Se você é proprietário de um carro, deve ter experimentado isso em algum momento de sua vida como motorista. Apenas um dia normal, você está dirigindo na rua e de repente, um objeto aparece em seu caminho. Nessa situação, todos queremos evitar esse objeto o mais rápido possível, mas os motoristas precisam ter um reflexo do raio naquela fração de segundo decisiva.
Apesar do esforço, poucos motoristas têm reflexos de gato para evitar uma colisão. Com o objetivo de ajudar os proprietários de automóveis, as montadoras criaram a tecnologia ESA (também conhecida como Evasive Steering Assistance) como parte do conjunto de segurança ADAS (abreviação de Advanced Driving Assistance Systems). Então, o que é essa assistência e como ela funciona? Vamos direto ao assunto.
A definição
A Assistência de Direção Evasiva é o recurso que ajuda os proprietários de carros a manobrar em torno de objetos parados ou carros em movimento lento quando os proprietários não conseguem evitá-los freando. O objeto pode ser um ciclista, pedestre, carro ou animais. Em suma, esta assistência ajuda-nos a evitar tudo o que não podemos evitar.
Como funciona?
Quando os motoristas perdem a atenção na estrada e um objeto aparece de repente, eles só podem contar com seu tempo de reação. E se eles reagirem muito rápido ou muito devagar, pode acontecer um acidente. Assim, para que os proprietários de carros evitem essas situações, temos a tecnologia ESA.
Essa tecnologia oferece torque de direção extra aos reflexos dos motoristas. Para ser mais específico, o sistema usa dados da câmera frontal junto com os sensores de radar do carro com o objetivo de calcular um caminho seguro contornando o obstáculo.
Para que o sistema funcione, precisamos da ajuda do AEB (também conhecido como Automatic Emergency Braking) e do FCW (abreviação de Forward Collision Warning). Com a ajuda desses dois, o ESA inicia quando o sistema FCW detecta uma colisão frontal.
Junto com isso, os donos de carros iniciam uma manobra evasiva com um giro do volante, principalmente agressivo. Nesta situação, os proprietários de carros podem atingir o ângulo máximo de direção muito mais rápido do que em um cenário sem assistência, graças ao ESA.
Este sistema também oferece aos proprietários uma maneira de manter a estabilidade do carro, pois mudanças repentinas na direção podem afetar o equilíbrio do carro. Esse efeito negativo pode aumentar as chances de virar ou girar de maneira perigosa.
E quando o carro contorna o perigo da estrada, este sistema ESA também ajuda os proprietários de carros a retornar ao curso replanejado. Este sistema funciona em velocidades de rodovia e cidade.
Outra coisa a ter em mente é que o motorista é quem controla a direção, não o sistema ESA. Este sistema só pode ajudar os proprietários de carros, dando suporte adicional quando eles mais precisam.
Portanto, se você está preocupado com o fato de o sistema assumir o controle total dos drivers, isso não acontecerá. Para ser mais específico, nunca força as mãos dos motoristas do volante. Junto com isso, os motoristas podem facilmente substituir o sistema ESA colocando a mão no volante e retomando o controle.
Os benefícios da assistência de direção evasiva
Agora que reconhecemos as vantagens da assistência de direção evasiva, vamos falar sobre os benefícios desse sistema. Em geral, o sistema de assistência de direção evasiva nos fornece quatro recursos de segurança cruciais:
O primeiro benefício é que esse sistema ajuda os proprietários de carros a evitar colisões frontais com outros veículos, pedestres e objetos.
O segundo benefício é a capacidade de orientação. Ele ajuda os motoristas a manter um caminho seguro mesmo depois de desviar.
O terceiro benefício é que ele inicia a frenagem com o objetivo de diminuir a gravidade de uma colisão.
O último benefício é que preserva a estabilidade do carro. Além disso, diminui o risco de perder o controle durante uma manobra de emergência.
Portanto, mesmo que a melhor solução para evitar um acidente de carro seja dirigir com cuidado e cautela, os proprietários de carros podem ter outra camada de segurança graças ao ESA. Quando o imprevisto acontece, o ESA pode ajudar muito os motoristas.