A válvula termostática é essencial para o bom funcionamento dos carros a combustão. Este componente controla a temperatura do motor, promovendo também o pré-aquecimento quando está frio.
Hoje em dia, mesmo com todas as informações disponíveis na internet, ainda existem diversos mitos sobre a válvula termostática.
Isso porque alguns mecânicos informam que é uma peça que não tem real utilidade, que sua presença no carro pode até reduzir a vida útil do motor.
A válvula termostática tem a função de controlar a abertura e o fechamento do duto de água no motor, controlando assim o fluxo do refrigerante entre o radiador e o impulsor. O item abre gradualmente à medida que o líquido aquecido é resfriado.
Quando o motor está frio, principalmente os flex e movidos apenas a etanol, a válvula termostática impede que o fluxo de refrigerante no bloco e no cabeçote chegue às bobinas do radiador, mantendo a temperatura geral do motor, evitando até mesmo o consumo. em excesso de combustível.
Importância para o motor
Em suma, todos os motores de combustão necessitam de aquecer para funcionarem de forma otimizada, evitando consumos excessivos e emissões elevadas. Por isso, algumas montadoras, até hoje, não abrem mão do bloco de ferro fundido, principalmente nos motores a diesel, pois utiliza a energia térmica por muito mais tempo que o alumínio.
Para que o motor aqueça o mais rápido possível, é necessária uma mistura rica em combustível para que a produção de energia seja acentuada. Nesta fase, o consumo e emissão dos críticos.
Defeitos na válvula termostática
Se a válvula apresentar algum tipo de problema, seu funcionamento pode gerar o efeito contrário do que deveria: o superaquecimento do motor. Isso porque, como não haverá fluxo de água para o radiador e a temperatura atingirá um nível crítico, inúmeros problemas ocorrerão, chegando até mesmo a derreter o rotor.
Então é melhor remover a válvula termostática? Não!
Para evitar o superaquecimento devido à válvula termostática travada fechada, por exemplo, alguns “mecânicos” recomendam retirar o dispositivo para que haja um fluxo constante de água entre o motor e o radiador.
Teste a válvula termostática
Se você suspeita que a válvula termostática do seu carro está com problema e deseja evitar o superaquecimento do motor, é recomendável testá-la para ver se há algo de errado acontecendo.
Para o teste, retire a válvula do carro e coloque-a em uma tigela com água, levando ao fogo. Aqueça lentamente para ver o quanto está abrindo. Dependendo dessa diferença, você saberá se está funcionando corretamente ou não.