Quantos tempo tem para emplacar um veículo novo? (Carro, Moto e Caminhão)

Emplacar carro
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Quantos tempo tem para emplacar um veículo novo? (Carro, Moto e Caminhão)

Quantos tempo tem para emplacar um veículo novo? Após adquirir um veículo em uma concessionária, surgem algumas dúvidas relacionadas com o tempo autorizado para dirigir sem placa e se pode realizar o seguro mesmo sem ter feito o emplacamento.

Se deparar com um veículo novo sem placa é muito comum. Os processos que englobam o emplacamento levam alguns dias, sendo assim, esta situação é prevista pelo Código de Trânsito. No entanto, você deve observar os prazos, já que existe um tempo determinado que o veículo possa trafegar sem placa legalmente.

A lei propõe que o prazo para emplacar um veículo novo seja de 15 dias contados a partir do ato da compra quando tiver a emissão da Nota Fiscal. Neste tempo, a Nota Fiscal deve permanecer sempre com o motorista, para a hipótese de acontecer passar por alguma fiscalização.

Emplacar carro2

É importante destacar que o veículo pode circular durante 15 dias a partir da emissão da Nota Fiscal sem placa, mas o carro só poderá transitar entre a localidade onde foi adquirido até o local do emplacamento. Contudo, se o automóvel se encontrar em outras condições, este poderá ser apreendido.

Caso tenha encerrado o prazo estabelecido para emplacamento, o motorista poderá ser multado, perdendo 7 pontos na carteira de habilitação, ter o veículo apreendido, e ainda ter que pagar R$293,47, como muita gravíssima.

Se você adquiriu o veículo zero e não emplacou, e você reside em outra cidade, vale a mesma informação, sempre andar com a Nota Fiscal de compra respeitando os 15 dias e se por um acaso for parado em uma fiscalização comprovar que está trafegando com o carro com a intenção de já realizar o emplacamento.

Se a placa do seu veículo tiver sido roubada, ou até mesmo perdido por conta de algum acidente, a postura correta é chamar o guincho, pois circular sem placa estando nessas condições estão sujeitos a multas no valor de R$ 130,16 e apreensão do veículo.

Com relação ao seguro, se tratando de carro zero, possuindo a Nota Fiscal que apresenta informações relevantes como os chassis e a procedência do veículo é possível fazer o seguro, com estes dados, faz a abertura do contrato. No momento que a placa estiver pronta, irá apenas emitir a garantia na apólice vigente.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.