De todas as peças móveis de um motor, o eixo virabrequim é o maior e o mais importante. Não há dúvida sobre isso, o virabrequim é a base sobre a qual o motor de combustão é construído.
Nenhuma parte do processo – admissão, compressão, combustão ou exaustão – ocorre sem um virabrequim para colocá-lo em movimento. Mas para a maioria das pessoas, entender como o virabrequim funciona não é muito claro.
Veja como funciona, qual é sua finalidade e o que pode dar errado com o virabrequim.
O que é o eixo virabrequim?
O nome ‘virabrequim’ remonta ao início do século 20, quando os motores dos carros eram acionados com uma manivela, e girá-la era literalmente girar o virabrequim com uma manivela.
Hoje, os motores elétricos de partida fazem esse trabalho, mas o componente interno ainda é chamado de virabrequim.
O virabrequim gira dentro do motor, mas é mantido firmemente em um local nos munhões principais do rolamento.
Em seguida, os pistões que se movem para cima e para baixo nos cilindros são presos com bielas aos munhões do mancal da haste.
Os munhões do rolamento da haste são escalonados estrategicamente, movendo os pistões em um ritmo que equilibra a massa do motor em movimento.
Lembre-se de que o virabrequim deve ser extremamente forte – ele gira centenas ou milhares de vezes por minuto!
Mas não é aí que termina o trabalho do virabrequim.
Uma roda dentada na frente do virabrequim sincroniza-o com o eixo de comando.
Essas peças funcionam em conjunto para que o motor funcione sem problemas.
Como posso saber se há um problema com o eixo virabrequim?
A lubrificação é extremamente importante para que o virabrequim permaneça em boas condições.
Portanto, se as trocas de óleo do motor não forem realizadas rotineiramente, isso pode causar desgaste no virabrequim ou fazer com que ele falhe.
Os problemas do virabrequim geralmente não são sutis. Eles incluem:
Batida do motor devido ao desgaste excessivo no munhão principal do virabrequim e nos rolamentos da haste;
Leituras de baixa pressão de óleo de tolerâncias desleixadas;
Um motor que não liga.
O virabrequim pode ser reparado?
Um virabrequim com defeito é um grande problema, e mesmo pequenos danos ao virabrequim podem gerar grandes dificuldades.
Em alguns casos, ranhuras ou arranhões nos munhões podem ser recapeados e rolamentos maiores instalados, compensando o material removido do virabrequim.
Se o dano não puder ser corrigido completamente, um novo virabrequim precisará ser instalado ou você corre o risco de outra falha logo em seguida.
A substituição do eixo virabrequim
Conforme mencionado, a substituição do virabrequim é sempre um reparo importante. É parte integrante de uma reconstrução do motor na maioria dos casos.
No entanto, é mais do que um dia inteiro de trabalho para um mecânico experiente trocar o virabrequim, além de juntas, fluidos e outras peças menores que serão necessárias.
Se você precisar substituir o virabrequim, é uma boa ideia contratar um mecânico qualificado para fazer o trabalho para garantir que seja feito corretamente.