Pode ser estranho imaginar o clássico semáforo com uma quarta iluminação, contudo, alguns pesquisadores dos Estados Unidos já a estão desenvolvendo especialmente para os veículos autônomos.
A finalidade dessa nova sinalização é a liberação de apenas os carros que dirigem sozinhos logo que o sinal vermelho se apaga. Tal opção já está sendo estudada e passando por testes práticos no Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos dos EUA. E a nova cor do semáforo deve ser branca.
As simulações já feitas estão mostrando que essa implementação pode melhorar o tempo de viagem nos cruzamentos e reduzir o consumo de combustível, pois haveria menos situações de arranque.
O estudo também fala que caso haja mais motoristas humanos do que autônomos na estrada em um determinado momento, o semáforo pode voltar ao seu estilo normal, com 3 luzes.
Mesmo com a mudança, o sinal servirá para a mesma coisa, permitindo a travessia dos carros comuns, que estarão coexistindo com aqueles que dispensam motoristas, apesar de acender depois da branca.