Cinco dicas básicas para que sua oficina possa receber veículos elétricos ou híbridos

OFICINA-ELETRICA2
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Cinco dicas básicas para que sua oficina possa receber veículos elétricos ou híbridos

Quer dicas sobre o que precisa fazer para receber veículos elétricos ou híbridos? Veja a seguir algumas dicas que vão ajudá-lo

1 – Treinamento

O conhecimento é o fator mais importante para se sentir confortável com os veículos elétricos ou híbridos. Esse medo do desconhecido desaparece completamente quando as pessoas adquirem o treinamento adequado.

E o treinamento não é apenas para técnicos. Seguradoras que escrevem relatórios de danos também precisam conhecer as informações.

Que formação é necessária? Os mecânicos precisam de treinamento básico de segurança, precisam entender como funcionam os componentes de carros híbridos e elétricos e precisam de treinamento prático sobre como remover peças de alta tensão de um veículo.

Os mecânicos também precisam saber onde algumas coisas estão localizadas nos veículos. Alguns desses elementos incluem o inversor, a bateria de alta tensão, o sistema de desconexão de serviço, o sistema elétrico de ar condicionado e onde estão todos os fios.

Aqui estão alguns lugares para encontrar informações sobre novos veículos híbridos e elétricos:

  • Cursos, que também podem ser feito online
  • Fabricantes de veículos. Os sites delas também têm muitas informações relacionadas ao desencarceramento para socorristas de emergência. Muitas das informações sobre como desativar sistemas elétricos e onde os cabos elétricos estão localizados são aplicáveis ​​aos mecânicos de colisões.
  • Empresas de peças. Todas as grandes empresas que vendem peças automotivas oferecem aulas básicas de segurança.

2 – Precauções de segurança

Reparar veículos elétricos pode ser perigoso sem tomar precauções. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber e comprar para reparar carros elétricos com segurança:

  • Luvas de eletricista de alta tensão classe 0 classificadas para 1.000 volts. Essas luvas são necessárias para desativar a bateria e manusear peças de alta tensão para evitar eletrocussão.
  • Remoção de jóias, pois usá-las aumenta a possibilidade de ser eletrocutado.
  • Óculos. Medidores de volt-ohm defeituosos podem realmente explodir quando você está verificando a tensão em todo o veículo.
  • Traje de proteção. O eletrólito contido em algumas baterias de carros elétricos é tóxico. Você quer ter certeza de que está usando roupas de proteção se estiver perto de um veículo que foi tão severamente danificado que está vazando produtos químicos eletrolíticos.
  • Poste de fibra de vidro. Algumas lojas estão comprando postes de fibra de vidro que podem ser usados ​​para afastar os técnicos do veículo se forem eletrocutados. É um equipamento de emergência.
  • Ferramentas manuais isoladas. Se você acidentalmente deixar cair uma ferramenta isolada, ela não causará curto-circuito ou causará faíscas.

3 – Ferramentas e equipamentos

OFICINA-ELETRICA1

A boa notícia é que, atualmente, os veículos elétricos não são estruturalmente diferentes em relação a outros veículos de modelo tardio. Mas há algumas coisas que você precisa para lidar com os componentes elétricos:

  • Medidor de volt-ohm de categoria III classificado para 1.000 volts. Este medidor é necessário para verificar os níveis de tensão do veículo.
  • Equipamento de carregamento de baterias. As lojas definitivamente vão querer investir em uma estação de carregamento. A competitividade dessa indústria será forte, o que pode fazer com que o custo dos sistemas caia, então você pode querer esperar um pouco para adquiri-las.
  • Dolly de rodas. Os carrinhos para transportar rodas devem ser usados ​​nas rodas motrizes de todos os carros elétricos. Os veículos elétricos usam o arrasto nos freios para gerar eletricidade. Se você empurrar um veículo elétrico pela oficina, as rodas motrizes podem carregar os inversores do veículo, o que pode causar problemas se você tiver peças do sistema elétrico desconectadas.
  • Bancada não metálica. É perigoso colocar peças de alta tensão em qualquer coisa de metal Bancos de madeira funcionam, mas também podem se tornar condutores de eletricidade se o banco ficar oleoso.

Bancadas de trabalho cobertas de plástico são ideais. Se você não quiser comprar novas bancadas de trabalho, você pode cobrir seus bancos existentes com tapetes de borracha grossos.

4 – Processos a ter em conta

Certifique-se de obter as recomendações do fabricante do veículo e siga os procedimentos descritos no manual de serviço ao adquirir um desses veículos em sua oficina. Você deve conhecer os processos e métodos de reparo recomendados antes de começar a trabalhar no veículo.

Os fabricantes de automóveis delinearam alguns procedimentos básicos:

  • Desative o sistema elétrico. Isso deve ser feito para isolar a corrente da bateria de alta tensão.
  • Use o óleo adequado. Todos os veículos elétricos têm compressores de ar condicionado de alta tensão. Você precisa usar a substituição de óleo de fábrica ou um equivalente bom e conhecido para esses compressores. O tipo errado de óleo contaminará o sistema e fará com que ele desligue.

As lojas também podem ter que comprar um sistema diferente de carregamento e recuperação de refrigerante para o sistema de ar condicionado elétrico.

  • Não asse as baterias. As baterias em veículos elétricos nunca podem ser colocadas em temperaturas acima de 65 graus Celsius. Isso significa que eles não podem estar no veículo quando estiver assando para curar uma pintura.
  • Teste a tensão em todo o veículo antes de trabalhar nele. Espere de cinco a 10 minutos depois que o veículo for desligado antes de começar a trabalhar nele. Use seu medidor de volt-ohm para testar alguns dos componentes para garantir que o nível de tensão do veículo esteja em zero antes de começar a trabalhar. E antes de começar a testar, certifique-se de que seu medidor funciona testando uma fonte de 12 volts.
  • Aperte suas conexões. As conexões de alta tensão precisam ser apertadas exatamente com a especificação correta. Qualquer cabo solto de alta tensão pode criar um grande incêndio e o carro inteiro vai queimar.

Conheça seus cabos. Os cabos de alta tensão são laranja. Os cabos de cor azul representam uma quantidade intermediária de tensão, entre 36 e 42 volts. Lembre-se, os cabos laranja danificados sempre precisam ser substituídos por uma peça nova

5 – Sempre aprendendo

Reparar veículos elétricos não é nada que deva causar preocupação, desde que você saiba o que precisa saber. Mas a tecnologia em veículos elétricos pode mudar rapidamente, por isso é importante que os operadores das lojas se mantenham atualizados sobre as novas tecnologias.

Seria muito perigoso supor que, só porque você trabalhou em um tipo de veículo híbrido, você usará o mesmo procedimento para todos os tipos de veículos elétricos. Os veículos elétricos são muito diversos: há elétricos puros, elétricos de alcance estendido ou híbridos. Os procedimentos de reparo podem ser diferentes para todos eles.

Felizmente, não há muitos equipamentos grandes e caros que você precisa comprar. “O maior investimento que a indústria precisa fazer quando se trata de carros híbridos e elétricos é educação e informação”.

Essa é a única maneira de se sentir confortável de que está fazendo as coisas da maneira certa e de que está se protegendo adequadamente.

POSTS RELACIONADOS

A Importância das Mulheres no Mundo Automotivo: Impulsionando a Diversidade e a Inovação

5 Estratégias para Reter Bons Funcionários na Sua Oficina

Administrando sua Automecânica: Saindo de Férias com Tranquilidade

Veja também últimos posts.