Vamos dar uma olhada em alguns dos melhores carros elétricos novos que vão chegar às ruas ao longo do próximo ano e além. A maioria nem tem preço em reais, somente em euros ou dólares.
É oficial, veículos elétricos estão no mainstream. 2021 foi um ano recorde para as vendas de EV, com mais veículos registrados no ano passado do que nos cinco anteriores combinados.
No ano passado, produziu um fluxo de novos modelos de carros elétricos dos maiores fabricantes do mundo, apesar da indústria lutar contra problemas mundiais de fornecimento e semicondutores.
Estes incluíram o Ford Mustang Mach-E, o Volkswagen ID 4 e o Porsche Taycan Cross Turismo. Enquanto a crise de oferta continua por enquanto, estamos ansiosos por outro ano emocionante de modelos de emissão zero mostrando o futuro do automobilismo.
Dacia Spring EV
Um dos primeiros carros elétricos da Dacia mantém a filosofia da empresa de manter as coisas simples. Você tem quatro lugares, um motor elétrico de 44cv e 225 km de alcance, mas também uma classificação de segurança NCAP de uma estrela.
Nissan Ariya
Outro rival do Volkswagen ID 4, o SUV elétrico da Nissan começará a partir de £41.845. Os modelos de entrada são de tração dianteira e alimentados por uma bateria de 63kWh, enquanto o e-Performance de primeira linha aumenta as estacas para tração nas quatro rodas, 87kWh e 389bhp.
Toyota bZ4X
O tão esperado primeiro EV sob medida da Toyota tem preço similar ao Nissan Ariya, a partir de £41.950 no Reino Unido. A Toyota tem muita experiência no desenvolvimento de crossovers de primeira classe, mas será capaz de se destacar entre outros rivais estabelecidos?
O bZ4X vai tirar mais de 20 anos de experiência de eletrificação, com duas variantes em oferta: um único motor, um modelo de 201bhp, e um motor duplo, tração nas quatro rodas range-topper oferecendo 248bhp e um tempo sub 8.0seg 0-62mph.
Volkswagen ID Buzz
O lendário ônibus da Volkswagen retorna, mas parece radicalmente diferente apesar de seu estilo retrô. O ID Buzz passa de energia de flor para elétrica após 70 anos, baseado em uma variação da plataforma MEB da empresa.
As variantes de porta-aviões, veículos comerciais e campistas estão confirmadas para retornar, com um modelo de distância entre-eixos esperados para 2023. Ele não para por aí, o modelo também está sendo readquirido para condução totalmente autônoma em meados da década.
Renault Mégane E-Tech Electric
O Megane será um dos muitos carros a literalmente intensificar e se transformar em um crossover. Não há necessidade de pânico, porém, como nossas primeiras impressões foram positivas. É bom para dirigir, eficiente e confortável, e uma saída de energia de 215cv e 221 lb ft significa que é rápido também.
Você vai bater 62 mph em 7.4seg, mas você provavelmente vai querer ir um pouco mais lento para que as pessoas possam tomar em seu design atraente. Ele também oferece um alcance reivindicado de 470 km.
Lucid Air
O Lucid Air pode ser um divisor de águas. A empresa afirma que o cupê é capaz de até 800 km de alcance em modelos top-rung, com uma saída de 1065bhp. Esses números surpreendentes significaram que alguns o apelidaram de “o próximo Tesla”.
Os preços nos EUA partem de US$ 87.400 (cerca de £71.830 no Reino Unido), e os carros de entrada são conduzidos por um motor elétrico de 395cv e uma bateria de 75kWh fornecida pela Samsung por 386 km de alcance.