O que é um motor de ignição de faísca?

motor-combustão
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O que é um motor de ignição de faísca?

Um motor de ignição por faísca (motor SI) é um motor de combustão interna, geralmente um motor a gasolina, onde o processo de combustão da mistura ar-combustível é inflamado por uma faísca de uma vela de ignição.

Isso contrasta com os motores de compressão-ignição, tipicamente motores diesel, onde o calor gerado a partir da compressão juntamente com a injeção de combustível é suficiente para iniciar o processo de combustão, sem precisar de qualquer faísca externa.

Os motores de ignição de faísca são comumente chamados de “motores a gasolina” na América do Norte, e “motores a gasolina” na Grã-Bretanha e no resto do mundo.

Os motores de ignição por faíscas podem (e cada vez mais são) executados em combustíveis que não sejam gasolina/gasolina, como Autogas (GLP), metanol, etanol, bioetanol, gás natural comprimido (GNV), hidrogênio e (em corrida de arrasto) nitrometano.

Peças do motor de ignição de faísca

motor-combustão2

Os principais componentes de um motor de ignição por faíscas são os seguintes:

Válvula de entrada: A mistura ar-combustível entra no cilindro através da válvula de entrada.

Válvula de escape: Os gases queimados ou de escape produzidos no curso de energia escapam pela válvula de escape.

Vela de ignição: Produz uma faísca no final do curso de compressão, que inflama a mistura de ar comprimido de combustível.

Cilindro: É um cilindro oco no qual o pistão retribui.

Pistão: É uma parte móvel do motor que executa movimento recíproco e transmite a energia gerada durante o curso de energia para o virabrequim através da haste de conexão.

Haste de conexão: É aquela parte do motor que conecta o pistão ao virabrequim.

Virabrequim: É usado para converter o movimento recíproco do motor em movimento rotativo.

Como funciona um motor de ignição de faísca?

Em um motor de ignição por faísca, o combustível é misturado com ar e, em seguida, introduzido no cilindro durante o processo de admissão. Depois que o pistão comprime a mistura combustível-ar, a faísca acende-a, causando combustão. A expansão dos gases de combustão empurra o pistão durante o curso de energia.

O ciclo de trabalho dos motores de ignição por faísca e compressão pode ser de dois ou quatro tempos.

Um motor de ignição por faíscas de quatro tempos é um motor de ciclo Otto. Consiste nos seguintes quatro traçados: sucção ou curso de admissão, curso de compressão, expansão ou curso de alimentação e curso de escape.

No curso de sucção, a mistura ar-combustível entra no cilindro, e na compressão da mistura de ar-combustível ocorre. Em cabo de energia, combustão de combustível e geração de energia, e em curso de escape de gases queimados fora do motor.

Cada traçado consiste em uma rotação de 180 graus de rotação do virabrequim e, portanto, um ciclo de quatro tempos é concluído através de 720 graus de rotação de manivela. Assim, para um ciclo completo, há apenas um golpe de força enquanto o virabrequim gira por duas ou mais revoluções.

Aplicação do mecanismo de ignição de faísca

Os motores SI de dois tempos são usados em veículos pequenos, como ciclomotores e patinetes.

Estes motores são usados para cortadores de grama.

Estes são usados em pequenos conjuntos geradores de eletricidade e conjuntos de bombeamento.

Os motores SI de quatro tempos são amplamente usados em indústrias automobilísticas.

Os motores GNV são usados em ônibus.

Motores RADial SI são usados em aeronaves de pequeno porte.

Vantagens do motor de ignição de faísca

Os motores SI são de baixo custo

Si Engine produz menos poluição em comparação com o CI Engine

Estes motores são menores em comparação com os motores CI e, portanto, requerem menos espaço.

Esses motores são leves.

O custo de um motor SI é menor em comparação com o CI Engine.

Esses motores exigem menos custo de manutenção.

Desvantagens Do Motor De Ignição De Faísca

Em altas cargas, esses motores são menos econômicos.

Esses motores têm alto consumo de combustível.

Tem menos eficiência em comparação com o motor CI.

Este motor tem um problema de bater.

O que significa o motor de ignição de faíscas?

Um motor de ignição por faísca (motor SI) é um motor de combustão interna, geralmente um motor a gasolina, onde o processo de combustão da mistura ar-combustível é inflamado por uma faísca de uma vela de ignição.

Que ciclo possui um motor de ignição de faísca?

O motor de ignição de faísca explora o ciclo Otto para um motor de quatro tempos.

O que quer dizer com o ciclo de Otto?

O ciclo de Otto é uma descrição do que acontece com uma massa de gás, pois está sujeito a mudanças de pressão, temperatura, volume, adição de calor e remoção de calor. A massa de gás que está sujeita a essas mudanças é chamada de sistema.

Um motor diesel é uma ignição por faísca?

Combustão diesel. O motor diesel é um dispositivo de cilindro de pistão a combustão intermitente. Opera em um ciclo de dois ou quatro tempos (ver figura); no entanto, ao contrário do motor a gasolina de ignição por faísca, o motor diesel induz apenas ar na câmara de combustão em seu curso de admissão.

O que acontece na ignição da faísca?

O termo ignição de faísca é usado para descrever o sistema com o qual a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão de um motor de combustão interna é inflamada por uma faísca. O processo usa um campo elétrico induzido em um ímã ou bobina para construir muitos milhares de volts que são colapsados através de um circuito cronometrado.

Como é feita a faísca do motor?

Quando a alta tensão produzida pelo sistema de ignição é aplicada entre o eletrodo central e o eletrodo do solo da vela de ignição, o isolamento entre os eletrodos se rompe, a corrente flui no fenômeno de descarga e uma faísca elétrica é gerada.

Quais são as 4 etapas do Ciclo Otto?

O ciclo Otto de quatro tempos é composto pelos seguintes quatro processos reversíveis internamente: 1-2, compressão isentrópica; 2-3, adição de calor de volume constante; 3-4, expansão isentrópica; e 4-1, rejeição de calor em volume constante.

Por que o Ciclo Otto é mais eficiente?

A resposta simples é, No otto, a energia disponível é totalmente usada para aumentar a pressão no cilindro. A pressão mais alta implica um trabalho maior feito. Mas no ciclo do diesel, parte da energia é adicionada apenas durante a expansão, por isso não contribui para o trabalho. Por isso, o ciclo de Otto é mais eficiente.

Como saberei se meu motor é CI ou SI?

O motor Si é um motor de combustão interna que opera com o princípio da ignição por faíscas. Ele usa gasolina e utiliza o ciclo Otto. O motor diesel (Ci) também é um motor de combustão interna, que usa diesel e opera em um ciclo diesel.

Qual é a diferença entre dois tempos e quatro tempos?

A principal diferença entre um motor de 2 e 4 tempos é que um motor de 4 tempos passa por quatro estágios, ou duas revoluções completas, para completar um curso de potência. Um motor de 2 tempos passa por 2 estágios, ou uma revolução completa, para completar um curso de potência.

Qual é o melhor motor Si Ou CI?

A CI tem mais eficiência que a SI. A IC produz mais ruído do que o SI quando funciona. A CI produz mais hidrocarbonetos no curso de escape do motor do que os motores SI.

Qual motor tem um carburador?

Por isso, um motor diesel também é conhecido como um motor de ignição de compressão, já que o combustível queima com a ajuda de ar comprimido quente. Em um motor a gasolina, a combustão ocorre quando uma mistura de ar e combustível recebe uma faísca de uma vela de ignição (a centelha inicia a queima de combustível). Esta mistura de ar e combustível é um carburador.

POSTS RELACIONADOS

Guia Completo de Financiamento de Veículos

Carros Flex no Brasil: Vantagens e Desvantagens

Como Identificar Problemas no Sistema Elétrico do Carro

Veja também últimos posts.