Novo conceito MINI Aceman aponta para crossover MINI elétrico de 2024

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Novo conceito MINI Aceman aponta para crossover MINI elétrico de 2024

O novo pequeno crossover elétrico MINI está previsto para daqui a alguns anos, e este conceito dá uma dica muito forte de como o MINI Aceman pronto para produção poderia se parecer.

A próxima geração de modelos do MINI formará a linha mais abrangente e abrangente de todos os tempos da marca, e uma parte fundamental do quebra-cabeça será um novo crossover compacto totalmente elétrico compartilhando seus fundamentos com o futuro MINI Hatch totalmente elétrico. Com lançamento previsto para 2024, este importante novo membro da formação foi apresentado com um novo conceito: o Aceman.

O nome soa semelhante ao pequeno SUV Paceman de três portas de curta duração, retirado em 2016. No entanto, o chefe de design da MINI, Oliver Heilmer, disse à Auto Express que o apelido não é uma referência ao passado, mas uma ruptura limpa, pois o novo carro será o “ás do pacote”.

Ele se encaixa em um lugar totalmente novo na linha MINI criada pelo reposicionamento do Countryman, que crescerá em tamanho para sua próxima geração para cerca de 4,5 metros de comprimento.

O Aceman será um pouco menor que o Countryman de saída, com pouco mais de quatro metros de comprimento, mas a arquitetura totalmente elétrica na qual o carro será baseado, assim como este conceito, maximizará a embalagem para melhorar o espaço interno, apesar de sua pegada relativamente compacta.

As especificações técnicas do conceito Aceman não foram detalhadas, exceto pelo uso compartilhado da nova plataforma totalmente elétrica do MINI para o próximo Hatch que chegará em 2023. Isso significa que o Aceman será construído na China. Com base nos detalhes limitados do que já sabemos sobre esta nova plataforma, dois tamanhos de bateria e duas saídas de energia podem ser oferecidos.

Um carro de nível básico com cerca de 180 cv e uma bateria de 40 kWh para uma autonomia reivindicada de cerca de 190 milhas formará a base da linha, enquanto um carro mais potente com 215 cv com uma bateria de 50 kWh procuraria atingir 250 milhas a partir de um carro completo. carregar.

Em vez de ser uma vitrine técnica, este é um carro-conceito que detalha para onde a linguagem de design da marca está indo e como será a produção do Aceman daqui a dois anos, e de acordo com Heilmer, está mais de 80% completo.

“Como este é o novo membro da família, ficou claro para nós que isso terá uma abordagem moderna, romperá com a linguagem formal típica”, começa Heilmer, que falou com a Auto Express sobre os detalhes da aparência do Aceman e breve .

Embora semelhante em comprimento ao MINI Hatch de cinco portas, em breve descontinuado, o conceito Aceman é mais largo e mais alto, com uma forma mais inspirada em SUV.

Um perfil de duas caixas com as rodas empurradas até os extremos da carroceria do carro significa que as saliências do carro são curtas, também aproveitando ao máximo o espaço interno, e é nessa silhueta robusta que a nova linguagem de design, chamada ‘Simplicidade Carismática, ‘ é projetado.

A extremidade dianteira do carro é onde o Aceman se desvia mais significativamente da linguagem de design atual do MINI, com uma nova face projetada inteiramente para a era elétrica da marca. Mais significativamente, os faróis não são redondos, mas Heilmer diz que, em muitos aspectos, a nova frente é “mais clássica” do que o visual atual da marca, dado o novo elemento de grade octogonal que é iluminado em turquesa.

Os elementos verticais vermelhos enfatizam a altura do carro, dizem, mas também abrigam um par de alto-falantes externos – um dos muitos toques de carro-conceito espalhados por todo o Aceman. Outro conjunto é encontrado na saia traseira.

Os alto-falantes dão as boas-vindas ao motorista quando ele se aproxima do carro, mas também chamam a atenção para a nova geração de design de som que está sendo criada para os modelos MINI elétricos de próxima geração. “Estamos fazendo cada som novo. O som de direção, o indicador, o que for, tudo é composto especificamente para a nova família MINI”, disse Heilmer. “Mesmo pelo seu som será reconhecível como um dos novos MINIs.”

As cavas das rodas proeminentes e verticais criam um visual robusto para o SUV compacto, com rodas de 20 polegadas. Um grande bagageiro de teto é outro aceno para o posicionamento do carro como o novo SUV bebê da marca, e também abriga um toque de marca registrada MINI, com os suportes formando um motivo semelhante à bandeira da União.

 

Na traseira, um visual limpo foi aplicado com pouca desordem, a porta traseira compacta fica rente ao para-choque traseiro usando um emblema MINI e letras Aceman. “Um MINI deve ter uma boa postura, isso é importante”, diz Heilmer, antes de provocar que um novo nível de personalização está à vista para os compradores do MINI, um grupo tradicionalmente interessado em personalização.

“O cliente pode escolher entre duas ou três assinaturas diferentes”, disse ele, sugerindo que aqueles que não querem o design da luz traseira inspirada na bandeira da União poderão escolher outra coisa.

O uso da cor é uma grande parte do conceito do MINI e do novo modelo que o seguirá. A pintura azul perolada do Aceman é combinada com um teto British Racing Green, os elementos dos alto-falantes do carro são destacados em vermelho e há também a moldura turquesa e o emblema roxo. No entanto, a paleta de cores do carro é ainda mais ousada dentro da cabine.

De acordo com a abordagem tradicional do MINI, o uso do espaço dentro do conceito Aceman é inteligente, maximizando o espaço interno para que o carro pequeno pareça bastante grande por dentro desde o nosso primeiro olhar ao redor do carro. Não há couro ou cromo no interior, com várias superfícies têxteis e metais iridescentes usados ​​para criar um ambiente atraente.

Juntamente com o estofamento incomum do assento, o volante do conceito é revestido em veludo verde. Mas, ao lado da sensação divertida e moderna, há um grande aceno para o Mini original na forma da arquitetura do painel e do sistema de infoentretenimento.

“Devido à digitalização, podemos alcançá-lo novamente”, diz Heilmer. O Aceman apresenta uma tela de infotainment OLED única e redonda no centro do painel e, no conceito, é um hardware próximo às especificações de produção.

Abaixo dele, há um pequeno banco de interruptores, onde estão localizados o freio de estacionamento, o seletor de marcha, os modos de direção e os botões de controle de volume, além de um interruptor de energia interpretado como uma versão moderna do turnkey do original. Colocá-los aqui libera espaço para um console central adaptável que vai da área frontal do carro até a traseira.

Outro toque do carro conceito é a inclusão de três “modos de experiência”, definindo o tema para a unidade de infoentretenimento e o painel como um todo. Alternar um dos modos revela que o infotainment se estende além da tela principal, projetando-se por todo o painel.

A navegação pode ocupar toda a superfície, e um ‘jogo de carregamento’ foi desenvolvido com tecnologia de projeção. O objetivo é soletrar com sucesso ‘Aceman’ no painel usando letras de bolha flutuantes, lançadas para fora da tela e através da fáscia com um toque do dedo.

Combinando com a abordagem lúdica do Aceman, o carro fará sua estreia não em um salão de automóveis, mas em uma convenção de jogos. Ele será exibido em agosto na Gamescom 2022 em Colônia. A versão de produção provavelmente será divulgada no final de 2023, antes de ser vendida em 2024.

POSTS RELACIONADOS

Carros Elétricos vs. Carros a Combustão: Qual é o Futuro da Mobilidade?

Novas Leis de Emissões de Poluentes: O Que Mudou?

A Expansão das Estações de Carregamento para Carros Elétricos no Brasil

Veja também últimos posts.