A maioria dos carros modernos oferece boa confiabilidade ao longo de dezenas de milhares de quilômetros, desde que sua manutenção seja mantida em dia, eles não sejam dirigidos de forma abusiva e façam algumas verificações básicas entre eles. Mas existem alguns maus hábitos de direção que você também deve abandonar para salvar seu carro de uma aposentadoria precoce.
Aqui estão 10 hábitos a serem evitados para ajudar a tirar o máximo proveito do seu carro.
1# Mudança de direção para ré enquanto ainda se move para frente (e vice-versa)
Fazer isso dá ao seu carro algumas mensagens muito confusas. Dadas as forças envolvidas na tentativa de fazer com que as principais partes mecânicas de um carro gire na direção oposta à qual o carro está viajando, é uma prática inadequada fazer isso com qualquer veículo.
Em veículos automáticos mais antigos, engatar a ré enquanto o carro ainda está em movimento (em qualquer velocidade) pode danificar a transmissão e é potencialmente perigoso.
Em carros com transmissão manual, tentar selecionar a marcha à ré enquanto o carro está avançando causará um som de trituração ou a caixa de câmbio terá um mecanismo de travamento que evita que a marcha à ré seja selecionada. Basta usar os freios, parar completamente e selecionar a marcha apropriada para mudar de direção.
2# Descendo uma ladeira em ponto morto
Estritamente falando, isso não danificará seu carro, mas o que acontece ao descer uma colina em ponto morto tem suas armadilhas. Em alguns carros modernos, você usará mais combustível descendo uma colina em ponto morto do que se descer uma colina com uma marcha engatada em um acelerador à direita.
Se não for necessário combustível para manter o motor girando (como ao descer uma ladeira com uma marcha engatada), alguns carros podem interromper o fornecimento de combustível.
Portanto, descer uma ladeira em ponto morto costuma consumir um pouco mais de combustível. Selecionar neutro ao descer uma ladeira também significa que você só pode controlar seu carro freando, o que significa menos controle para ajustar sua velocidade ou até mesmo para evitar uma colisão. Nunca desligue a ignição com o carro em movimento.
3# Andar com o carro com pouco combustível no tanque
Deixar o tanque de combustível do carro muito baixo regularmente não é uma boa ideia por vários motivos. Em primeiro lugar, as bombas de combustível em alguns carros modernos estão dentro do tanque de combustível e são projetadas para serem resfriadas e lubrificadas pelo combustível no tanque.
Deixar o tanque quase vazio pode danificar a bomba de combustível do carro com o tempo. Em carros mais antigos com tanques de combustível de aço, deixá-los baixos regularmente pode aumentar o potencial de condensação para causar corrosão.
4# A embreagem não é um apoio para os pés
Os carros com transmissão manual estão se tornando menos comuns à medida que os automáticos assumem o controle, mas se você ainda dirige um manual, vale a pena prestar atenção ao que seus pés estão fazendo.
Os condutores desgastam prematuramente a embraiagem quando apoiam o pé no pedal da embraiagem durante a condução. Isso desengata parcialmente a embreagem e permite que o volante na extremidade do motor esfregue contra o material de fricção da embreagem sem engatar totalmente com ele.
Deslizar excessivamente a embreagem, como engatá-la parcialmente para manter o carro parado em uma colina, também fará com que a embreagem chegue ao fim de sua vida muito mais cedo.
5# Frenagem muito forte
A menos que você esteja descendo uma ladeira muito íngreme, usar regularmente os freios com força é um sinal de que você está acelerando demais ou não prestando atenção suficiente ao tráfego ou ambos. Embora os freios dos carros modernos funcionem incrivelmente bem quando mantidos adequadamente, eles se desgastam mais rapidamente quando usados intensivamente.
Aceleração e frenagem suaves não apenas farão com que seus freios durem mais, mas também o encorajarão a economizar combustível e manterão você e outros usuários da estrada mais seguros. Além disso, frear e acelerar fortemente e movimentos bruscos da direção são usados por alguns carros de alta tecnologia para indicar que o motorista está sofrendo de fadiga.
6# Pressão incorreta dos pneus
O único contato de um carro com a estrada são os pneus. Se eles estiverem sub-inflados ou super-inflados, eles não podem fazer seu trabalho corretamente. Manter os pneus na pressão certa ajudará você a economizar combustível, melhorar a dirigibilidade do seu carro e, o mais importante, mantê-lo mais seguro.
Para encontrar a pressão dos pneus correta para o seu carro, você deve consultar a placa de pneus do veículo, que geralmente pode ser encontrada na tampa do porta-luvas, tampa do depósito de combustível ou na porta ou abertura do motorista.
7# Dirigir muito rápido em lombadas
As lombadas são projetadas para diminuir sua velocidade. Dirigir muito rápido sobre eles é perigoso e causa um choque desconfortável no carro. Fazer isso regularmente acelera o desgaste dos componentes da suspensão do carro, como amortecedores, buchas de borracha e juntas esféricas.
Ele também tem o potencial de desajustar o alinhamento das rodas do carro. As lombadas existem por uma razão e ultrapassá-las muito rápido aumenta os riscos para você, seu carro e outros usuários da estrada.
8# Serviços de carros ausentes
A longo prazo, a manutenção regular do seu veículo de acordo com o cronograma do fabricante do carro é a melhor maneira de tirar o máximo proveito dele por um custo mínimo. Isso maximizará a durabilidade do carro e minimizará as chances de uma conta de reparo inesperada.
Isso não significa que você tenha que levar seu carro de volta ao revendedor para manter sua garantia. Você só precisa fazer a manutenção por uma pessoa qualificada de acordo com o cronograma do fabricante. Isso pode economizar dinheiro e, ao mesmo tempo, garantir que a manutenção do carro esteja em dia. A segurança e outras verificações mecânicas também fazem parte de um serviço.
9# Acelerar o motor ainda frio
Acelerar o motor do seu carro quando ele não estiver devidamente aquecido causará desgaste desnecessário do motor e queimará combustível desnecessariamente. Embora os carros modernos sejam projetados para serem conduzidos imediatamente após uma partida a frio, eles também não devem ser acelerados excessivamente quando estão frios.
Imediatamente após uma partida a frio, o óleo do motor do seu carro ainda não atingiu sua temperatura operacional e também não atingiu sua circulação ideal. Basta ligar o motor e deixá-lo em marcha lenta rápida antes de partir.
10# Não dirigir seu carro de jeito nenhum
Os carros são projetados para serem dirigidos regularmente. A condução regular aquece o óleo do motor e o líquido de refrigeração, os travões e o sistema de escape, o que atrasa a deterioração e ajuda a evaporar a água de zonas onde não deveria estar. A condução regular também mantém a bateria em boas condições. Os pneus podem ficar deformados se o carro ficar parado sobre eles sem se mover por longos períodos.
Os carros também não gostam de funcionar com combustível velho, portanto, manter o combustível novo circulando no carro ajudará a evitar partidas difíceis e depósitos espessos que obstruem o sistema de combustível, além de reduzir as chances de entrada de água no combustível, o que pode causar corrosão.