Quando se trata de veículos automotivos, há muitas peças funcionais para pensar que transformam o todo em algo que você pode usar. Cada uma dessas partes é complexa à sua maneira, o que significa que podem funcionar, ou não, e afetar os veículos como um todo.
Com isso em mente, faz sentido que, se sua empresa trabalha com autopeças e gerenciamento de autopeças, você saiba como se manter organizado quando um cliente precisa de uma determinada peça para seu veículo em dificuldades. Com tantas peças para controlar no carro comum, caminhão ou outros automóveis, é imperativo que você tenha um sistema de gerenciamento de peças automotivas em funcionamento.
Isso garantirá que seus clientes sempre obtenham o que precisam quando visitarem sua loja, bem como que você forneça as peças certas de que um veículo precisa quando ele precisa delas. Ter um sistema de gestão de autopeças é só o começo: a organização das peças é o que fará com que toda a operação funcione de forma tranquila e eficiente para você e seus clientes.
As sete dicas a seguir ajudarão seu sistema de gerenciamento de autopeças a chegar a um local de organização ideal de peças:
1) Implemente um sistema de código de barras
Uma maneira de tornar o gerenciamento de estoque da sua autopeças mais fácil, simplificado e organizado é implementar um sistema de código de barras . O código de barras e a digitalização levam a organização e a precisão a um novo nível porque seu inventário é controlado digitalmente de várias maneiras. Os sistemas de código de barras de peças automotivas são sempre usados com software de gerenciamento de inventário, o que significa que todas as informações de inventário necessárias já existem na nuvem de fácil acesso.
Você pode acompanhar tudo sobre seu inventário, o que é extremamente útil quando você gerencia muitas peças de automóveis de uma só vez. Com sistema de código de barras junto com seu software de gestão, seu departamento de peças tem acesso a etiquetas com códigos de barras, números atribuídos, etiquetas impressas com nomes de peças e códigos de barras, localização e especificações da marca, pontos de reabastecimento, alertas de estoque baixo e relatórios de estoque definidos para o limite de tempo de sua escolha (semanal, mensal, anual etc.).
2) Utilize o Método de Análise ABC
Embora todas as peças de um carro sejam importantes, existem algumas peças que você absolutamente não pode ter fora de seus números de estoque. Em outras palavras, você precisa identificar e gerenciar seus ativos mais importantes. A melhor maneira de fazer isso é usando o método de análise ABC. Ele oferece uma maneira fácil e simplificada de saber quais peças devem estar disponíveis o tempo todo. Isso pode significar que certas peças automotivas são mais populares do que outras ou mais propensas a precisar ser substituídas ou reordenadas. Então, como funciona o método de análise ABC? Simples:
Peças A: representam 80% de todas as peças usadas, mas geralmente ocupam 20% ou menos do estoque de estoque.
Peças B Representam cerca de 25% de todas as peças usadas, mas ocupam 30% do estoque
Peças C: representam cerca de uma porcentagem de todas as peças usadas, mas ocupam 50% do estoque de estoque.
Quando você olha para o seu estoque dessa maneira, pode ver o que está sendo usado com frequência, mas o que representa uma parte menor do estoque geral (peças A). Com essas informações, você sabe o que precisa ser reordenado e reabastecido com mais frequência.
3) Rastreie os preços todos os dias
Para manter seu sistema de gestão organizado, você sempre precisa acompanhar a precificação. Isso garante que você nunca gaste demais em uma peça. Se o preço que você está vendo do seu fornecedor não corresponde ao preço médio da peça, você pode tirar dúvidas e fazer ajustes para que seu dinheiro seja sempre bem utilizado.
4) Trabalhe com fornecedores para fechar grandes negócios
Trabalhar com fornecedores geralmente ajuda a manter os custos baixos, portanto, você deve implementar essa prática desde o início. Ao verificar os preços todos os dias, como falamos acima, você pode medir os preços normais de suas peças com o que seu fornecedor está oferecendo. Dessa forma, você pode garantir que os preços das peças automotivas sejam consistentes para você e seus clientes.
Trabalhar com fornecedores também ajuda seu estoque e espaço de estoque porque eles podem entregar as peças de que você precisa enquanto armazena e estoca o estoque para mais tarde.
5) Limpeza e mais limpeza
Uma boa limpeza significa simplesmente que você está no topo de seu departamento o tempo todo, para que tudo seja tranquilo, eficiente e simplificado. Quando os negócios são administrados dessa maneira, tudo se move com mais facilidade para você e seus clientes. Uma boa limpeza, então, é apenas uma maneira consistente de verificar se tudo está funcionando bem.
A limpeza pode parecer manter seu depósito de estoque ou almoxarifado limpo, peças de automóveis devidamente organizadas, verificar semanalmente ou mensalmente quais peças precisam ser reabastecidas e manter seu depósito limpo e arrumado em geral para que tudo seja fácil de encontrar e acessar. A limpeza é sempre mais fácil quando você está usando um software de gerenciamento de inventário porque ajuda a acompanhar as coisas de maneira fácil de usar e entender.
6) Ao organizar as peças, faça-o estrategicamente
Existem muitas peças automotivas para acompanhar, portanto, parte de seu gerenciamento organizacional depende da organização de suas peças da maneira mais estratégica possível. Isso significa manter peças semelhantes juntas (como peças elétricas, peças de motor, peças internas, etc.). Você pode fazer isso criando listas e agrupando peças semelhantes em determinadas categorias para acompanhá-las melhor.
Isso também vale para onde essas peças são armazenadas: talvez todas as peças do motor estejam na parte de trás do depósito, enquanto todas as peças elétricas estão na frente. A ideia principal é que você não quer ter que procurar peças semelhantes por toda parte por causa de habilidades organizacionais deficientes.
7) Caixas para peças grandes, caixas para peças pequenas
Isso vai bem com a nossa sexta dica porque é tudo sobre organização estratégica da sua autopeças. Embora tenhamos falado principalmente sobre organizar estrategicamente as partes grandes, você também deseja fazer o mesmo com as partes menores. Com isso em mente, você pode dividir ainda mais a organização estratégica.
Peças maiores, como motores, peças elétricas e similares, podem ser armazenadas em caixas, enquanto peças menores, como parafusos, braçadeiras, porcas e parafusos, lâmpadas, fios e muito mais, são armazenadas em caixas plásticas onde podem ser vistas e identificadas facilmente. Resumindo, as peças grandes podem ir em caixas rotuladas enquanto as peças e materiais menores são armazenados com um pouco mais de detalhes.