Abastecer pode ser um processo complicado, desde que tipo de combustível usar até qual posto de gasolina pode oferecer o melhor negócio, decidir com o que abastecer e onde abastecer é geralmente um processo que os motoristas mais experientes terão até um camiseta
Portanto, desta vez, abordaremos quanto combustível você deve abastecer em uma única sessão. É melhor ir cheio? É melhor ir com um enchimento parcial? Ou é melhor fazer valer cada viagem e encher o tanque até a borda?
Tanque cheio
Vamos começar com a coisa mais fácil de dizer: “tanque cheio”.
O tanque cheio padrão é o que a maioria das pessoas usa sempre que vai a um posto de gasolina. A vantagem disso é que você não terá que se preocupar em fazer outra viagem até a próxima parada, o que pode economizar combustível se o próximo posto estiver fora do caminho, mas, mais importante, você economiza tempo.
Se você tiver que abastecer apenas uma vez, levará um bom tempo até que você precise voltar para o posto. Sua próxima viagem dependerá da capacidade do tanque de combustível, da eficiência do motor e da eficiência de sua condução. Também é muito bom dirigir com o tanque cheio de gasolina.
Os contras? Bem, dependendo do seu carro, pode ficar muito caro para você, especialmente se você estiver abastecendo da temida luz de combustível baixo. Pequenos hatchbacks têm pequenos tanques de combustível, então encher esses tipos de carros pode ser mais fácil de engolir do que, digamos, um Mercedes-AMG G 63, com um tanque de 100 litros.
Além disso, mais combustível equivale a peso adicional, e você pode consumir um pouco mais de combustível enquanto carrega um tanque cheio de gasolina. Neste ponto, o seu carro está mais pesado devido ao número de passageiros e as condições de condução são totalmente as mesmas.
Você pode sofrer uma pequena queda na economia de combustível com um tanque que também é reabastecido, mas isso depende de muitas variáveis. Não se preocupe, pois seu carro ficará mais leve quando você consumir mais combustível, no entanto, isso equilibra um pouco as coisas.
Abastecendo até a borda
Abastecer até a borda é bom, mas certifique-se de não encher demais o tanque de gasolina além da tampa de combustível. Existem algumas válvulas de respiro e orifícios de drenagem perto da tampa do tanque para evitar que o combustível seja contaminado com água e outros detritos.
Quanto mais perto você chegar desse buraco, maior a probabilidade de ele entrar em contato com contaminantes, especialmente se seu carro estiver do lado mais antigo e as vedações da tampa de combustível não estiverem mais nas melhores condições.
Tanque parcial
Existem muitas maneiras de encher um tanque parcial, e também existem alguns prós e contras. Para começar, você pode ter um orçamento de combustível e ter uma quantia em dinheiro reservada para suas despesas de viagem todos os meses ou todas as semanas.
Nesse caso, pode ser melhor para você e sua carteira acompanhar suas despesas solicitando quantidades específicas de combustível de cada vez. Também vale a pena saber até onde seu carro pode ir, dada a quantidade de combustível que você abasteceu, para que você saiba quanto combustível precisa para sua viagem específica.
O contra disso é que você terá que fazer mais viagens ao posto de gasolina. No entanto, não é ideal se você quiser economizar tempo, pois o abastecimento leva minutos preciosos de seus tempos de viagem ou de seu tempo em geral.
Abastecer até a metade ou parcialmente, no entanto, é um pouco mais ideal para a relação potência/peso do seu carro, e você verá uma ligeira melhoria na eficiência do combustível, pois não está transportando tanto peso quanto antes.
Numericamente falando, você pode ver um pequeno ganho percentual de cerca de um a dois por cento, mas realisticamente, não é muita diferença e você provavelmente pode gastar mais combustível para obter combustível.
Por que não ambos?
Então, com tudo isso dito, e colocando tudo em perspectiva, a melhor solução é adotar os dois tipos de estratégias. Em primeiro lugar, os preços dos combustíveis estão mudando o tempo todo.
Os observadores de preços tendem a ficar empolgados com cada reversão que enchem toda vez que há uma reversão de preço. Se houver um aumento de preço, no entanto, é melhor abastecer um dia antes dos novos preços se estabelecerem, e que melhor maneira de abastecer antes de um aumento de preço do que com um tanque cheio de gasolina? Se você pode obter seu tanque cheio de combustível mais barato, por que não?
No entanto, uma vez que os aumentos do preço do combustível atingem e você se encontra com um orçamento, seria mais aconselhável encher o tanque apenas o suficiente para não pagar demais por um tanque cheio de gasolina.
Para alguns carros, um tanque cheio pode durar até uma semana ou duas, dependendo de quanto você dirige seu carro. Lembre-se, se você encher com o tanque cheio um dia antes de uma reversão de preço, estará circulando com combustível mais caro do que poderia ter sido se você esperasse um dia.
Em resumo, é uma boa prática estar em guarda e escolher sua estratégia de acordo e ser um observador de preços de combustível com olhos de águia. Tanque cheio quando barato, parcial quando caro.