Eu sou daqueles apaixonados por velocidades. Sabe, na maioria das vezes pego o carro e começo a acelerar instintivamente, mesmo que não esteja com pressa, lá vai eu colocando o pé no acelerador e engatando a quinta marcha. E, em muitos casos, eu fico pensando como pode muitas pessoas atrapalhar o trânsito e como pode fazerem tantas atrocidades com hábitos ruins para o próprio carro. Ai pergunto, sera que é hábito? Falta de conhecimento? Despreparo?
Ou será que é tudo isso junto. O fato é que, certamente o brasileiro costuma realmente apresentar hábitos que se repetidos podem estragar o carro e causar sérios prejuízos financeiros ou até mesmo levar a perca total do veiculo.
Ou seja, resolvemos apresentar uma lista com as 5 principais hábitos que realmente me deixaria muito orgulhoso se você nunca mais – eu digo – nunca mais mesmo voltasse a cometer.
Hábito 1 – Usar o pedal da embreagem como descanso de pé
Imagina a cara do projetista do carro vendo isso acontecer. Será que ele teria a mesma fisionomia do cidadão da foto ai em cima, bem provável que sim. Isso por que na maioria dos carros já existe um lugar próprio pro motorista descansar o pé, mas muitos motoristas continuam com o hábito de usar o pedal. Sabe o que pode acontecer. Apoiando o pé no pedal e passando por uma minima ondulação no asfalto você pode acionar a embreagem – ainda que de leve- causando um aceleração, aumentando o desgaste e acabando com a vida útil do equipamento.
2 – Ficar segurando o carro na subida com o motor
Muitas vezes eu paro e fico olhando as pessoas segurando o carro na subida, acelerando e recuando, acelerando e recuando.
Portanto, imagino a quantidade de desgaste e o desperdício de combustível que esse hábito deve ocasionar com o passar dos anos.
Vem muito uma vontade insaciável de chegar no motorista e perguntar “Você sabia que fazendo isso está forçando o sistema de seu carro e de modo totalmente desnecessário?”
Para facilitar a vida desses motoristas que provavelmente age assim por medo, ou insegurança, alguns modelos contam inclusive com o sistema Hill Holder- dispositivo que retem o carro parado por alguns segundos, facilitando o arranque em subidas.
Caso o seu automóvel ainda não possua tal sistema, basta apenas puxar o freio de mão, problema resolvido.
Hábitos 3 – Andar com os pneus descalibrados
Eu sei, eu sei, que muitos vão falar que dá preguiça, que tem que se sujar todo, que a semana passa corrida e que o fim de semana você quer ficar com a família, quando você vai ver o pneu já está arriado.
Assistindo programas de TV e entrevistas com especialistas entendemos a importância de criar o hábito de calibragem ao menos uma vez na semana. Antes de saírem de fabrica, é realizado um esforço gigantesco conjunto pelas fabricantes de pneus e montadoras para que seja decidida a calibragem ideal.
São realizados tem teste com carga, sem carga, no piso seco e piso molhado. Um pneumático fora dos padrões de pressão consome mais combustível, acaba mais rápido e provém menor segurança, tanto no piso seco quanto na chuva. Esse é um dos principais fatores que faz o pneu do seu carro durar 50 mil km.
4 – Estacionar apoiando o pneu na calçada
Continuando a falar de pneus, outro hábito que percebemos rotineiramente são carros estacionados com os pneus praticamente amassando a guia.
Não estou falando que não pode parar perto das guias, tampouco deixar o volante virado pra guia, estou falando de não friccionar, esfregar, encostar os pneus. Isso por quê esta é uma das maneiras de estragar mais cedo um dos componentes mais importantes de seu veículo.
Pense comigo o quanto de pressão aquele pneu recebe ficando lá amassado – e muitas vezes, o dia todo- no sol escaldante de nossas cidades.
Hábitos 5 – Andar com o carro sempre na reserva
Sim, eu sei que o valor da gasolina aqui é alto, que você precisa se deslocar bastante diariamente e que algumas vezes cinco reais é o que você tem no bolso para abastecer e não ficar no prego no meio da rua. Sei também, que você se vira nos trinta para cumprir as suas obrigações diárias e que o seu carro é um grande facilitador, mas você não pode deixar a luz da reserva mais brilhante que o farol. Fazendo isso, você pode prejudicar bastante o funcionamento da bomba de combustível, pois esse equipamento fica imerso no tanque e usa o combustível para troca de calor e para se manter sempre na temperatura ideal.
Ou seja amigão, dirigir com o nível sempre lá embaixo promove um aquecimento desnecessário para um equipamento que pode, literalmente, te deixar à pé. Ai amigo, se der qualquer problema, é chamar o guincho e esperar. Até aqui falamos de 5 hábitos que a maioria dos motoristas possuem e que pode de fato, estragar o seu veiculo. Claro que existe mais diversos outros hábitos, como comer enquanto dirige e até mesmo falar ao celular. Queremos nesse artigo alertar sobre tais manias e esperamos que você se desperte para algum deles e que se torne um motorista prudente e atento a hábitos saudáveis no trânsito.