Um negócio sempre gerar diversos custos operacionais, que, se não bem calculados, pode fazer com que você entre em dívidas sem nem perceber.
No caso de uma oficina mecânica, existem pontos bastante relevantes para se ressaltar sobre os cálculos que você deve fazer. Veja a seguir:
1 – Insumos de produção
O estoque é algo essencial para todo tipo de loja, pois ele garante a rapidez do negócio, ajudando você a não perder nenhuma venda.
Em uma oficina, os principais materiais que você provavelmente tem em estoque são pastilhas, discos de freio, correias dentadas, alternadores, amortecedores, baterias e pneus, além dos diversos tipos de filtros e aditivos.
Para isso, você deve estar atento as suas saídas, para calcular corretamente quais produtos você deve manter uma quantidade maior no estoque ou não.
Isso depende muito da região em que você atua também, pois nela pode existir o fator sazonalidade. Ou seja, em uma época as pessoas adquirem mais serviços do que outras.
Isso acontece muito em regiões rurais, pois as pessoas dependem da época de colheita para terem mais recursos financeiros.
2 – Contas de consumo
Contas energia elétrica, água, telefone, internet são indispensáveis para quase todo tipo de estabelecimento. E, caso você não tenha uma boa organização, essas contas podem ser uma dor de cabeça para você nos seus custos operacionais.
Deixar as contas atrasarem todo o mês é algo péssimo para os negócios, portanto, você deve manter sempre o seu fluxo de caixa perfeitamente atualizado, mantendo em mente que essas contas rotineiras devem ser pagam assim que possível.
Com cuidados tão simples quanto estes, você poderá equilibrar muito os gastos da sua empresa, e já terá uma boa visão do que você pode ou não fazer com ela
3 – Salários e encargos trabalhistas
Bons funcionários são essências para o desenvolvimento do seu negócio. Contudo, eles costumam ser raros, portanto, você deve valorizar muito os que você tem.
Para isso, pagar um salário justo, e na data certa, é algo essencial, para que seus funcionários mantenham a moral alta e possam dar o seu melhor durante o mês.
Não se pode esquecer também dos encargos trabalhistas, que, se não cumpridos, podem ser uma bela dor de cabeça para seus custos operacionais.
Para manter todos estes detalhes em ordem, é sempre bom contratar um contador eficiente e de confiança para que você sempre mantenha as coisas nos trilhos.
4 – Carga tributária
O Brasil, infelizmente, é um dos países que mais cobram impostos das empresas no mundo, o que é algo realmente triste, pois diversos empreendedores sofrem com essas demandas do governo.
E, caso você não fique em dia com esses impostos, você pode ficar em dívida com o Estado e acabar perdendo certidões que são importantes para o funcionamento da sua empresa.
Principalmente se você vier a precisar de algum empréstimo de um banco ou quiser participar de alguma licitação.
As suas certidões são as primeiras coisas que você irá precisar em casos assim. Mas há algo que devemos lembrar também.
O fato de que suas dívidas com o Estado nunca se apagam, e pior ainda, só vão se acumulando ao longo do tempo, se tornando uma grande bola de neve que, se algum dia você precisar resolver, terá se tornado um problema imenso.
Por isso, é sempre importante manter uma pessoa como um contador sempre atento aos impostos que você tem que pagar.