Na verdade, existem muitos fatores a serem considerados ao escolher a cor certa para o seu carro. Não deve envolver apenas o seu gosto pessoal, mas também a manutenção e outras especificidades que possam afetar a aparência do carro com o passar do tempo.
Dito isto, antes de tomar uma decisão final sobre a cor escolhida para o seu novo carro, você também pode consultar esses fatores primeiro para chegar à decisão certa.
Gosto pessoal
Sua cor de escolha deve definir sua personalidade. Se você quiser se destacar, provavelmente se inclinará para uma paleta marcante que pode incluir cores como vermelho, amarelo e quaisquer outros tons brilhantes ou fortes que irão atrair grande atenção da multidão.
Alguns, por outro lado, consideram o minimalismo a melhor prática estética. Cores como branco, prata, cinza e preto devem atrair aqueles que querem mantê-lo básico, mas elegante.
Então, novamente, esse deve ser o fator mais prioritário ao escolher uma cor para o seu carro, pois você deve prestar mais atenção aos seguintes aspectos abaixo.
Manutenção
Manter a cor do seu carro pode ser uma tarefa e tanto. Além dos tons de pérola, algumas cores, como preto e vermelho, exigem cuidados meticulosos, pois arranhões, sujeira e outras marcas irritantes são facilmente visíveis em qualquer cor.
É por isso que o polimento e outros cuidados essenciais com a pintura do carro devem ser aplicados com mais frequência para manter sua aparência deslumbrante.
Uma das cores mais fáceis de manter, por outro lado, são branco, cinza e prata. Ao contrário da maioria das cores escuras, esses tons mais claros dificilmente mostram poeira, a menos que seja chuva seca ou água da torneira.
Dito isto, se você estiver disposto a passar por um pouco de aborrecimento na manutenção da pintura do seu carro, estará qualificado para escolher esses tons mais escuros. Mas, se você preferir uma experiência menos estressante, os tons mais claros seriam a melhor escolha para você.
Uma explicação científica por trás do calor e das cores
Muitos estudos sugerem que as cores mais escuras absorvem mais calor do que as mais claras, e isso não se aplica apenas às roupas, mas também aos carros.
O metal serve como um excelente condutor de calor. Ter seu carro pintado com uma cor escura, especialmente em preto, aumentará as qualidades de absorção de calor do metal. Os tons mais escuros retêm o calor, tornando o carro mais quente ao toque, enquanto os tons mais claros refletem o calor.
Algumas cores têm um custo adicional
Localmente, as marcas de carros econômicos estão oferecendo algumas cores com um custo extra. Cada uma tem sua própria linha de cores especiais, tomando como exemplo a Toyota e a Honda com sua cor Branco Pérola que costuma custar um pouco mais caro que as outras cores padrão.
A Mazda, por outro lado, está vendendo seu carro-chefe Soul Red Crystal e a cor Machine Grey também estão sendo vendidas a um preço especial. Agora, se você realmente quer tanto essa cor e tem um orçamento extra para ir, então compre.
Valor de revenda da pintura do carro
Também é importante ter em mente que a cor escolhida tem impacto no valor de revenda do seu carro. Notavelmente, prata e branco são populares e contribuem para o alto valor de revenda mesmo após 4 a 5 anos. Ao optar por cores impopulares, como ouro ou marrom, pode diminuir drasticamente o valor de revenda do seu carro ao longo do tempo.
Depois de consultar as seguintes diretrizes acima, você poderá escolher a cor perfeita do carro na sua próxima compra.