O amortecedor é um dos componentes mais valiosos para a rodagem de um veículo. E o stop hidráulico, você sabe o que é e como ele funciona?
Qual a função do amortecedor?
Os amortecedores são componentes essenciais para sua estabilidade e segurança dos veículos na estrada. Como o seu nome denota, o objetivo da peça é sustentar o contato dos pneus com o solo, ao mesmo tempo em que proporciona conforto ao “anestesiar” as irregularidades do solo.
Entretanto, depois de superar a irregularidade, a haste do amortecedor pode alcançar seu fim de curso, o qual é um limite máximo na expansão da haste, provocando a famosa “queda de roda”, que é uma pancada ruidosa, desconfortável e desagradável entre os componentes, e é para evitar isso que o stop hidráulico entra em jogo.
O que é o stop hidráulico?
Dentro dos amortecedores, existe o componente chamado stop hidráulico. Seu único objetivo é evitar a queda de roda como um último recurso, antes que a haste chegue ao fim do seu curso, provocando aquele baque desagradável.
Mesmo que a peça seja fundamental para reduzir as chances do problema, ela não é infalível. Quanto maior sua intensidade e velocidade da expansão da haste, maior é o seu trabalho para que o stop hidráulico possa frear a haste.
Daí vem o nome: stop hidráulico. Durante a revisão do sistema, essa peça recebe muita atenção, como uma manutenção de suspensão, ou até mesmo um rodízio de pneus.
Além da realização do diagnóstico de amortecedor e o reparo do veículo, como também conscientizar o consumidor. Na maioria das vezes, a pessoa que dirige está relacionada à durabilidade dos componentes em seu veículo.