O que é a camisa de cilindro?

Por admin em

É um cilindro que é montado no bloco do motor para formar o cilindro e é uma peça de função crítica que forma o interior do motor. No Japão, eles geralmente são chamados de Liners de Cilindro, mas alguns países (empresas) os chamam de camisa de cilindro.

A camisa do cilindro é uma manga na qual o pistão de um motor retribui. A vida de um cilindro entre seus re-furos depende de dois fatores principais:

  • A abrasão depende da condição atmosférica e da eficiência do filtro de ar e filtro de óleo. O ar atmosférico empoeirado é mais prejudicial à medida que aumenta a abrasão no cilindro.
  • A corrosão do cilindro é causada pelos produtos corrosivos de combustão, que são formados após a queima de combustível com ar. A corrosão é acelerada a baixa temperatura do cilindro devido à umidade de rolamento ácido nas paredes do cilindro.
  • O uso de barris ou mangas separadas, conhecidas como camisa de cilindro, proporciona uma longa vida ao cilindro. Estas camisas de cilindro são feitos de material superior e são instalados no bloco do cilindro. as camisas são removíveis e podem ser substituídos quando usados ou danificados. As camisas devem ter boa resistência ao desgaste e a capacidade de reter óleo para lubrificar a superfície entre as paredes e os anéis do pistão.

Funções das camisas de cilindro

Função 1- Formar a superfície deslizante. Segure firmemente quando a válvula estiver sentada, impedindo que o gás comprimido ou gás de combustão vazem para o coletor entre a válvula e o assento da válvula.

Alta resistência à queimadura

Baixo auto-atrito

Baixo atrito com o anel do pistão

Baixo consumo de óleo lubrificante

Função 2- Condução térmica. Reduz o atrito da cabeça da Vale e do cilindro ao mesmo tempo.

Função 3- Mantenha a hermética. Evite que o gás comprimido e o gás de combustão vazem. A camisa não deve ser propenso à deformação devido à alta pressão/alta temperatura dentro do cilindro.

Materiais para camisas de cilindro

A camisa de cilindro é feito de ferro fundido especial, que tem maior resistência à abrasão em comparação com o ferro fundido cinza com grafite de flocos.

Para camisas de cilindro, o ferro níquel-cromo tem sido usado popularmente. O ferro níquel-cromo utilizado contém carbono 3,5%; manganês 0,6%; fósforo 1,5%; Enxofre 0,05%; silício 2%; níquel 2%; e cromo 0,7%.

Para aumentar a resistência ao desgaste, as camisas são endurecidos pelo aquecimento para 855°C-865°C por 30 a 40 minutos e depois saciados em óleo. Por esse tratamento térmico, a vida útil das camisas é aumentada para três vezes mais do que com cilindros de ferro cinza ou ferro fundido.

Tipos de camisas

As camisas ou mangas do cilindro são de dois tipos:

1. Camisas secas

Camisas secas são feitos na forma de um barril com uma flange no topo. O flange mantém a camisa em posição nos blocos de cilindros. A camisa encaixa com precisão no cilindro. O contato perfeito da camisa com o bloco do cilindro é necessário para o resfriamento efetivo.

Além disso, a pressão do gás, o impulso do pistão e o impacto durante a combustão são resistidos pela espessura combinada da camisa e do cilindro. Portanto, as camisas secas são mais finas com espessura de parede variando de 1,5 mm a 3 mm, e são usados principalmente para recondicionamento de camisas desgastadas. As camisas secas não estão em contato direto com a água de resfriamento.

2. Camisas molhadas

Uma camisa molhada é chamada porque a água de resfriamento entra em contato com a camisas. Esta camisa é fornecida com uma flange na parte superior, que se encaixa na ranhura feita no bloco de cilindros. Para evitar o vazamento de água de resfriamento no cárter, a extremidade inferior da camisa molhada é selada com a ajuda de anéis de vedação ou anéis de embalagem.

Como a camisa molhada tem que suportar a pressão do gás, o impulso e o impacto da carga, a espessura da parede da camisa é aumentada e é feita mais do que a da camisa seca. Geralmente, a espessura da parede da camisa molhada varia de 3 mm a 6 mm.

A parte externa da camisa é revestida com alumínio para que ele seja protegido contra ferrugem. A camisa molhada é melhor resfriada do que a camisa seca. É facilmente removível quando está desgastado ou danificado.

Comparação de camisas Secas e molhadas

Uma camisa molhada pode ser facilmente substituída, enquanto uma camisa seca requer ferramentas especiais porque é montado no bloco do cilindro.

Uma camisa molhada é devidamente resfriada, pois vem em contato direto com a água de resfriamento, enquanto uma camisa seca não entra em contato direto com a água de resfriamento. Portanto, a temperatura de trabalho de uma camisa seca é mais do que uma camisa molhada.

Uma camisa molhada precisa de juntas à prova de vazamento para que a água de resfriamento não vaze para o cárter, enquanto uma camisa seca não tem tal exigência.

Uma camisa molhada não requer acabamento preciso por fora, enquanto uma camisa seca precisa de acabamento preciso.

O acabamento pode ser concluído em uma camisa molhada antes da montagem, enquanto uma camisa seca precisa ser finalizado após a montagem.




0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
2
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x