Manutenção preditiva, corretiva e preventiva

Por marketing em

O gerenciamento de manutenção para qualquer tipo de ativo precisa determinar se uma estratégia de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva é mais adequada para aquele produto ou ativo específico.

Todas essas diferentes abordagens de manutenção têm suas próprias vantagens e desvantagens, portanto, escolher a atividade de manutenção correta requer uma compreensão de cada abordagem e como elas podem afetar seus ativos e cronograma de trabalho.

Manutenção corretiva

Uma estratégia de manutenção corretiva, também conhecida como estratégia reativa ou ‘executar até a falha’, funciona com a premissa de que um item pode falhar e só então é reparado ou substituído.

Para que isso funcione, a consequência da falha precisa ser aceitável e não ter impacto significativo no meio ambiente ou na segurança. A falha também não deve ter impacto econômico prejudicial para o proprietário do ativo. A manutenção corretiva também é necessária quando ocorre uma falha.

Esse tipo de manutenção precisa ser realizado assim que ocorrer um mau funcionamento para restaurar um ativo às condições operacionais corretas para que ele possa executar a ação pretendida.

Por exemplo, deixar uma lâmpada do veículo funcionando até que ela falhe antes de substituí-la constitui manutenção corretiva.

Vantagens

Dadas as circunstâncias certas, a manutenção corretiva pode oferecer uma série de vantagens:

1. Custos de curto prazo reduzidos

Como um procedimento de manutenção reativa, há pouco custo associado ao monitoramento e avaliação antes ou depois da falha.

2. Planejamento Mínimo Necessário

Esse tipo de manutenção requer um planejamento mínimo, sem a possibilidade de garantir que uma peça de reposição esteja disponível no momento da falha.

3. Processo Simples

Este é um processo simples e fácil de entender, pois a ação só é necessária quando ocorre um problema.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é a realizada regularmente em um ativo para reduzir a probabilidade de falha. Isso é realizado enquanto um ativo ou item de equipamento está funcionando para que não quebre inesperadamente.

Este estilo de manutenção situa-se entre a manutenção corretiva reacionária e uma estratégia de manutenção preditiva. A manutenção preventiva é realizada para minimizar custos e aumentar o ciclo de vida de um ativo, evitando interrupções ou avarias não programadas.

Vantagens

1. Segurança aprimorada

Ao realizar verificações regulares em seu equipamento, você reduz a chance de quebra inesperada. Dependendo do equipamento em questão, isso pode criar um ambiente de trabalho mais seguro para sua equipe.

2. Orçamento Aprimorado

Ao monitorar a condição do seu equipamento, você pode manter seu orçamento para substituições ou manutenção necessária.

3. Ciclos de vida mais longos para ativos

Equipamentos bem mantidos terão um desempenho melhor e por mais tempo. As verificações de rotina podem melhorar o ciclo de vida de seus ativos, reduzindo a necessidade de substituições caras (e inesperadas).

4. Economize dinheiro

Como os ciclos de vida do seu equipamento são estendidos, você não precisará substituir itens com tanta frequência.

O dinheiro também é economizado em manutenção não planejada, que pode não apenas ser mais cara do que um reparo programado, mas também pode ter outras consequências em relação ao cumprimento dos pedidos dos clientes no prazo.

5. Economize energia

Equipamentos bem conservados tendem a usar menos energia do que itens mal conservados. Isso não é apenas melhor para o meio ambiente, mas também economiza dinheiro em serviços públicos.

6. Menos interrupção ou tempo de inatividade não programado

Se você mantiver um procedimento de verificações regulares, é menos provável que se surpreenda com algo que dê errado. Interrupções não planejadas podem causar interrupções em sua força de trabalho, sua produção e seus prazos de trabalho.

Tudo isso pode custar reputação e dinheiro, especialmente se ocorrer um grande problema. O monitoramento regular pode até mitigar avarias imprevistas, pois sua manutenção pode fornecer informações sobre onde era mais provável que uma avaria tenha ocorrido.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva difere ligeiramente da manutenção preventiva, pois adota uma abordagem ainda mais robusta para determinar quando a manutenção é necessária.

Em vez de usar uma escala de tempo definida ou frequência de uso para determinar quando a manutenção é necessária, a manutenção preditiva usa análises e monitoramento contínuo de dados para detectar se é provável que ocorra uma falha no equipamento.

Esse tipo de monitoramento permite que a manutenção seja realizada quando necessário para resolver um problema específico e evitar a quebra de um ativo.

Como a manutenção só é sinalizada conforme necessário quando a falha é iminente, a manutenção preditiva geralmente é mais econômica do que a manutenção preventiva.

Vantagens

1. Gastos reduzidos

Como a manutenção é realizada apenas quando necessária, essa abordagem elimina os custos de manutenção desnecessários associados à manutenção preventiva.

As tarefas de manutenção geralmente são mais baratas do que com a manutenção reativa, pois os problemas são resolvidos antes que a falha completa do equipamento seja atingida.

Isso não apenas reduz o custo do tempo gasto na manutenção, mas também pode reduzir outros custos, como horas extras, por poder agendar reparos e tempo de inatividade do equipamento.

2. Confiabilidade de ativos aprimorada

Seu equipamento será mais confiável e terá melhor desempenho se for mantido adequadamente. Um sistema de manutenção preditiva pode garantir que seu equipamento esteja funcionando corretamente, aumentando a vida útil de seu maquinário.

Essa confiabilidade aprimorada inclui muitas das outras vantagens da manutenção preventiva, conforme mencionado acima, incluindo segurança aprimorada, controle de orçamento, economia de energia e menos interrupção nos horários de trabalho.

3. Menos tempo de inatividade

Essa técnica de manutenção pode reduzir bastante o tempo de inatividade ou interrupções resultantes de falha do equipamento.

Pequenos reparos e ajustes podem evitar a ocorrência de problemas de grande escala, mantendo a produtividade e a satisfação do cliente.

4. Manutenção Programada

Compreender a condição do seu equipamento significa que você está no controle do agendamento de sua manutenção.

Você pode garantir que os especialistas e as peças necessárias estejam no local quando tiver tempo para fazer reparos, em vez de ter que adotar uma abordagem reativa dispendiosa, ao mesmo tempo em que minimiza as interrupções no fluxo de trabalho para aumentar a produtividade e os lucros.

5. Melhor qualidade do produto

Máquinas mal mantidas podem fazer com que não funcionem corretamente e criem produtos defeituosos.

Ao monitorar seu equipamento, você garante que todas as peças estejam funcionando sem problemas para produzir produtos consistentemente de alta qualidade.




0 0 votos
Avaliação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x