! Contudo, é preciso ter cuidado com as viagens para que só boas lembranças surjam. Um cuidado importante, e, muitas vezes, pouco visado, é com o excesso de bagagem, já que acomodar objetos soltos de qualquer maneira, sem tomar cuidado, pode fazer com que graves acidentes sejam causados.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fazer o transporte de objetos soltos dentro do veículo é considerado uma infração grave, podendo gerar uma multa de R$ 195,23, assim como também cinco pontos na carteira.
Isso porque, no caso de uma frenagem de emergência ou uma manobra brusca, os objetos podem se mover e atingir o motorista, passageiros ou partes importantes do carro.
Pode parecer algo bobo à princípio, contudo, um item de 2 quilos a uma velocidade de 80 km/h pode ser aumentado em até 80 vezes quando o veículo para e chega a 0 km/h.
Por isso, de acordo com a ARTESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), para que você tenha uma viagem tranquila, siga as seguintes dicas:
- “Acomode as bagagens de forma que não atrapalhem a visão do motorista;
- Não coloque objetos, nem mesmo os pequenos, em cima do tampão interno do porta-malas;
- Coloque bagagens mais pesadas primeiro;
- Para volumes mais pesados, aconselha-se colocá-los no fundo e nas laterais do porta-malas;
- Já para mochilas, sacolas e objetos mais leves, utilize o centro do compartimento ou coloque por cima das malas;
- Distribua o peso de forma igual para não sobrecarregar apenas um lado do carro;
- Excesso de peso também pode ser um problema.”