Desvalorização dos carros usados em 2023

Desvalorizacao-dos-carros-usados-em-2023
Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Desvalorização dos carros usados em 2023

Os carros usados, nos últimos três anos, ao contrário do que se espera, sofreram uma hipervalorização, com o mercado de usados estando bem quente. Quem queria comprar um carro se assustou, mas quem queria vender com certeza ficou bem animado.

Contudo, essa tendência de alta chegou ao fim, ou pelo menos se acalmou, pois o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerando a inflação oficial do país entre fevereiro de 2021 e fevereiro de 2022, o carro usado havia ficado, em média, 17% mais caro.

Entre janeiro de 2023 e janeiro de 2022, a inflação oficial sobre o usado foi bem menor, de apenas 1,07%.

A Tabela Fipe de carro usado não para de cair, logo, se você planeja vender um veículo neste ano, pode ter se decepcionado com a queda.

Os modelos de automóveis de quatro anos a dez anos de uso foram os mais desvalorizados.

Os seminovos também foram impactados. O valor mais baixo envolve também os carros com até quatro anos de uso. Nesse caso, a queda é de 0,89%.

Segundo o levantamento da OLX, durante o seguindo trimestre de 2022, os carros usados com preços entre R$ 10 mil e R$ 20 mil tiveram um aumento de 26% na procura. Portanto, é 1,5% maior comparado ao primeiro trimestre desse ano, quando a categoria tinha registrado participação de 24,5%.

A queda foi de 0,14% para os carros novos com ano ou modelo de 2022. A valorização de automóveis é um efeito da pandemia ainda, pois ela trouxe uma escassez dos componentes usados na produção dos automóveis.

Em vista disso, as montadoras precisam priorizar a produção de veículos específicos. Portanto, o tempo de espera de um carro novo cresceu, chegando a seis meses para certos modelos.

Uma dica para quem quer vender um veículo agora é sempre deixar a documentação em dia, evitar personalizações, mantendo o veículo mais próximo de como veio da fábrica e manter o estado de conservação em dia.

POSTS RELACIONADOS

Carros Elétricos vs. Carros a Combustão: Qual é o Futuro da Mobilidade?

Novas Leis de Emissões de Poluentes: O Que Mudou?

A Expansão das Estações de Carregamento para Carros Elétricos no Brasil

Veja também últimos posts.