7 razões pelas quais dirigir com pneus gastos pode ser perigoso

pneu-careca2
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

7 razões pelas quais dirigir com pneus gastos pode ser perigoso

Todo mundo sabe que dirigir com pneus gastos pode ser perigoso. Mesmo em estradas secas e bem conservadas, é um acidente esperando para acontecer. Dirigir rápido ou em estradas molhadas e escorregadias só aumenta as chances de um acidente. Os perigos de dirigir com pneus gastos não são apenas folclore, é um fato comprovado.

Proteger você e seus entes queridos começa com a compreensão do papel que as marcas dos pneus desempenham em uma direção segura e quando é hora de trocar seus pneus.

O que as faixas de rodagem fazem?

pneu-careca

A banda de rodagem do pneu consiste em ranhuras ou canais cuidadosamente projetados na superfície do pneu. Elas fornecem a tração necessária para aderir à estrada em condições climáticas potencialmente perigosas, como chuva, neve, gelo ou lama.

Sem elas, os veículos seriam quase impossíveis de controlar em estradas molhadas, geladas ou escorregadias. Na verdade, dirigir com pneus carecas é ​​uma das situações mais perigosas para o motorista.

Graças à banda de rodagem do pneu, você pode dirigir em estradas escorregadias, forçando a água para longe do pneu. Isso permite que o pneu mantenha uma boa aderência à estrada, mesmo quando a chuva ou a neve estão caindo forte.

As bandas de rodagem também desempenham um papel importante em garantir que o carro viaje na direção que dirigimos. Os pneus gastos não conseguem forçar a passagem da água, dificultando o controle do carro e a direção correta.

Os pneus gastos são perigosos?

Os pneus carecas são uma das principais causas de acidentes, principalmente os que envolvem um único veículo. O que os torna tão perigosos? Aqui está um olhar mais atento.

1. Excesso de acúmulo de calor

Dirigir cria atrito entre os pneus e a superfície da estrada, e o atrito cria calor. Muito calor pode causar explosão, fazendo com que você perca o controle do carro, especialmente em altas velocidades. Os materiais dos pneus podem suportar níveis bastante elevados de calor.

Mas, uma vez que a temperatura da superfície atinge um certo limite, os pneus se tornam inseguros. As bandas de rodagem ajudam a resfriar o pneu, permitindo que o ar flua entre as ranhuras. Os pneus carecas não têm as ranhuras fornecidas pelas bandas de rodagem, então o calor pode facilmente atingir níveis inseguros.

2. Aumento do risco de hidroplanagem

A aquaplanagem ocorre quando uma camada de água fica entre o pneu e a superfície da estrada. Os padrões de piso dos pneus modernos contêm sulcos profundos que canalizam a água para longe do pneu, permitindo-lhe manter uma aderência firme na estrada em piso molhado.

À medida que a banda de rodagem se desgasta com o tempo, as ranhuras se tornam mais rasas, tornando-as menos eficazes no direcionamento da água para longe do pneu. Quanto mais rasos os sulcos, maior o risco de aquaplanagem.

3. Dificuldade em lidar com neve e gelo

A menos que você tenha bons pneus para neve, com ranhuras mais largas e profundas do que os pneus comuns, dirigir em uma estrada coberta de neve ou gelo pode ser arriscado.

Muitos pneus de inverno vêm com “lamelas”, pequenas ranhuras finas ou canais cortados nas bordas dos degraus. Isso ajuda a melhorar a tração, fornecendo mais área de superfície para aderência à estrada.

Se seus pneus de neve não têm lamelas, leve-os à sua loja de pneus para que eles possam adicionar bordas extras para você. Lembre-se de que, à medida que seu piso se desgasta, o mesmo ocorre com as lamelas.

Manter os dois em boas condições minimizará os perigos de derrapagem em estradas geladas. Pneus carecas na neve devem ser evitados a todo custo.

4. Perda de pressão do ar

Outro problema com pneus ruins é que eles perdem ar mais rápido do que pneus com boa profundidade de banda de rodagem. Mesmo que você verifique a pressão dos pneus regularmente, pneus com piso baixo e gastos podem perder ar mais cedo do que você pensa. Depois que os pneus gastos ficam com pressão insuficiente, eles são ainda mais perigosos de dirigir.

Eles não conseguem aderir à estrada adequadamente, mesmo em condições secas, o que pode dificultar sua direção. Eles podem fazer o carro derrapar durante paradas repentinas. Eles até prejudicaram sua conta bancária, reduzindo o consumo de combustível.

A pressão insuficiente também faz com que a banda de rodagem restante se desgaste mais rapidamente, o que requer a substituição dos pneus mais cedo do que o esperado.

5. Explosões repentinas

As bandas de rodagem ajudam a reduzir as chances de sofrer um estouro ao dirigir. Explosões são perigosas em qualquer velocidade; em altas velocidades, eles podem ser fatais.

As bandas de rodagem não podem evitar todos os furos, mas se você passar por cima de um prego ou outro objeto pontiagudo, terá mais chance de resistir a um estouro do que pneus estragados.

6. As distâncias de parada podem aumentar em estradas molhadas

Há uma correlação direta entre a banda de rodagem do pneu e a distância de parada quando você pressiona os freios. Isto é especialmente verdadeiro se as bandas dos pneus estiverem gastas e você estiver dirigindo em tempo chuvoso.

Você sempre deseja que seus pneus garantam que você possa parar o carro com rapidez e segurança ao pisar no pedal do freio. Se os pneus estiverem gastos, uma parada abrupta pode se transformar em um acidente.

7. Os custos de reparo e manutenção do carro podem aumentar

Quanto mais você esperar para substituir os pneus gastos , maior será a probabilidade de que contribuam para um acidente. Pode ser caro substituir os pneus, mas os custos aumentam ainda mais se você esperar muito tempo para fazê-lo.

Portanto, sendo pró-ativo em seus esforços para substituir os pneus defeituosos, você poderá evitar manutenção e reparos adicionais no veículo.

Como saber se seus pneus são carecas

pneu-careca3

Basta uma simples inspeção visual. Se os degraus sumiram e a superfície dos pneus é lisa, você tem pneus carecas. Se você se esquecer de olhar, seus pneus o deixarão saber, perdendo tração em estradas molhadas, derrapando quando você parar repentinamente ou se tornando mais difícil de dirigir em altas velocidades.

Seu passeio também será menos confortável, pois os pneus gastos não têm nada para amortecer o impacto de solavancos, buracos ou pequenos objetos na estrada.

POSTS RELACIONADOS

Cuidados Essenciais com o Sistema de Arrefecimento do Carro

Carros Usados vs. Carros Novos: Qual a Melhor Opção?

Como Escolher um Mecânico Confiável

Veja também últimos posts.