Dicas para profissionalizar sua oficina mecânica

oficina1
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Dicas para profissionalizar sua oficina mecânica

Para muitos mecânicos empregados, o desejo de fazer suas próprias coisas como meio de se tornar financeiramente independente é um poderoso motivador.

No entanto, fazer “suas próprias coisas” significa montar uma oficina por conta própria, e isso requer não apenas uma certa quantidade de conhecimento de negócios e força de caráter, mas também altos níveis de iniciativa, determinação, motivação e autoconfiança.

No entanto, configurar e administrar um negócio de reparo automotivo não é apenas executável, é também uma das experiências mais gratificantes que você já teve, apesar de ser uma das coisas mais difíceis que você já fez.

Neste artigo, forneceremos algumas dicas e conselhos práticos para você profissionalizar sua oficina mecânica que nasceu por necessidade.

Invista com exatidão

oficina2

O que você pode não saber é exatamente quanto de aluguel seu empregador paga por suas instalações; então, se você adicionar aluguel e outros custos indiretos fixos aos pagamentos do empréstimo, ele pode não ter tanto lucro assim. Na verdade, ele pode nem receber um salário ainda, ou se o fizer, pode ser menos do que deveria estar pagando a si mesmo.

Você provavelmente enfrentará muitos desses problemas, mas a única maneira de minimizar seu efeito no fluxo de caixa e na lucratividade é ter dinheiro suficiente disponível desde o primeiro dia. Manter um fluxo de caixa saudável é o aspecto mais importante do gerenciamento de qualquer negócio, e a maioria das empresas falha em poucos anos como resultado direto de problemas de fluxo de caixa.

Claro, é improvável que você tenha dinheiro inicial suficiente, então você teria que pedir emprestado, e é aí que as coisas começam a ficar realmente complicadas, porque a primeira coisa que qualquer instituição de crédito vai querer ver é um plano de negócios viável.

Elaborar planos de negócios é uma ciência exata e uma forma de arte, e é por isso que você não quer tentar isso sozinho. O que você precisa é de um contador com experiência comprovada em pequenas empresas em geral, e em empresas de reparação automotiva em particular, porque essas pessoas vão levar em conta todos os custos, bem como as ramificações de alguns custos, como juros sobre capital emprestado, depreciação de ativos, funcionamento de um veículo de oficina e encargos bancários.

Mais importante, porém, seu contador também calculará as projeções de fluxo de caixa ao longo do prazo do empréstimo, que é o aspecto mais importante de um plano de negócios que as instituições de crédito analisam.

Com base no tamanho do negócio que você imagina, seu contador combinará todo o plano de negócios com a quantidade de dinheiro que você precisa e também levará em consideração uma quantidade de capital de giro que cobrirá pelo menos três meses de despesas gerais e custos operacionais.

Mesmo com um plano de negócios elaborado profissionalmente, você pode descobrir que uma instituição lhe dirá que está sendo excessivamente otimista, enquanto, com base nos mesmos números e projeções, outra instituição poderá lhe dizer que você não poderia esperar ter sucesso no negócio. É aqui que a perseverança e a determinação desempenham um papel crítico, portanto, aplique a quantas instituições de crédito forem necessárias para obter o financiamento de que você precisa.

Contrate outros mecânicos

Independentemente do modelo de negócios escolhido, você deve entender que o fracasso ou o sucesso do seu negócio tem menos a ver com suas qualidades de liderança ou desejo de sucesso, do que com as qualidades, habilidades, atributos, caráter e atitude positiva de cada pessoa que você emprega.

Infelizmente, porém, há atualmente uma grave escassez de mecânicos altamente qualificados, o que pode tornar muito difícil para você empregar o tipo de mecânico que o diferenciará de seus concorrentes, dos quais existem muitos.

Além disso, a maioria dos melhores mecânicos e técnicos provavelmente estarão com seus empregadores atuais por muitos anos, o que torna ainda mais difícil atrair pessoal técnico talentoso e experiente, já que seus empregadores atuais provavelmente terão alguns problemas e despesas para manter seus funcionários.

Torne-se exemplo

oficina3

Você realmente gostaria de deixar seu atual emprego de longo prazo com um empregador atencioso para trabalhar em uma empresa iniciante com um futuro extremamente incerto? Não, você provavelmente não faria, e nem a maioria dos outros mecânicos qualificados.

Portanto, o que você faz, dado que agora você tem instalações e dinheiro suficiente, bem como todas as licenças, autorizações e certificados necessários, mas precisa obter lucro para fazer o primeiro pagamento do empréstimo, sem mencionar cumprir suas outras obrigações financeiras no prazo?

Seja qual for a sua decisão, você deve ter em mente que agora você tem duas preocupações principais, e negligenciar qualquer uma delas pode causar sua morte em pouco tempo. A primeira é a necessidade de atrair pessoal técnico com habilidades e competências acima da média, já que você não pode se dar ao luxo de treinar pessoas.

A segunda preocupação é a necessidade de fazer o que for preciso (dentro da razão e da lei) para manter seus serviços pelo maior tempo possível, já que a perda inesperada de um mecânico qualificado pode ter sérios efeitos indiretos no moral e na lucratividade da equipe.

Há várias coisas que você pode fazer para resolver esta última preocupação; uma é ter reuniões semanais de equipe onde problemas, questões e queixas são expostas e resolvidas, e outra é reconhecer e recompensar o bom trabalho e a lealdade.

Ambos contribuem muito para a retenção de pessoal, e a melhor parte dessas medidas é que não custam nada, ou muito pouco, para serem implementadas. Outra vantagem de uma baixa rotatividade de pessoal é que os clientes aprendem a confiar em você e em seus mecânicos muito rapidamente, o que se traduz em negócios repetidos de clientes que não sonhariam em levar seus veículos para qualquer oficina além da sua.

Contrate um especialista em marketing

É certo que a pessoa nesta imagem não parece um especialista em marketing, mas sua aparência desanimada e desanimada é muito provavelmente o resultado da exaustão e do estresse causados ​​pela falta de clientes pagantes.

A indústria de reparação de automóveis é brutalmente competitiva e, portanto, o marketing eficaz de um novo negócio de reparação de automóveis requer mais do que apenas distribuir panfletos. As estratégias modernas de marketing evoluíram para ataques complexos e altamente sofisticados à psique de grupos-alvo selecionados e envolvem mídia impressa, digital e social de maneiras que poucos mecânicos podem entender.

Embora muitos mecânicos e donos de oficinas sejam ativos em uma ou mais plataformas de mídia social, é raro encontrar um dono de oficina que entenda como as mídias sociais influenciam e afetam as decisões de compra das pessoas.

O comportamento moderno do consumidor e os hábitos de consumo podem ser comparados a um rio que flui; se você estiver fora do fluxo, todo o dinheiro passará despercebido, mas se uma estratégia de marketing eficaz o colocar no meio do fluxo, seu sucesso financeiro estará garantido. Assim, deixar de comercializar seu novo negócio de forma eficaz para economizar dinheiro é quase o mesmo que parar todos os seus relógios e relógios na tentativa de parar o próprio tempo.

No entanto, os especialistas em marketing são a moeda proverbial de uma dúzia e o velho ditado de que você recebe o que paga é tão verdadeiro para os profissionais de marketing incompetentes quanto para todo o resto. O que você precisa é de uma pessoa ou empresa com histórico comprovado de realização na indústria de reparação automotiva em geral e pequenas oficinas em particular. Apenas configurar um site e depender da propaganda boca a boca não é suficiente.

Conclusão

Do exposto, deve ser óbvio que, embora a profissionalização de uma oficina mecânica não seja rápida nem fácil, é, no entanto, a parte mais fácil se você estiver nele a longo prazo.

Os maiores e mais desgastantes desafios que você enfrentará envolvem manter seu novo negócio vivo e à tona, e uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é cuidar de si mesmo.

No começo, você pode pensar que pode fazer tudo, supervisionar a equipe, gerenciar finanças e atendimento ao cliente, administrar e fornecer partes entre atender o telefone e encontrar, às vezes, informações técnicas difíceis, mas essa maneira de administrar seus negócios será desgastante. Você se cansa mais cedo do que imagina, não importa o quão entusiasmado e motivado você seja.

Dito de forma simples, você não tem tempo para tudo e, uma vez que o estresse e a exaustão excessivos se instalem, você começará a cometer erros, começará a esquecer as coisas e começará a perder o interesse. Logo depois disso, você descobrirá que apenas sair da cama de manhã está se tornando cada vez mais um desafio.

A maneira mais fácil de evitar essa espiral descendente é delegar algumas de suas tarefas ou empregar funcionários administrativos para suportar parte da carga de seus ombros.

O ponto é que você precisa estabelecer sistemas e procedimentos que permitirão que sua equipe faça seu trabalho sem que eles tenham que se referir a você para a menor coisa. Isso fará várias coisas. Isso tornará sua equipe mais autossuficiente e criará tempo para você se concentrar nas coisas realmente importantes, como atrair e reter clientes.

Talvez mais importante, ter sistemas e procedimentos adequados permitirá que você faça pausas e férias sem ter que se preocupar com a implosão do seu negócio no momento em que você sair da porta, e confie em nós; você vai precisar de férias ocasionais.

POSTS RELACIONADOS

A Importância das Mulheres no Mundo Automotivo: Impulsionando a Diversidade e a Inovação

5 Estratégias para Reter Bons Funcionários na Sua Oficina

Administrando sua Automecânica: Saindo de Férias com Tranquilidade

Veja também últimos posts.